24/05/2014

Invadindo o espaço...



Geralmente na nossa pessoalidade (espaço íntimo) só nós permitimos a certas pessoas ultrapassarem, seria assim... Só que pra alguns nao há limites que sejam mantidos, e às vezes, alguém os invade terrivelmente. 

Infelizmente nem todos compreendem (tem bom senso) que estão invadindo física, emocional e Espiritualmente um espaço. Por isso, temos que estar sempre vigilantes em relação às atitudes que nos fazem pensar acerca disso, para não cometermos indiferença, e ingratidão. E por isso também, temos que ter cuidado com o que oferecemos, pensamos. Porque a mente está sempre criando situações. E quando somos invadidos nesses espaços, normalmente nos sentimos instigados a apresentar certos comportamentos evasivos ou defensivos que causam incômodo uns aos outros, por exemplo: o afastamento. 


Certamente cada pessoa age de uma determinada maneira em certa situação, podendo algumas vezes expressar os sentimentos e atitudes de forma pouco ou muito intensa e por meio de sinais bastante sutis, tipo: desvios de olhar, cruzar os braços, bater os dedos em algum lugar, olhar pra baixo, etc. O problema é que certos sinais dependendo do caso, podem comprometer sua pessoalidade, sua amizade, seu relacionamento, enfim. 


Para querer que não invadam o nosso espaço temos que saber como não invadir o dos outros... 

Estamos sempre invadindo, geralmente sem permissão a intimidade dos filhos, dos amigos, dos irmãos... e todos reagem de maneira atípica, ou seja, utilizam um comportamento não verbal que tem seus pros e contras, tais como: não olhar alguém nos olhos, o que pode significar decepção ou falta de respeito ou falar alto, um costume ruim,  que  sinaliza que você não tem certeza ou confiança no que esta falando, fazendo ou mostrando, e até mesmo um cumprimento (bom dia,,,) fraco ou a falta dele, o que  indica insegurança, falta de domínio, inconveniência, ou uma espontaneidade ( segurar o braço ou apertar forte a mão...) em excesso, o que  indica agressividade.

Compreender esse processo é muito importante porque nos permite detectá-lo em nós mesmos, mesmo quando for inconsciente, e também nos outros.


Assim como é invasão entrar na conversa de duas pessoas. Ou entrar no quarto de alguem quando a porta está fechada, sem  bater, no mundo espiritual também há invasões, onde muitas pessoas tentam controlar pelo medo alguém, com opressao e coaçao o que é egoísmo, insensíbiblidade. Pois o espaço espiritual é uma questão comportamental própria de Deus, onde Ele nos consente a fé (dom) para aprender, ensinar aos outros a respeitar o nosso espaço. Portanto o espiritual se pratica com a fé, reconhecendo os seus limites no respeito e consideração com os o proximo. 
Tudo isso encontramos exemplarmente no Evangelho e na prática dele. Portanto fique atento! Lembre-se que temos que proteger nosso espaço (físico, emocional, espiritual) das invasões dos outros e a controlar nossos pensamentos, palavras e atos, para que não sejamos o invasor do espaço dos outros em qualquer nível tambem.


Procuremos ter afirmação racional (conhecimento), mas praticando o espiritual (fé), senão quando a inimizade os anular ou não mais funcionar, não sobrará muita coisa além do caos e desrespeito aos nossos direitos fundamentais conquistados por meio de muita luta: o nosso espaço pessoal de escolher.

fotos

tom caet