25/05/2014

QUEM SE METE EM ATALHOS, SE METE EM TRABALHOS...


Muitos dizem que pra ter sucesso pessoal devemos planejar ao longo dos anos, mas quem nunca teve a necessidade de cortar caminho? 

Regularmente, temos pressa de chegar a algum lugar e isso faz com que optemos por cortar caminho, porém, cortar caminho é um sinal de desobediência e falta de paciência. Não podemos viver pensando deste modo. De nada adianta planejar se não percorrermos toda a trajetória! Podemos até sonhar, mas os planos pertencem a Deus.


Sofrer por frustração é tão incompreensível quanto tentar entender o plano de Deus, que nem sempre os revela a nós, e ainda nos pega de surpresa, portanto antes de subir no altar Dele, subamos num degrau de cada vez, para não tropeçarmos e cairmos e saiamos feridos gravemente na fé e se isso esta acontecendo neste momento com a gente, não conseguiremos nos alimentar dela, então teremos que resgata-la, o que não será tão fácil por causa do nosso orgulho...  Portanto, teremos que resgatar a nossa fé e o nosso “espirito” de sobrevivência para aguardar o tempo certo de agir e utilizar as armas do Evangelho para proteger a nossa consciência e atentar aos sinais que exprimem a nossa instabilidade emocional: raiva, decepção, injustiça, desafeto, entre outros. Através da dedicação ao Evangelho de Jesus podemos equilibrar e tornar a impaciência em tolerância, a indisciplina em obediência... 


A indisciplina tem nos desviado da liberdade de ser, decidir seguir e pensar. Ela nos faz ser escravo de nós mesmo, de nossos desejos, obviamente, os nossos deveres são inconstantes e inversos em relação aos propósitos de Deus para a nossa vida. 


Há uma extrema impaciência humana, o que apressa ao desespero e isso causa a perda de fé. Para atingir determinado objetivo na vida, alguns decidem tomar atalhos e deixam de fazer o que tem que ser feito, ou seja, confiar. E os que deixam de confiar passam a ansiar, e quem é ansioso adquire duvidas, e acaba frustrado, desistindo na primeira contrariedade da caminhada. Porque a vida nos ensina a seguir em frente, mas o mundo com todas suas artimanhas cheias de escolhas dentre elas, a vaidade da fama terrena que nos empurram para traz!  


Não se trata de escolher o caminho mais fácil ou difícil. A nossa história é feita de momentos, e cada momento dá trabalho, logo não teremos bons resultados se não fizermos valer o esforço de subir a escada da necessidade de degrau em degrau até chegar ao lugar determinado por Deus. Também de nada adiantará fazer algo que poderá prejudicar alguém adiante alegando que está fazendo em nome de Deus. Isso e Cortar caminho o que só prova uma falta de inteligência, isto é, queremos fazer tudo da maneira mais fácil, sem nenhum esforço por que  é Deus que está no comando. Sim é lógico que Ele tem controle de tudo Onipotentemente, mas nem tudo Ele controla, pois cabe a nós decidirmos qual caminho seguir e nesse caso falo de alcançar o entendimento de não pecar contra Ele ou fazer alguém pecar contra nós. Porque Deus  de modo nenhum nos induz ao erro, ao atalho, ao pecado.


Pense um pouco mais acerca da ideia de tentar amadurecer e criar novos hábitos: de pensamento, de ações inteligentes, enfim, de coisas que nos fazem ir até o fim, realizar nossos objetivos e fazer o que tem que ser feito acertadamente! 


Uma pessoa que quer acertar o alvo, deve reconhecer a sua fraqueza. Fazendo assim, descobrirá que no caminho que irá trilhar, precisará adquirir a paciência, tolerancia e a disciplina. São os humildes  que melhor aprendem os ensinos do Senhor.


Com o amor perfeito, na infinita misericórdia e na presença do Espirito Santo de Deus aprendemos a viver a vida um dia de cada vez, de uma forma simples e justa perante qualquer situação adversa, subindo degrau a degrau até alcançar o objetivo pretendido, seja na terra, seja no céu... Se a nossa vida não tiver uma direção, não chegaremos a lugar nenhum. 

A vida é feita de escolhas, e nessa escolha há prioridades. Quem tentar sem sabedoria divina, descobrir essas prioridades, não terão bons resultados e se for apressar em descobri-las e querer que as coisas ocorram de qualquer jeito, irão sofrer as consequências da inconsequência, ou seja, um resultado negativo, que nesse caso pode ser a perda da saúde mental como prescrito na biblia: Os sábios herdarão a honra e os loucos  tomarão sobre confusão. Provérbios 3 35.


Especificadamente não há uma necessidade de adiantar os primeiros passos, não há porque percorrermos toda a trajetória pra obter as coisas de Do Criador. Para ter O sucesso não podemos saltar de uma vez, a pressa é inimiga da perfeição e cada etapa aproveitada, utilizada evitará a todos, sofrer danos futuros na fé. 


Comparadamente, precisamos manter a FÉ VIVA como numa plantação de solidariedade. A fé chamada inteligente sabe que o Reino de Deus é semelhante ao homem que lança a semente a terra. Lançando sobre ela com coragem e competência, as sementes da prudência, e rega com palavras lúcidas. Palavras plantadas num terreno fértil incessantemente, para colher na hora certa e prepara-lo para uma renovação diária onde o amanhã ao chegar encontrará o solo pronto.

Mas prepare o solo, e selecione as sementes  cautelosamente e siga as regras básicas para obter bons frutos, senão de nada valera o esforço e haverá desperdício de energia, de disciplina, de perseverança, de equilíbrio, de sabedoria, de paciência e sem isso seremos  impedidos de caminhar retamente e fatalmente seremos levados a seguir por solo  fértil, mas de mentira, de sofrimentos ,de frustração, de engano, de idolatria, enfim, de atalhos ou labirintos sem saída  sem importância para o cultivo, semeadura, cuidado da semente da compaixão de Deus que nos ensina a  esperar até dar fruto certo (fertilização) e colher na hora certa (usufruir) a salvação em Cristo Jesus.


Infelizmente ainda há quem procura o Salvador na plantação errada (cruz) e plantando a fé no terreno errado (sepulcro), pois ignorar tudo que a bíblia alerta, é negligenciar a ordem de vá por todo mundo...!  O que não podemos fazer é exatamente sobrecarregar prejudicar, limitar, sufocar, desprezar o sentimento afetuoso de conduta missionaria de quem quer ir além da cruz, falamos aqui de pessoas que oram e que afirmam crer Nele. 


“Estarei convosco todos os dias”, a beleza dessa promessa simboliza para o coração desejoso a certeza dos  sinais que seguirão os que crerem”, portanto o que nos motiva a prosseguir  é  acreditar que nada  invalida o que Jesus fez antes, durante e depois da cruz.

A bíblia não nos apresenta um Deus exclusivista. Pelo contrário, apresenta um Deus que nos ama alegremente, onde me incluo. A nossa humanidade esta cheia de razão e teorias, e teologias, mas continuamos cheios de pecados e é por isso que pranteamos pelo Seu perdão.  Embora  possamos com a nossa intelectualidade falar e entender demais acerca de tudo, ainda temos muito que aprender dEle, e por isso somos indesculpáveis, apesar de saber, estudar , ainda não o tememos. Nesse caso devemos, pois temer o Senhor que é o princípio da Sabedoria. 


Temer e não ficar indagando sobre a fé dos outros, ou questionar o seu sofrimento na vida; se alguém tem  sofrimento é porque foi escolhido a vir a terra, uma dadiva divina que completa a obra do universo,  o sobrenatural; o milagres… É compreensível que haja alguém que se mantem sob a ótica da confusão mental tipo: esquizofrenia, bipolaridade ou apenas uma cara de pau…! Por outro lado, é inadmissível que estejamos despreparados para Sua volta, orando com interesse pessoal somente, e pregando a Palavra sem dar bom testemunho. Não o condenaremos por nada desse mundo. 


Certamente e sem justificar erros, acrescento que os stress da vida às vezes veem acompanhados de pensamentos que trazem certas incertezas, mas não esqueçamos que isso é humano. Se pudermos manter a tranquilidade, logo voltaremos à realidade e enxergaremos a saída no Evangelho. Pedindo orientações de como agir, pensar, falar, etc. Todos nós somos Dele, alguns de nós vamos até Ele e poucos de nós O temos. 


Não O temos porque muitos de nós estagnamos nas pequenas coisas, sem aplicação no coração, essa pequena morada explorada pelos sentimentos da carne. A morte começa no apego material. Quando ignoramos as bênçãos de Deus, deixamos de reconstruir o próprio caminho. Se for possível reconstrua o caminho a cada ano, cada mês, cada dia, cada hora... Faça imediatamente contra o remorso de amanhã. Conserve as lágrimas. O excesso dela desperta a necessidade de guarda-la num reservatório - curiosidade do semelhante. Nesse caso, não alimente a fome alheia. 


Quando buscamos a intimidade do Senhor, os nossos valores afloram em exaltação de Amor e altruísmo para com toda a criatura de Deus. Em várias passagens da Palavra de Deus observamos o Seu amor, a ternura, e muitas outras que levam a conclusão  que apesar da nossa grande ganância, ainda há em nós a ignorância que possibilita a oportunidade de chegarmos a Jesus. Pode não parecer tão simples para os analistas da fé alheia. Esses que vivem as portas do nosso entendimento param nos conduzir ao ostracismo, aos atalhos. 


Felizmente, o que a bíblia ensina tem todo sentido: sempre haverá tempo de acordar, clamar e pedir que Ele nos reconduza no caminho certo. Sem precisar tomar atalhos. 


Sempre fracassamos quando tentamos seguir Jesus nos seus passos.  Copiar Seus passos no início até é possível, mas a sua perseverança, não! Então devemos continuar, tentando, e tentando, tentando... Até que o Senhor nos dê serenidade para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para modificar as coisas que podemos e sabedoria para distingui-las!

Deus o abençoe.


fotos

tom caet