21/06/2014

Persistente ou teimoso?


A bíblia diz que ser cristão é ser a luz e o sal do mundo, e ainda acrescenta: “Que resplandeça a vossa luz diante dos Homens para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a Deus que está nos céus.” (Mt 5:16). No entanto, eu pergunto: o quanto você persistiu, buscou, mas agora está aí, entregue às dificuldades, ignorando o máximo que deu de si mesmo? 

Cadê aquela subida de monte, jejum, poder, teologia e blá, bla, bla... Consegue reconhecer que foi teimoso e não um humilde persistente?

Há quem se defenda dizendo que o cair é do homem... Quem é você pra julgar alguém... Não sou perfeito e por aí vai... 

Lamentavelmente ainda há quem equivocadamente confunda persistência com teimosia. Teimosia é bater na mesma tecla, é arrogância, é manter-se no caminho a qualquer custo. Nesse caso, é melhor estar com quem quer se firmar ou estar com quem acha que está firme?

Erramos quando resolvemos buscar benefícios  persistentemente na vida cristã  apenas para o próprio ego. Ao fazer isso, deixamos de impactar também as pessoas que nos cercam. 
Temos tripla responsabilidade na obra de Deus: persistir na busca da salvação, persistir como exemplo de caráter, e persistir em levar os outros a desejarem conhecer e glorificar O Criador. 
Que elas passem a entender que se conseguimos, elas também conseguem e daí, a nossa atitude será uma referência que poderá facilitar os processos de atuação em qualquer área como: emocional, religiosa, profissional. 

Que fique bem claro: sempre é bem visto quem persiste eticamente e não com fanatismo ideológico. E não esqueçamos que tem gente vendo quando não demonstramos ou teorizamos a nossa fé. E elas veem quem está firme no caminho do Senhor e sabe também quem está sendo fiel aos princípios Dele, principalmente no uso da Sua Palavra com honestidade...

Devemos demonstrar que a certeza do que cremos em relação à fé, a religião, a profissão está na persistência da oração, sendo essa uma excelente característica pra quem quer crescer. No entanto todos terão que descobrir por si mesmo se sairá ou não do olhar crítico dos outros, dos proprios problemas,  persistindo ou desistindo desse compromisso, donde quer chegar ou continuar  fazendo do seu próprio jeito...  tem liberdade pra isso...

Só que de modo imediatista, a maioria de nós quer algo hoje; amanhã queremos outro e depois da conquista, desejamos outra coisa diferente e assim, infelizmente vivemos nesta inquietude...

Como humanos até podemos tentar um objetivo planejado, contanto que antes olhemos a realidade e vejamos se os nossos objetivos não estão sendo reformulados frequentemente em vão. E é fundamental que se considere que, se caso o caminho a ser seguido não funcione, sempre haverá outros; o importante é não desistir de buscar saídas e estar pronto para mudar de atitude.

Nesse caso, temos o caminho de Deus cujo mérito é nos levar a atingir os objetivos Dele; é manter-nos no protegidos,  independentemente das dificuldades, sustentando-nos sempre no foco... Ainda que com Ele certas dificuldades venham existir, enfim. 
Mas é com Ele que sempre enfrentaremos os obstáculos seguramente... Portanto, devemos não desistir, manter-se ético em todo caminho de Deus, afinal, persistir é uma questão de atitude, de tomar uma decisão de ser ou não ser filho  Dele. Então devemos persistentemente ser, não para vencer, não para mudar a vontade Dele, mas, para vê-la acontecer... 

Se Deus determinou que a persistência fosse Seu método lúdico de nos prover soluçao e agir por nós, obviamente quando insistimos e deixamos de fazer a vontade Dele, muitas das prometidas bênçãos serão retidas, pois não estaremos prontos pra elas. 
Entao reconheça, enxergue, mude,  persista entre outras  formas na oração  para poder chegar aonde se quer, mas com obediência e paciência.

Foi Cristo que ensinou em Lucas 18 (leia) numa parábola o princípio da persistência na oração, para mostrar-nos que devemos orar sempre e nunca desanimar. Só que precisamos aprender a evitar o desânimo.   Primeiramente, reconhecendo a nossa natureza humana, cuja experiência tem nos tornado incapazes, inseguros, desatentos para resolver certos problemas. 

Em segundo lugar, logicamente, persistir, pois ao vencer um obstáculo, sempre surgirá outro. E esta consciência nos fará ver a ajuda de Deus, absorver Seu amor incondicional e desinteressado, e aceitar como Ele quer dar a bençao... E não como eu quero receber.
 
Devemos estar atentos quando sem perceber  mostramos exemplos na qual não seguimos ou mantemos. Em Tiago 1: 2-25 lemos que em relação a manter a palavra do Senhor, não contentemos em apenas ouvir a Palavra, e enganar a si mesmo, ou levá-la para a prática de ouvir a palavra, mas não pratica-lo, é como alguém que olha o seu rosto no espelho, e seguida se esquece rapidamente. Mas quem observa atentamente a lei perfeita que dá liberdade, e persiste, não esquecendo, será bem-aventurado no que faz.

Em resumo, perseverar é: permanecer, continuar, realizar o que foi iniciado. Significa que viveremos constantemente aprendendo (grifo meu). Esta é uma qualidade que devemos ter em nossas vidas, uma atribuição de Deus para sermos coerente, isto é, perseverar e lembrar que tudo aquilo que aprendemos precisa de cuidados e atenção. Como Paulo (um exemplo) fez Timóteo se lembrar do modo de vida dele, do seu sentimento, do que sofreu e do seu caminho, das idas e vindas, da sua fé, a sua paciência, do seu amor, da perseverança, e que deve continuar no que aprendeu: Que desde sua infância, sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.
Desejo encoraja-lo também, não como um terapeuta, mas como filho de Deus, comprometido com o trabalho e, o exercício da fé, que precisa também ter essa qualidade. Encorajá-lo  a manter a palavra do Senhor, não apenas ouvindo, mas  praticando. 

Deus sabe o que cada um de nós está passando. Ele sabe qual é a nossa fraqueza. Se amanhã vamos cair não sabemos, mas Ele também quer que continuemos a perseverar Nele. Se você e eu chegamos até aqui, então nem tudo esta perdido para gente. Provavelmente o seu o coração está ferido, mas se ainda vivo pode mudar a sua história. Basta persistir sem se importar com sua fraqueza, ou pouca fé, ore e leia a bíblia, pois através disso você poderá compreender que a essência vitoriosa do amor e do perdão se encontra em Deus e no Seu filho Jesus Cristo. Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé 1 João 5:4.

fotos

tom caet