03/06/2014

Só dá valor quando perde.


Sentir saudade é aceitável, lamentar também, e a cada pessoa que vai embora quer gostemos dela ou não, cria uma abertura que só quem pode preencher é o tempo. Poucas pessoas entendem e outras ainda não perceberam o real valor que esse buraco tem. 

Existe uma poesia de Olavo Bilac que começa assim: “Sou o tempo que passa que passa Sem princípio, sem fim, sem medida... Vou levando a ventura e a desgraça... Vou levando as vaidades da vida." E termina assim: "Trabalhai porque a vida é pequena E não há para o tempo demora. Não gasteis os minutos sem pena! Não façais pouco caso das horas...”. 


Há um momento da vida em que todos sem exceção questionará algo diante de Deus. Uma pessoa iludida, por exemplo, no seu próprio entendimento fica cega e desviada do caminho certo, ficando vulnerável  a confusão mental e a exposição dos seus defeitos. 


Infelizmente sempre nos depararemos com várias desilusões e com algumas incertezas,  situações que demonstrarão o quanto somos incapazes, imperfeitos, e muitas vezes determinados a tirar conclusões erradas, absurdas e irrelevantes das coisas de Deus e de alguém. Julgando, condenando, desprezando com atitudes decorrentes do falso conhecimento ou do egoísmo da nossa saudade, da dor de culpa ou apenas por não ter dito obrigado “pessoa”, ou até mesmo ter demonstrado respeito de alguma maneira a ela. 


Sejamos francos: quem nunca abandonou alguém que pensou diferente ou deixou de lado um objetivo coletivo por causa do desanimo, descaso ou ofensa pessoal?


Interessante como nos acostumamos a ignorar o momento bom com alguém e após perdê-la, sentimos a falta do tempo perdido... Algo que não vale mais a pena, pois o tempo perdido não pode ser recuperado! 


Há quem não se importa com nada, com o que vive, viveu ou viverá. Há quem não se importa com o que fala e não faz ou se será visto pelo proximo, e receber gratidão nas suas boas intenções.
 Vemos lamentavelmente que o mais importante hoje em dia pra alguns, é viver para si mesmo, e sejam quais forem às ocasiões, conflitos, devem se manter firmes aos sentimentos, ideais e apegos que consideram certos, doa a quem doer.


Infelizmente os mesmos por costume, querem poder, dinheiro, fama, mas estão sempre doentes, desempregados ou sozinhos, precisando de uma palavra de conforto. É bom lembrar que ninguém estará livre da prestação de contas de seus atos. 

Se hoje a ingratidão e o orgulho estão em nossa vida é hora de refletir sobre o que temos plantado, já que a colheita é incerta. E mesmo que exista quem concorde, mais cala ou arruma sempre alguma desculpa esfarrapada diante de DEUS, do que age, ou seja, como se Deus não soubesse quem é quem na terra...   
Mas digo que há um momento em que é chegada a hora de seguir novos rumos, enfrentar novos ventos, e contemplar um amanhã diferente. Nesse caso, que tal quebrar vínculos com o fanatismo, idolatria, ecumenismo ideológico que defende o erro dos que despedaçam nossos sentimentos, fé com hipocrisia e falsidade?


Pense bem! Diante dessa gravidade espiritual e da situação atual dos pregadores, reflitamos na nossa parcela de culpa por permitir que tais estranhos  cheguem até nós em nome de Deus para impor medo a nossa fé, vida, sentimentos. Com estratégias que denominam a nossa convivência: sou isso, sou aquilo, voce pode , nao pode... Também está faltando um “cassetete” (aplicar a lei humana) para embusteiro safado. Lógico que lei não é pra condenar e sim para nos proteger do erro, ou não? Enfim!


Na realidade precisamos de fé genuína, de objetivos que nos empurre a ir mais além, e mesmo que não entendamos ainda, possamos ter coragem para idealizar nossas ambições e firmar nosso caráter e atitude em Deus. Pois foi o filho Dele quem deixou a Sua glória para vir nos libertar do pecado e nos salvar.  Temos que demosntrar gratidao...


O Seu Evangelho não é uma mensagem religiosa, mercado financeiro ou escola de filosofia, muito menos ensina a construção de uma igreja perfeita.... Os falsos mestres usam versículos isolados para introduzir suas próprias ideias e justiça para intimidar os seus seguidores. 
A Palavra de Deus é um livro espiritual e não se estuda como os livros humanos cientificamente. Se lê discernindo, ou seja, racional e espiritualmente  com a alma e com fé.
  
Por outro lado, se todo o nosso esforço de entender também for religioso, fazemos o papel de um ignorante fariseu. E se nossa dependência estiver na mão de uma determinada denominação, então seremos ignorantes e não resolveremos NADA, não serviremos para nada!  (ênfases minhas) Pois a ignorância mata, tira a liberdade, destrói, limita o poder do verdadeiro evangelho e, o pior de tudo, escraviza a Lei e alimenta um sistema falível, obviamente, anula a graça de Cristo na vida de um convertido. Portanto, para evitar confusão com os semideuses e com outras doutrinadores fanaticos de origem duvidosa, creia e confesse Jesus como salvador somente  atuando no serviço de Deus com justiça e tolerância. Suportando a dor e a humilhação, numa saudável insatisfação contra a mediocridade e o comodismo de certos cristãos. Busque o céu!
E “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado [1]; mas uma coisa “faço” [2], e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam [3], e avançando [4] para as que estão diante de mim [5], Prossigo para o alvo [6], pelo prêmio [7] da soberana vocação [8] de Deus em Cristo Jesus [9]. Filipenses 3.13 e 14. Então vamos à luta, conquistar nossos ideais juntos? 


Já que a estrada termina onde nossos olhos não podem alcançar, “faça conforme as tuas forças“, e isso significa que Deus não exige de você nada além daquilo que você seja capaz. Portanto, seja livre para decidir, mas, isso não quer dizer que Ele fica satisfeito quando você fica acomodado e atrapalhando quem quer prosseguir... 

Não perca o Alvo de vista, não se meta na vida dos outros, 3 Honroso é para o homem desviar-se de questões, mas todo tolo é intrometido. Provérbios 20:3. Lembre-se: você não é Deus ainda que faça a vontade Dele! É o Senhor Jesus que nos salva!

fotos

tom caet