02/07/2014

Oprimido gospel



Estamos neste mundo vivendo cheios de expectativas e dificilmente conseguiremos corresponder a algumas delas, porém comoventemente tentamos. Comovente porque temos na maioria das vezes recebida em troca: a frustração. Algo que tem feito alguns se sentirem como coitadinho...  Sempre pondo expectativa na fé de alguém. 
 
Que perdoem esse meu desvio emocional, talvez cultural...  Mas aos nobres cristãos “autossuficientes”, digo que vocês deveriam sustentar suas expectativas em alguma coisa boa...   De tal modo que as suas expectativas na vida se baseie na vontade do Senhor, e não na própria.   Infelizmente, há muitas declarações de desprezo dos que não são reconhecidos por não terem recomendação para a obra ou por não terem certo “canudo” espiritual por aí. 

Por acaso, como acontece com alguns de nós, precisamos entregar cartas de recomendação para vocês ou pedi-las a vocês? Vocês mesmos são a nossa carta, escrita no nosso coração para ser conhecida e lida por todos. Sim, é claro que você é uma carta escrita pelo próprio Cristo e entregue por nós. Ela não foi escrita com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo. “Em corações humanos.” (II Coríntios 3: 1 a 3). Portanto temos que nos bastar sempre e quando esperamos algo de alguém. E isso vale para todos nós. 

Sei que Jesus disse que não devemos temer demônios seja de qual casta for, ou homens, e sim temer Aquele que pode tirar nossa alma e lançar no inferno, portanto, servimos a um Deus santo que é infinitamente amoroso, que perdoa todas as nossas transgressões, mas que zela por sua palavra: "Não vos enganeis, de Deus não se zomba, pois tudo o que o homem semear, isto também ceifará".  (Gálatas 6:7). Não podemos ser testemunhas duvidosas que se escondem atrás da Bíblia! Que se escondem para justificar ou proteger quem dá maus exemplos. A Palavra nunca incentiva ao pecado, pelo contrário mostra os nossos erros, para que evitemos cometê-los.

Devemos aprender a dar um basta nas expectativas mentirosas de certos lideres, nas opiniões hipócritas de certos teólogos, na falsidade e sarcasmo de quem só promete e não cumpre o ide de Deus não se importando com os meios... Dar um basta nas pessoas que você esperou...  E espera... E nada acontece. Que nos decepciona e nos faz perceber que as coisas não eram pra acontecer - era pra acontecer, nós é que não estávamos prontos - Fique sabendo que excesso de expectativa é o caminho mais curto para a frustração. 

Portanto, não tema a doutrina do pastor oprimido. Nem do medo da pobreza e da dor que ele impõe. “Não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma; tema antes Aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma quanto o corpo” (Mateus 10:28). 

Temer a Deus e amá-lo, de forma que sejamos capazes de ser visto por todos sem nada ter, dever, esconder ou se envergonhar. Como pastor e precursor, Jesus tem a habilidade única, ouvir, de entender as nossas circunstâncias. Foi para isso que Ele padeceu, ou seja, deixou-nos  exemplos para que o sigamos; o qual não cometeu pecado, nem na sua boca  se achou engano. 1 Pedro 2, 21-22.  Em Filipenses 2 está escrito que humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a  morte. O que significa isso? 

Isso  significava que como Ele não devemos permitir enganadores, e proteger os erros; não ceder a ira ou manter o desânimo ou perder a paciência. Que devemos suportar a tentação para possivelmente sermos felizes; abençoar os que nos aborrecem, e amar o próximo, não circunstancialmente. Lembrando que Jesus não pede a Deus que nos tire do mundo, que nos livre dos nossos sentidos da instigação e do mundo. Ele só pede a Deus que nos livre do mal.

Se começarmos  a seguir os passos de Jesus agora, saberemos que temos um mediador entre Deus e nós homens (1. Tim. 2, 5). E qualquer que nele deposita a expectativa, purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. (1 João 3, 2-3). Pergunte a si mesmo neste momento se é realmente um cristão segundo a Bíblia?  Se não é um idolatra gospel, se sua fé só agrada a um público especifico ou se anda pregando doutrina herética?  

Também não esqueça que se fazendo de “anjo de luz”, Satanás, o Diabo, vem desencaminhado muitas pessoas para seguir os seus ensinos. (2 Coríntios 11:14). Se formos Cristãos de verdade, e a bíblia for o prumo na nossa vida, seremos melhores sempre e então reconheceremos nossos limites rapidamente.  A verdadeira  vida cristã está na expectativa em seguir fielmente a Jesus, o único que tem a habilidade de entender as nossas circunstâncias. O único que quer nos conquistar através do seu evangelho para libertar e não oprimir!

fotos

tom caet