30/08/2014

Sábio, tolo ou malvado?





  1. O Crente Sábio
Quase sempre somos pegos questionando tudo e nos metendo onde não devemos, ou discutindo toda e qualquer questão a todo tempo. Queremos contestar, meter o bedelho, relembrar coisas passadas, corrigir, fofocar... Somos atrevidos, insolentes, críticos, negativos, grosseiros e rudes. Gerando desentendimentos e brigas assim, somos tolos e merecemos ser repreendidos severamente. Nesse caso, Identificar os nossos erros, nos fará ser uma pessoa mais equilibrada, consciente nos atos, juízo e com certeza mais temente a Deus.  Certamente isso tornará nossos dias melhores e eficazes, tornando nossa missão possível e realizável. 

“Mais fundo entra a repreensão no prudente (sábio) do que cem açoites no insensato” Provérbios 17:10.

Convivemos com muitos crentes há anos e estamos sempre conversando sobre as mesmas coisas do reino, mas quase nada produzimos pra ele. E não importa o tempo que tenhamos de conversão pra ver que poucos vêm conseguindo identificar o sábio, o tolo e o malvado dentro de si.  

que quase sempre somos pegos em discussões desnecessárias, como você reagiria se alguém o repreendesse nesse momento e dissesse o que você precisaria ouvir de forma justa?  

Sabemos que para uma pessoa sábia não existe a posição de “sabe tudo”, e notadamente ela está sempre aberta para aprender mais... Também sabemos que os sábios são confiáveis, bons conselheiros, de boa amizade e influencia os outros, mas poucos têm buscado ter ou ser um amigo sábio. Devido a sua atenção ajuizada, prudente - sabe ouvir e a repreensão não fica triste, pelo contrário, ele tira proveito... Repreende o sábio e ele te amará. Provérbios 9: 8 - como mais uma instrução de vida. “Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio ainda.” Provérbios 9:9. 

Quem for sábio como está na Bíblia certamente ficará feliz e se sentirá uma pessoa melhor, pois ser uma pessoa sábia é ser uma pessoa cheia de qualidades. E quem busca estar na companhia de um sábio, fala menos e escuta mais. “O sábio é cauteloso e desvia-se do mal...” Provérbios 14:16.

E você se acha sábio ou insensato? Quem são suas amizades? O que anda falando por aí?

Diz a bíblia em Provérbios 18:6 diz que os lábios do insensato entram na contenda, e por açoites brada a sua boca. E  “quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau” Provérbios 13:20 – 

Paulo ordenou os santos a sempre falarem com graça (Cl 4:6; Ef 4:29). Se for necessária alguma correção afiada ou debate, deve ser feita com moderação. Uma grande discussão e debates não são corretos (ITm 5:3-5; Tt 3:9). Os santos não se envolvem em estendidas trocas tempestuosas de qualquer natureza! 

Uma resposta branda afasta a ira e acaba a briga (Pv 15:1). Homens sábios conhecem este tipo de discrição, mas os tolos nunca a aprendem, ou aprendem? 

  1. O Crente Tolo
“Não fales aos ouvidos do insensato (tolo), porque desprezará a sabedoria das tuas palavras.” Provérbios 23:9. Tolo- você conhece alguém assim?

Tolo é alguém que se acha sábio, mas quando repreendido procura uma desculpa pra fugir suas responsabilidades.  Está sempre pondo a culpa em alguém. e ultimamente identificar e corrigir ele são uma das formas mais sábia de se viver a vida cristã. Porque ao contrário do sábio, o tolo não gosta de ser repreendido com a verdade e fica triste com isso e até deixa sua amizade, revelando sua insensatez.
Enquanto não reconhecer que é tolo, não há esperança para ele. Eis a razão de: “Ao insensato (tolo) responde segundo a sua estultícia (tolice), para que não seja ele sábio.” Provérbios 26:5. Por isso trate o tolo como tolo e uma vez corrigido, não gaste mais palavras com ele (Pv 26:4-5). Deixe que eles cavem os seus próprios buracos (Mt 7:6; 15:12-14).

Com certeza o tolo é uma pessoa orgulhosa e prepotente e ser amigo dele é perder tempo e quem anda com tolo...

A bíblia diz que não devemos tentar fazer de um tolo, um sábio: “Ao insensato não convém à palavra excelente.” Provérbios 17:7. Também pede pra que Nunca discuta com ele“Quando um homem inteligente discute com um tolo, este somente ri, fala mal e causa confusão.” Provérbios 29:9. “O que repreende o escarnecedor (tolo) traz afronta sobre si. Não repreendas o escarnecedor (tolo), para que não te não aborreça.” Provérbios 9:7 e 8. 2.

Quando identificar o tolo evite perder tempo com conselhos, ensinos e instrução, já que ele nunca está aberto a aprender por se achar autossuficiente, fuja dele, pois “quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau” Provérbios 13:20.

  1. O Crente Malvado
O crente Malvado deve ser evitado e denunciado. Quando repreendido é identificado pela a sua aparente cara de raiva.. São possessivos, dominadores, grosseiros e ciumentos. Geralmente se doam por interesse. Devido a surpreendente inteligência para o mal que carregam. “Filho, se homens perversos quiserem tentar você, não deixe... filho, não ande com gente dessa laia. Fique longe deles.” Provérbios 1: 10 e 15. 

Não devemos tentar ajudar nenhum malvado. Primeiro porque ele não quer, segundo porque a própria maldade será o pagamento dele. “Deixe a pessoa de mau gênio sofra as conseqüências disso, pois, se você a ajudar uma vez, terá de ajudar de novo” Provérbios 19:19 . Não se trata de se irar, ter raiva deles, e sim de ter cautela e prudência com eles. Com o malvado, Deus trata. “O assassino (malvado) cava muito depressa a sua própria sepultura; não tente fazê-lo parar.” Provérbios 28:17. 3. “. . . a desgraça acaba com os maus.” Provérbios 24:16

Nunca confronte o malvado! Ele não valoriza a vida e não tem nada a perder. Confronte-o é terá problema para si. “pra ele é “Olho por olho, dente por dente”. Mas eu lhes digo: não vinguem dos que fazem mal a vocês...” Mateus 6:38 e 39. 

Enfim, a língua é uma coisa poderosa; ela pode ser usada para o bem ou para o mal, para a vida ou para a morte (Pv 18:21). 

Tanto o crente tolo e o crente malvado não conseguem controlar as suas bocas (Ec 10:12-14). Tolos falam muito. Ambos preferem, falar a ouvir, especialmente discutir e contradizer, a se humilhar em reconhecer. Falam sem pensar; e falam quando não deveriam. Falam desrespeitosamente e são irritantes. Não tem respeito às autoridades, aos outros, a si mesmo. Questionam coisas que não deveriam ser questionados e as suas observações são inapropriadas, além de falarem de modo briguento e sem discrição. Talvez por falta de educação, esquecem-se de que situações diferentes requerem palavras e tons diferentes. 

Só há uma maneira de ensinar ele: ou aplicar muitas chicotadas com a vara (e a bíblia) (Pv 26:3). Ou fugir das discussões a respeito de assuntos com eles sem nenhum benefício ao próximo...

Com certeza que, se colocarmos os conselhos da Palavra Deus em prática, ajudarão em muito a nossa vida. Faça bom uso dela!

Um homem sábio analisa antes de responder; (Pv 15:28) ele é lento para falar e só fala o que é necessário (Pv 17:27-28).

fotos

tom caet