31/08/2014

salve-se puder!

Certa vez um Inflamado evangelista terminou a descrição do inferno e começou a descrever a do céu. Ele entrou em muitos detalhes sobre as ruas de ouro com fileiras de mansões dos santos aguardando “do outro lado”. Ele parou para dar um efeito dramático e gritou: “Quantos de vocês aqui querem ir para o céu?” várias mãos foram levantadas, exceto a mão de um garoto no banco da frente. Você não quer ir para o céu também, filho? Perguntou o pregador. O menino respondeu: Claro que quero, mas pensei que vocês iam agora mesmo.

 Deus não desperdiça palavras; quando Ele adverte, é porque o perigo é real.

Nós cremos que pela graça do Senhor Jesus, seremos salvos, exatamente como eles.  (Atos 15: 11), entretanto, os que não produzirem frutos (isto é, não servem fielmente) serão cortados e queimados. Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. . . Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam (João 15:1-2, 6).

Essa passagem acerca da possibilidade de uma pessoa cair e de perder a sua salvação é bem clara, porém aos que pecam voluntariamente depois de ter recebido o conhecimento da verdade. "Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele" (Hb 10:38). Portanto, o texto remete a ação de não ser um falso crente (apóstata) que apenas professa a fé em Cristo, pois os verdadeiros são localizados na frase: "nós não somos dos que retrocedem para a perdição" somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma" (Hb 10:39).

Perderemos a salvação quando não atentarmos às advertências bíblicas de evitar a tentação, resistir ao diabo ou vigiar para o retorno do Senhor. "Porque nos temos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firme, até ao fim, a confiança que, desde o princípio tivemos" (Hebreus 3:14).

Quem quer ser salvo, em primeiro lugar, precisa crer e obedecer a Jesus e no Seu Evangelho todo o tempo, e em seguida deve manter-se num estado de salvação, ou seja, precisa continuar a crer e a obedecer mais ainda, pois aquele que volta para trás estará perdido (Hebreus 10:26-31). "Portanto, se, depois de terem escapado das contaminações do mundo mediante o conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, se deixam enredar de novo e são vencidos, tornou-se o seu último estado pior que o primeiro. Pois melhor lhes fora nunca tivessem conhecido o caminho da justiça do que, após conhecê-lo, voltarem para trás, apartando-se do santo mandamento que lhes fora dado" (2 Pedro 2:20-21). Mateus 7: 21-23.  Nem todo o que me diz Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas aquele que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus.
Haverá quem discorde... Porque muitos se utilizam de versículos soltos e textos do Velho Testamento para justificarem doutrinas e obrigações e até seu ponto de vista. Com todo respeito, mas nessa parte, temos que usar a lógica no Espirito. 1 Coríntios 2.14: ”Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Tampouco podeis vós fazer o bem acostumados que estais a fazer o mal. Jeremias 13.23.

Uma definição mais justa e de fácil compreensão acerca da salvação deveria ser aplicada a todo aquele que crê e obedece ao evangelho. Contudo, sempre surgem várias vertentes cristãs e pensadores, onde uns discordam dos outros, o que impossibilita qualquer conclusão.

Alguns ou muitos, necessariamente, não estão sendo nem um pouco “evangélicos” e sim bíblicos. O Bíblico quer ser superior aos demais. Não tem com saber que todos que se dizem defensores ou seguidores do evangelho conseguem vive-lo ou aceita-lo de forma integral. Mas podemos usar o bom senso pra rejeitar qualquer distorção bíblica por parte deles.
A presunção ainda é pecado. E a Bíblia diz: “Perseverai até o fim.” Pra que perseverar, já que estamos salvo?

Ao contrário do que alguns ensinam, não basta só levantar o dedo e “aceitar” Jesus por acaso. a porta é estreita, Ele disse. Fizeram-se sábios aos seus próprios olhos: “Cegos guiando cegos”. Paulo também adverte: não extingais o Espírito, I Ts 5:19. Isto porque muitos crentes anulam toda ação do Espírito Santo na sua vida.

Portanto, é possível perder a alegria da salvação Sl 51:12. Por isso, o apóstolo adverte para que os filipenses não se espantassem. De igual modo, não devemos temer os que torcem a sã doutrina. Guardemos a fé e falemos com verdade e mansidão aos que resistem a Palavra de Deus (1 Pe 3.15) “antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós”. Bom é estar alegre perante o Senhor na sua vinda. A exortação da bíblia é para o crente vigiar e não dormir I Ts 5:6, assim ele viverá com Cristo, I Ts 5:10.

Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa (fé). Apocalipse 3:11



fotos

tom caet