02/09/2014

Afinal, JÁ, JÁH ou YAH?



Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios creem - e tremem! Tiago 2:19


Jahbulon ou Jabulon, por exemplo, é uma palavra que foi utilizada para representar o nome inefável de Deus, em algumas sociedades maçônicas Jahbulon também é representada em outras formações como Yahbulon ou Jao-Bul-On ou Jah-Buh-Lun ou Jah-Bul-Lun ou Jah-Bel-On. E nem por isso saímos por aí falando elas pra representar Deus, certamente. Porém, o homem que na sua maioria está corrompido no entendimento, continua deturpando a forma como devemos usufruir de tudo o que Deus criou e  com certeza, Ele não criaria nada que fizesse algum dano ao nosso corpo - morada do Espírito Santo não é mesmo?

Só que isso acima não importa pra muitos dos seguidores do Jah Rastafári, [religião]. Eles e seus dreadlocks - cabelos enrolados com cera, não visitam médicos e nem tomam qualquer tipo de medicação, a despeito de pregarem o uso da maconha como erva medicinal onde alegam que ela foi achada crescendo sobre o túmulo do Rei Salomão, e que a tal erva foi criada por Deus para o bem do homem. Assim sendo, atentam contra sua própria vida, atenta contra Deus.

Esse termo Jah realmente vem de Jeová, mas só consta da religião Rastafár - Ras (do aramaico, significa Príncipe) e Tafari (da Paz). É o RASTAFARISMO, religião que nasceu nos anos 30 na Jamaica, cujas suas raízes são o pensamento de MARCUS GARVEY e as palavras de Haile Salassie - um imperador da Etiópia e grande defensor da religião e do povo Etíope que para os seguidores é o deus vivo, o messias que veio para salvá-los. SEGUNDO CONSTA em 26, Garvey durante uma missa tinha dito que um negro seria coroado REI e assim foi em dois de Novembro de 1930 o rastafári Makonnem foi coroado rei alegando ser descendente do rei SALOMÃO E FILHO DA RAINHA DA ETIÓPIA, onde adaptou o nome de HAILE SELASSIE e também se intitulou o eleito de DEUS rei dos réis e senhor dos senhores leão da tribo de Judá. Mas foi com a sua morte que o povo começou a adorá-lo como se ele fosse o próprio Messias - chamado pelo povo de Cristo Negro - e como se Jesus tivesse sido apenas um profeta (assim como os Judeus acreditam).

Como visto, a bíblia rastafári é bem diferente da nossa Bíblia sagrada e muito dos seus fundamentos são baseados no reinado pregresso de Salomão. 

Bem, diz a palavra de Deus que não pode duma mesma fonte jorrar duas aguas... Portanto, creio que aquele que não vai ao Pai através do Filho por Ele enviado (o nosso Jesus Cristo) adora o inimigo com justificativas e abre as portas e janelas de suas vidas para que ele e seus demônios habitem nela e passem a operar através dela. Porque toda adoração dirigida a deuses estranhos (falsos deuses) é revertida para Satanás que se faz adorar através de religiões em que Jesus Cristo não é o Caminho ainda que o citem na bíblia como justificativa. 

O movimento surgiu na Jamaica entre a classe trabalhadora e camponesa negros em meados dos anos 20/30, iniciada por uma interpretação da profecia bíblica em parte baseada pelo status de Selassie como o único monarca africano de um país totalmente independente e seus títulos de Rei dos Reis, Senhor dos Senhores e Leão Conquistador da Tribo de Judah, que foram dados pela Igreja Ortodoxa Etíope. Mas afinal é JÁ, JÁH ou YAH?

"JAH" ou "JÁ" ou “YAH” é uma forma resumida de "JAVÉ" (Yahzveh) "Jehovah" – aquele que existe por si só, o que É o que ERA e o que HÁ DE VIR, – em portuguesa Javé ou Jeová, nome pessoal de Deus derivado do tetragrama hebraico YHWH. "... JAH es su nombre". A versão da Bíblia Rei Tiago, em inglês, apresenta: "... his name JAH". Em espanhol, "Já", no sentido de "agora", deveria ser: "Ya", e não "JAH". Em inglês, seria "Now". – Portanto, observamos que esse "JAH" em Salmos 68:4 não se refere a Deus agir agora, instantaneamente, mas sim a abreviação do nome de Deus somente, sendo a forma “YAH” uma forma contraída de Yahweh (nome próprio de Deus no hebraico) simplesmente.

O termo ocorre 6823 vezes no Velho Testamento e 237 vezes no Novo Testamento, totalizando 7060 vezes que o Nome de Deus Yahweh é pronunciado em toda a Bíblia. A forma contraída YAH entra na composição de diversos nomes próprios bíblicos, e na formação da palavra Aleluia, que significa “louvado seja Yah. No nome próprio de Deus no Hebraico que é YHWH, não aparecem vogais, porque no alfabeto hebraico não existem vogais. Os sons vocálicos são supridos somente na fala! Quando somente para facilitar a leitura colocamos as vogais no nome de Deus ele fica assim: YAHWEH! Levando-se em conta que no hebraico não existe também a letra “J”, sendo esta substituída pelo “Y”, fica fácil entender que a abreviação do nome de Deus seja “YAH” e não “JÁ” como foi traduzido em algumas versões da Bíblia. Nas versões (ARA – Almeida Revista e Atualizada) mais recentes a tradução JÁ, JÁH ou YAH foi trocada por “SENHOR” e na Versão (ARC – Almeida Revista e Corrigida) a tradução JÁ, JÁH ou YAH foi trocada por “JEOVÁ”. “Cantai a Deus, salmodiai ao seu nome; exaltai o que cavalga sobre as nuvens”, pois o seu nome é SENHOR, exultai diante dele.” (Sl 68.4, ARA) “Cantai a Deus, cantai louvores ao seu nome; louvai aquele que vai sobre os céus, pois o seu nome é JEOVÁ; exultai diante dele.” (Sl 68.4, ARC) Que Deus pode fazer as coisas “Já”, “imediatamente” se quiser, é certo, mas, não é isto que os textos onde aparece a contração “JÁ”, “JÁH” ou “YAH” significam. 

Para os Rastafáris a nossa Bíblia é classificada como um livro racista, que promove o separatismo racial, entretanto, é o próprio Rastafári que age e defende vorazmente os Africanos (para eles, O Bem) contra os Não-Africanos (O Mal). Ao exemplo do que foi dito por Selassie em 1936: 

“Nós, Africanos, iremos lutar se necessário, e sabemos que iremos vencer, pois somos confiantes na vitória do bem sobre o mal”.

Vale lembrar que Jesus não é separatista e nem escolhe apenas uma raça ou classe de pessoas como eles...  Porque eles acreditam que Deus virá apenas para eles. Pelo contrário, sabemos que o nosso Deus não virá para um único povo, como eles acreditam e sim que Jesus voltará para todas as nações que o reconhecerem como Senhor e Salvador independente delas serem mulçumanas, indianas, africanas, budistas, contanto que o receba como seu único Senhor de verdade. Em relação ao evangélico rastafari, eles estão ignorando a palavra quando diz:

“Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.” (Mt 24:24). Biblicamente eles não entendem que não há relatos de haver outro representante de Deus que não seja Jesus, logo esse "deus jah", não poderá ser o mesmo Deus da bíblia, o Filho do Deus todo poderoso, criador dos céus e da terra, ainda que o nome tenha saído dela. 

  “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14:6). E à verdadeira nação evangélica, Ele diz: “Saberão, porém, que eu, o SENHOR seu Deus, estou com elas, e que elas são o meu povo, a casa de Israel, diz o Senhor DEUS.” (Ezequiel 34:30). Só que espero que  seja (para eles) antes do juízo. Porque nós sabemos  que o Jesus Cristo das Sagradas escrituras é um só, não há outro…

fotos

tom caet