13/09/2014

Invejoso sim...


      Não é apropriado para o cristão apontar para os defeitos dos outros. Lamentavelmente temos encontrado alguns com a desculpa de que é uma pessoa sincera, e discorre de uma linguagem bastante severa, cujas exortações são bíblicas, porém não testemunham o seu modo de viver.

Muitos deles quando contrariados falam menosprezando os outros ou quando bajulados, exaltam as pessoas erroneamente. Outros se consideram na liberdade de falar o que pensam, quando eles mesmos são escravos da própria ambição. Portanto, são ágeis em esconder os seus desejos, mas prontos a condenar os desejos dos outros. Dessa forma, ele se torna um crente invejoso que apesar de possuir uma grande estima própria, Julga que os outros não estão no mesmo grau de espiritualidade que ele. Buscando com isso justificar sua vida aparente inveja. (Inveja é um sentimento de frustração insuportável perante algum bem de outra pessoa, ou seja, o desejo de obter algo que outra pessoa possui e que você não tem).

 A inveja pode formar parte de alguns sintomas neuróticos e em alguns casos, ser explícita e transparente. Esse sentimento baixo e ignóbil é inaceitável, cria uma situação que causa infelicidade e dor para o outro indivíduo. Os pensamentos maus e impuros estão sempre assolando a mente dos invejosos.

Embora todos nós tenhamos esse sentimento retraído, seja platônico seja explicito, é na inveja que manifestamos o nosso caráter. Esse fenômeno psicológico causa um sofrimento enorme tanto para os invejosos como para os invejados.  Porque representa a tristeza ou o desejo inconsciente de causar dano ao bem alheio.

Quem é uma pessoa invejosa não aceita as suas carências, pelo contrário, odeia e cobiça as coisas, em outras palavras, é insatisfeita, por imaturidade, repressão ou frustração. Em geral, sentem, consciente ou inconscientemente, muito rancor contra outros que possuem o que ela deseja, mas não obteve ou não pode obter: beleza, dinheiro, filho, fama, poder, liberdade, amor, personalidade, experiência, felicidade, enfim... Esses motivos levam-na a murmurar e até agredir, pois ao invés de perceber seus desejos, incapacidades e assim desenvolvê-los, se torna uma vingadora impotente que ao invés de lutar por seus anseios, prefere desmerecer os outros.

A psicanalise assinala que numa escala individual, a inveja costuma ser parte de muitos transtornos psicológicos e de personalidade; nas relações profissionais e de casal. Alguém que fala e prega contra o erro dos outros, revela o seu pecado mais encoberto, o seu pecado mais sério.: "Ainda que eu fosse justo, a minha própria boca me condenaria; ainda que eu fosse perfeito, então ela me declararia perverso" Jó 9.20. 

A inveja está envolvida em muitos conflitos e rupturas; seja na  vida religiosa, social e familiar, e sua influência é imensa. Portanto a inveja é um castigo que dá prazer em ver os outros sofrerem e que impedem os olhos de quem é, fecharem  diante a luz dos outros. Há varias formas de expressar a inveja: criticando, ofendendo, dominando, rejeitando, difamando, agredindo...  E ainda corrompe a alma. E uma única forma de elimina-la: pedindo perdão a Deus, pois vivemos cometendo transgressões.

Porque ainda mantemos desejos mundanos mais que a leitura bíblica, orações e comunhão com Ele. Ainda estamos sempre em dúvida acerca da fé, ou seja, num dia pensamos estar convicto, noutro, choramos. "Porquanto ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja e contendas não são porventura carnais, e não estais andando segundo os homens?" I Coríntios 3.3.

Que lastima! Além de termos prometido nunca mais cometer tal pecado, seremos envergonhados diante de Deus. Dizemos estar sempre pronto a fazer alguma coisa para alcançar a vida eterna, mas não estamos prontos a renunciar tudo quanto temos na terra, nem mesmo a nossa vida, para servir só a Jesus (Lucas 18.18-22). Que lastima! Prometer coisas para Jesus, mas na primeira provação, nega-lo como fez Pedro. Que lastima!


Mas Jesus que conhece os nossos corações, não nos engana e mostra a necessidade de uma real conversão, e que antes que o galo cante, ficaremos convencidos que somos carnais e deixaremos a inveja  de lado não é mesmo? Ou vai negar isso também?

fotos

tom caet