09/09/2014

Quiproquó!


A santidade é um dom da graça de Deus, ele ama o pecador mais não tolera o pecado. 

A santidade é um chamado para todo o nosso coração: “Filho meu, dá-me o teu coração” (Provérbios 23:26).  Lamentavelmente, muitos tem criado um quiproquó - “Quid pro quo” refere-se a uma confusão ou engano ou seja, “tomar uma coisa por outra", para impor o que acha ou que quer.

Ainda que o evangelho ensine a ser tolerante, pra defender a nossa ideia, confrontamos alguém ou alguma coisa de forma ignorante e ofensiva. A nossa verdade é que falamos necessariamente. Já a verdade do outro é que somos pedantes, por conseguinte. É arrogante quem fala e intolerante quem ouve... Afinal: o errado está certo? Ou o certo está errado?

Se  ajuntaram à santidade, mas deixaram o pecado dominar, ambos estão errados, porque  deixar o pecado não é somente deixar de fazer o que gosta, mas principalmente o que escraviza o coração ( entendimento), o mesmo que a bíblia diz que engana. Nesse caso "o mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida" (1 Timóteo 1:5)

Portanto, a maneira correta não é falar difícil ou rebuscado do evangelho... e sim  é parar de inventar pérolas do fiasco, reconhecer que  falando ou ouvindo  ninguém é o dono da verdade pois a Palavra se discerne no Espirito. Doutra forma, sempre haverá um confronto, um quiproquó onde de dono da verdade, nos tornamos dono da burrice.

Há também quem ache bom defender as formas erradas para mostrar superioridade. Só que nenhum de nós consegue engolir a opinião diferente sem antes lançar uma palavra, um pensamento de contrariedade... Infelizmente, ou quem sabe, felizmente, volta e meia surge essa tensão, o que para alguns, pode se considerar necessária, e para os que se alardeiam guardiões do poder divino, revela ser “incultos”, ou seja, ambos escorregado  sem consciência nos seus pecadilhos.

Infelizmente há quem viva entre congregações bem legalistas carregadas de sólida formação doutrinária de seu líder doente da razão, com atitudes um pouco severo aos nossos dias em relação a determinadas questões... Mas muitas dessas denominações cultivam tradições e as supervalorizam mais do que a salvação e por causa disto eles, adotam um discurso anti-graça, daí o seu sangue ferve contra quem pregar a mensagem que se baseia na essência da graça e não na sua interpretação legalista.

Enfim, não podemos nos conformar com esses pregadores de ameaças. É uma (des) evangelização que mata a fé. São essas coisas que ficam na memória de muita gente que hoje está afastada da Igreja ou que não quer conhecer a Cristo.

A definição de ser cristão hoje é: aquele que vive normalmente a realidade e os ensinamentos de Jesus num exemplo de sinceridade, humildade e liberdade dentro de uma igreja. Mas é no mundo que ele vai dar testemunho do sua transformação. 

Nenhum ministério é conquistado por mérito, mas recebido por graça.  Portanto, quem se diz ser o que é e não agrada a Deus, fatalmente será pego e não tem igreja certa pra livra-lo... Então que ninguém se prenda a opressão legalista. Nenhum ministério  é plataforma de privilégios pessoais, mas uma arena de renúncia. Por fim, o evangelho da Graça é a boa nova de que pela morte e ressurreição de Cristo o pecador é justificado gratuitamente pela Graça de Deus, se crer e se consertar diante dEle, claro!  Basta  deixar apenas o Espirito Santo guiar para isso. 
Mas faça isso com ordem e decência, e espera só pra ver se Ele não vai te usar para atrair outros para o rebanho Dele! Ó, e é de graça! 

De legalismo doido, tô fora, quer dizer, tô livre!


Mateus 6:33 - Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. está escrito e pronto!

fotos

tom caet