06/09/2014

Tá cansado?




Voltemo-nos para estas palavras: quem deturpa a palavra de Deus não procede como cristão, pois o amor não pratica o mal contra o próximo.  Pois a ninguém foi dado o direito de impor nada a ninguém, Jesus não deixou isso como mandamento, tampouco não há um versículo sequer no novo testamento que aponte para isso!  Pelo contrário, Ele ordena para que amemos seja na lei, seja na graça. Embora, muitas vezes nos deixamos levar pelas circunstancias, pelas nossas carências e sem discernir ficamos entre o bem e o mal. 

Deus sempre vai nos colocar diante dos Seus preceitos. Por isso empreendemos enormes esforços para sustentar a nossa convicção. Mantê-la é uma tarefa que cabe a cada um de nós somente. Mas quando O desobedecemos, fica mais difícil prosseguir nesta finalidade, por causa da autossuficiência - ser melhor que os outros.  
Também coloca frente à base da constituição legal da nossa existência: o Seu amor. Logo, devemos relacionar esse amor à definição de Justiça. Justiça essa que não pode ser tomada pela mente humana para barbarizar com escravidão e medo em nome do amor de Deus. Pelo contrário, Jesus disse: O meu Mandamento é este: que vos ameis como Eu vos tenho amado. Não há maior Amor do que doar a própria Vida pelos seus amigos. E vós sereis meus amigos se fizerdes o que Eu vos mando. E Eu vos mando isto: amai-vos como Eu vos amei. Já não mais vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor. Mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto aprendi com meu Pai vos tenho dado a conhecer. Não fostes vós que me escolhestes; pelo contrário, fui Eu que vos escolhi e vos designei para que vades e deis bons frutos, de modo que o vosso fruto permaneça, a fim de que, tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vos conceda. E isto Eu vos mando: que vos ameis como Eu vos tenho amado. Porquanto, da mesma forma como o Pai me ama, Eu também vos amo. “Permanecei no meu Amor.” 

Para permanecer nesse amor, devemos aprender de modo geral, a desconstruir ideais calcados somente em nosso entendimento ou sentimento. E para formação intelectual e manter a nossa sobrevivência frente às variadas forças hostis de conhecimento, devemos tomar decisões corretas pra coletividade, e não individualidade. 

Devemos manter também buscar estabelecer parâmetros para compartilhar as opiniões pessoais e experiências da vida em grupo para manter a paz. Mas em quais parâmetros? De quê e de quem?   
Infelizmente, descobrir a resposta e a solução dessas coisas leva muitos de nós à confusão, desvio ou troca de crença. Devido à nossa tamanha falta de capacidade própria de sustentar a fé, suportar a diferença, buscar conhecimento ou respeitar o jeito do outro. Esse intuito por não poder ser cumprido facilmente, causa raiva, frustração, cansaço... 

Ficamos com raiva de ver a falta de consideração, respeito, sinceridade, compaixão, solidariedade. Frustrados pela falta de amor ao próximo daqueles que impõem a sagacidade diabólica de quem usa fraudulentamente a Palavra de Deus para “ameaçar”, escravizar ao medo alguém. E cansados por que ninguém é de ferro! E não aguentam mais esses caríssimos...  

Mas como cristão, a nossa fé em Deus deve estar presente tanto nas nossas decisões de questionar, evitar, como também num contexto ruim, de suportar. Porque apesar de crermos pouco ou muito, continuamos humanos, ficamos cansados deles e eles de nós. Tanto um quanto o outro ficaria cansado com qualquer sistema cheio de confusões, sendo religioso ou não. Então como cuidar dos que andam cansados, estando também cansado? 

E quem está cansado de viver friamente, sufocado pelas mensagens mecanizadas ou num insuportável sistema de farisaísmo, fique tranquilo! Deus não tem só eles pra usar. Tem você também. 

Descansa e aproveita pra rever a sua fé. Trate de fortalecê-la! Ele vai te usar! Ou esqueceu que Deus é puro amor e Ele e Jesus são um só e habita corporalmente entre nós para nos ensinar toda a plenitude da Sua divindade (frutos do Espirito)?

Quando Deus deu a ordem para ama-Lo através dos dez mandamentos, não foi pra gente se preocupar com quem se estacionou na expressão “amarás a teu próximo como a ti mesmo” e fez dela estilo de vida.  

O nosso ideal de viver bem esse amor numa sociedade civilizada requer compromisso com o Evangelho de modo solidário, ou seja, é pra chorar com os que choram e alegrar com os que se alegram... Vamos compreender melhor isso:

Em primeiro lugar, no Antigo Testamento o próprio Deus ordenou o “amar ao próximo” para o convívio gentil e respeitoso com todos, algo que não acontece sempre, por causa das regras de sobrevivência, sacrifícios diários, doutrinas religiosas, desobediência, enfim, legalidades... Ainda que se trate de uma determinação de Deus, há uma interpretação expressa no “amar a ti mesmo” narcisista (amar a si mesmo) que impossibilita o homem que não conhece Jesus cumprir, embora que tente não tem conseguido realizar. Inclusive o que mais temos visto é muito egoísmo, preconceito e violência por parte dele, pois é mais fácil amar a si mesmo ou alguém que represente um ideal e seus interesses próprios do que o semelhante necessitado, que pensa diferente e precisa desse amor. 

Em segundo lugar, com Jesus no novo testamento, temos a nova aliança, onde Deus deseja que amemos ao próximo como o Seu filho nos ama. Algo espiritualmente revolucionário, que derruba todas as muralhas da escravidão, das leis, dos preconceitos, dos tabus, dos sacrifícios, enfim porque é pela graça.  Ainda que alguns discordem disso, é na graça que entendemos o sentido da expressão de Jesus – amai-vos como Eu vos amei - podereis ser reconhecidos como meus discípulos (ll João, 13:35). Portanto a graça nos foi dada para podermos aprender amar como Ele. Amar porque Ele nos ama!  Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são meus discípulos. João 13:34-35. Por exemplo:

- Quem ama como Ele nos ama, ama de verdade, se compadece e deseja aliviar, minimizar ou finalizar o sofrimento, miséria, seja ela qual for do próximo. E Jesus fez isto!  

- Quem ama como Ele nos ama, se aproxima, protege, conserva a pessoa pela qual sente afeição bem, feliz! E perfeitamente Jesus fez isto inclusive por nós. 

- Quem ama como Ele nos ama, renúncia, ou seja, pensa mais nos outros do que em si mesmo. Ele fez isso na cruz.

- Quem ama como Ele nos ama é solidário, caridoso, bondoso, abnegado, desprendido do próprio ego (eu), benfeitor, humanitário... E Jesus é o nosso maior principal exemplo! Portanto a melhor maneira de entendermos o que é ser cristão é observarmos a vida de JESUS, o Seu amor. 

Como podemos ver por aí, muitos apenas conseguem amar a si mesmo, porém, Jesus que é a prova concreta do amor de Deus, manda amar o próximo como Ele nos ama conforme uma Boa Nova descrita em João, 13:34. 

A palavra quando “ouvida” desenvolve em nós uma forte mensagem moral (ética) espiritual que nos faz bem, algo de que todos necessitam. Quando não ouvida nos tornam moralistas, antissocial; escravagista, irracional e emocional...

Acontece que quando em Espírito e Verdade adoramos Jesus e obedecemos a seus ensinos, passamos a assimilar o amai-vos como Eu vos amei, como servos ou ministros de Deus exemplarmente. Portanto, quem é de cristo, não é cúmplice do que está errado, e nem incorpora à sua vida seus próprios conceitos, e não segue alianças religiosas que são cheias de regras (humanas) como sentimento de benevolência de Deus para se dá bem. Algo definido na bíblia como uma prática religiosa, farisaísmo, ou seja, hipocrisia, frieza, demagogia, idolatria.

  Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas. Guias de cegos! Vocês coam um mosquito e engolem um camelo. Mateus 23.23.
 
Sabemos que é impossível, mas imagina se hoje Deus resolvesse desaparecer com o Antigo Testamento? Assim mesmo nos salvaríamos? Pensa nisso!

Essa onda de fazer medo às pessoas já não cola mais! A Palavra de Deus já está sendo lida fora do domínio das religiões, e das quatro paredes dos templos.

A fim de tornar mais claro esse raciocínio, volto a lembrar de que foi o próprio JESUS CRISTO que deu um novo mandamento: Amai-vos como EU vos amei. Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos, se tiverdes o mesmo Amor uns pelos outros. Se permanecerdes em mim e as minhas palavras em vós permanecerem, pedi o que quiserdes, e vos será concedido. A glória de meu Pai está em que DEIS MUITO FRUTO; e assim serão meus discípulos. 

Devemos ser afetuosos, como descrito em 1 João 4:16: Portanto, dessa forma conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos plenamente nesse amor. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele.  

Devemos controlar a raiva, engolir as ofensas e esforçar-nos em compreender que as dores e injustiças do mundo, são exercícios pra nossa tolerância. E para que isso aconteça deve haver autenticidade cristã na nossa fé, seja na oração, no louvor, na pregação da Palavra e principalmente, no compromisso com Jesus. Que Ele seja o Senhor de tudo.  Sem medo – pois nenhuma condenação há para os que estão Nele e Ele já nos abençoou com todas as bênçãos celestiais (Romanos 8:1 e Efésios 1:3). Rm 6.14 e Gl 2.16 — estamos debaixo da graça e pronto!

Sem perda de tempo, ao menos temos no Seu amor o papel diário de aplica-lo na confissão de Fé, comportamento e deveres. Se com tanto pecado diário, ainda estamos vivos, significa que não somos mais condenados pela lei nem servos dela. A lei, por expressar a vontade de Deus continua no seu papel de ensinar, mas é pela obra do Espírito Santo que somos consolados, vivificados. 

O que importa é Cristo nos amar e por isso devemos amar como ele nos ama! Obedecer a Cristo traz prazer e vida. Cristo é amor o cumprimento da lei!

Que o Senhor Deus tire de nós a agressão moral, a contenda de palavras e ajude-nos a controlar os impulsos hostis com os fariseus modernos.  Que o nosso pensamento seja representado sem ameaças, medos, mas com o Seu amor incondicional.

Ps. De acordo com 1 Tim 5:19-20, se errou seja quem  for,  vai ser questionado, repreendido sim e aos demais está dito em Apocalipse 21.8: “Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte”.

fotos

tom caet