26/09/2014

Vergonha na cara!

Hoje o que mais se vê são pessoas religiosas, orgulhosas nos causando vergonha. Quando ao presenciar alguém fazendo algo tão vergonhoso, algumas células do nosso cérebro simulam tudo que acontece ao redor. Dá uma sensação de que estamos fazendo aquilo que está sendo presenciado. Daí, sentimos vergonha alheia.

A vergonha é um habito cotidiano, uma coisa comum em nosso meio social. Ver alguma pessoa em uma situação de constrangimento ou vergonhosa e sentir vergonha como se você estivesse no lugar dela é um sentimento corriqueiro entre os seres humanos. Talvez pela dependência, ou até mesmo a empatia com a pessoa, com o que ela está passando no momento - o que faz gerar tal sentimento em nós. Talvez pelo constrangimento sentido ao assistir ela fazendo papel de ridículo. Ou simplesmente pela raiva da falta de vergonha na cara dela!

Apesar de muitos serem mal educados, orgulhosos...  Inclusive essas duas qualidades servem para quem não pensa duas vezes antes de sair fazendo qualquer coisa por aí...  A falta de respeito deles, por si próprio e pelos outros corroboram para nos envergonhar publicamente.  Envergonham quando dão exemplo: falando mal, julgando, fazendo fofoca, ou usando a fé para se mascarar a sua vergonha... Muitos não sabem como se comportar em varias ocasiões culturais, religiosas, sociais, etc. e poucos apresentam um testemunho de fé e vida. Pois carregam para si todos os maus costumes mundanos: gírias, fofoca, orgulho, falsidade, palavrões, mentiras... Isso é resultado de ensinamentos vindos da natureza humana e falta de comportamento igualitário.

Basicamente, sentimos vergonha alheia por que nos colocamos psicologicamente no lugar da pessoa que está passando por um dado constrangimento voluntariamente ou agindo de modo grotesco inconscientemente. Algo que nos constrange e por isso, conscientemente, sentimos envergonhado. Porque não passaríamos por determinada situação tão naturalmente. Também isso não é o único fator determinante para a existência de tal sentimento.  Cientistas estudaram através de ressonância o processo cerebral em uma situação de vergonha alheia. Foram percebidas reações cerebrais em áreas responsáveis por processar a dor. Ou seja, a matriz da dor cerebral.

Por exemplo: Se a visão de um colchão com pulgas provoca coceira alheia e um acidente de trânsito gera dor alheia, natural que testemunhar uma situação embaraçosa cause a famosa vergonha alheia. Por trás dessas sensações solidárias estão as estrelas da neurologia contemporânea: os neurônios-espelho. Essas células são especialistas em copiar: simulam no nosso cérebro o que está acontecendo com outra pessoa. E isso vale para movimentos e emoções. Foi o que mostrou uma pesquisa do Institut de Neurosciences Physiologiques et Cognitives de la Mediterranée, na França, que escaneou o cérebro de voluntários enquanto sentiam um odor desagradável e enquanto apenas assistiam a um vídeo de outras pessoas sentindo nojo. Em ambas as situações, as áreas ativadas no cérebro foram as mesmas.

O resultado é que, ao ver alguém experimentando uma emoção, nossa tendência é simular em nós mesmos o mesmo medo, excitação, tensão, alegria e, claro, a mesma vergonha. Isso vale inclusive para aquelas vezes em que aquela que consideramos a vítima não está nem aí, mas você está. "É como se nosso cérebro, ao identificar uma situação desafiadora, nos desse uma provinha para degustação", ou seja, se você vê alguém pagando mico e sente vergonha alheia, é seu inconsciente avisando: "não é pra você", “Eu não faria isso”. E acima de tudo, prioritariamente, não consideremos a desgraça alheia um castigo divino, mas podemos ser solidários, mas desde que a pessoa reconheça a sua inadequada conduta... E  que está causando constrangimento a alguém.  

Todos nós já envergonhamos ou fomos envergonhados, e com o andar e amadurecimento vamos aprendendo. Eu creio que Deus permite que algumas coisas aconteçam, mas num dado momento se terá que fazer a escolha certa. Uma hora o leite acaba e o alimento sólido chega, nessa hora não tem como escapar, deixar ou seguir na vergonha?

 E como diz o Senhor Jesus: somos servos inúteis, pois fazemos apenas o que nosso Senhor manda... E às vezes nem isso! Muitas vezes pensamos que fazemos muito pelo reino de Deus e quando causamos “vergonha” a Ele, a alguém, é que percebemos que nada fazemos de mais, a não ser, o fazemos por religiosidade, obrigação, vaidade.

Se você quer ser feliz e quer que os outros sejam felizes, pratique a compaixão! Pregue palavra de salvação em Cristo com vergonha na cara!

fotos

tom caet