11/10/2014

Pequei Pai!


A Bíblia nos ensina a pregar a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrigindo, repreendendo, exortando com toda a longanimidade e doutrina. “2 Tm 4:2. "Porque existem muitos insubordinados e enganadores, especialmente os da circuncisão. 

"Não me tenho assentado com homens falsos e com os dissimuladores não me associo." Sl 26:4.

Em primeiro lugar não devemos duvidar - será que é verdade o que estão falando?

Tiago 1:5-8; Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.  Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor, pois tem mente dividida e é instável em tudo o que faz. Portanto, não devemos duvidar!

Em segundo lugar não podemos criticar - quem é essa pessoa? O que estão falando? Cadê as provas? De onde procede?

A Bíblia diz em “Ora, ao que é fraco na fé, acolhei-o, mas não para condenar-lhe os escrúpulos.” Romanos 14:1. Lucas 17:3 “Tende cuidado de vós mesmos; se teu irmão pecar, repreende-o; e se ele se arrepender, perdoa-lhe.”  Portanto, tem cuidado com a crítica, pois aqueles que criticam a outros recebem críticas também.

Em terceiro lugar jamais conseguiremos determinar – se isso é verdade ou não, se vai acontecer ou não...

Foi o próprio Jesus que nos ensinou que estando Nele, pediremos e suplicaremos- nunca decretaremos... “Se estiveres em mim e eu estiver em vós, pedireis (e não determinareis) tudo o que quiserdes e vos será feito” (João 15.7).

As passagens bíblicas nos ensinam a orar com súplicas, respeitando a vontade de Deus, e não dando duvidando, criticando ou decretando ordens. Portanto, temos que nos relacionar com os pecadores sim e com aqueles que estão pregando erro também, só que justamente para "corrigi-los" com amor e mansidão e não para "compactuar e aceitar" com as heresias que pregam. E é preciso fazê-los reconhecer, pois andam pervertendo a fé, ensinando o que não devem por torpe ganância.

Creio que ainda podemos ouvir a declaração do filho pródigo brotar dos lábios de certos crentes. Jesus escolheu doze apóstolos, cada um diferente do outro, porém os mesmos só exerceram seus ministérios após uma intensa preparação com Ele, e não vi nenhum apóstolo pregando heresias.

Pelo contrário, tivemos em João Batista um excelente critico aos que mesmo sabendo fazer (ou conhecendo) o bem, preferiram fazer o mal. Só que infelizmente o João Batista moderno ainda não consegue reconhecer e se arrepender que está indo além da Palavra de Deus, pois a soberba o acompanha e o Espirito Santo se afasta...  Pois agem com tanta arrogância... Consideram-se acima do bem e do mal, podendo criticar tudo, apontar quem quiser, mas nunca ser apontado e criticado... "Andam Junto" com todo tipo de pessoas que praticam heresias e distorções Bíblicas, aceitando dividir os mesmos púlpitos, etc. Certamente, Jesus andava com pessoas diferentes e pecadoras, embora alguns se convertendo ou não, Ele estava presente. Ele se "relacionava" com os fariseus para confrontá-los com a verdade, e não "andando” (compactuando) junto com eles. "Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?" Amós 3:3.

Foi mesmo, dentre eles, um seu profeta, que disse: Cretenses, sempre mentirosos, feras terríveis, ventres preguiçosos. Tal testemunho é exato. Portanto repreende-os severamente, para que sejam sadios na fé." Tito 1:10-13 

"Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles, porque esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, e sim a seus próprios ventres; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos incautos." Rm 16:17-18

"Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade, é enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas, alterações sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro. De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentam com muitas dores. Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão." 1 Tm 6:3-11 

Quem, Senhor, habitará na tua tenda? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda irrepreensivelmente e pratica a justiça, e do coração fala a verdade; que não difama com a sua língua, nem faz o mal ao seu próximo, nem contra ele aceita nenhuma afronta; aquele a cujos olhos o RÉPROBO é desprezado, mas que honra os que temem ao Senhor; aquele que, embora jure com dano seu, não muda; que não empresta o seu dinheiro a juros, nem recebe peitas contra o inocente. Aquele que assim procede nunca será abalado. SALMOS 15...

"Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo;" Cl 2:8

"
Que Deus tenha misericórdia de todos nós!


fotos

tom caet