23/10/2014

bobo sim, mas não tolo!

Há fatos e momentos da vida em que ajudamos ou somos ajudados por outras pessoas numa determinada situação, seja momentânea ou numa atitude fraternal que poderá levar anos como amizade e consideração por exemplo. Algo que podemos considerar como ser bom. 
Algumas pessoas costumam dizer que os bons são bobos, mas isso se tratando é claro de uma sociedade que tem muita ambição e onde o egoísmo circula livremente. Ainda que a bondade de alguns possa ser debatida sob o viés da desconfiança e interesse dos que estão ao redor, para quem é bom, os seus propósitos é entendido como altruísmo, ou seja, tem prazer em dedicar uma parte de si, de seu tempo e de seus recursos, para alguém próximo ou para uma pessoa que está necessitada de alguma coisa.

Como a vida esta sempre está nos testando se tivermos a essência da bondade, ficará mais fácil passar por todos ou ao menos alguns dos problemas que surgirem mais dignamente. De certo que na mesma vida sempre encontraremos pessoas ruins e “cegas” que por não entenderem o modo de ser do bondoso, fazem observações e comentários maldosos, que apesar de quase sempre serem ignorados e sem importância terminam por o afastarem delas. Porque o “bobo” sabe o que está fazendo.

Por outro lado, quem pensa que para ser bom tem que fazer de tudo pros outros, geralmente está se enganando... É positivo ser bom, ajudar, contribuir com alguém. Mas também é sábio ser bom consigo mesmo e, em certos momentos, “não ser egoísta”, mas saber dizer “não” oportunamente. E provavelmente quem tem essa dificuldade, deve ter problemas em ser assertivo, de impor limites, pois pensa que se não ajudar tal pessoa estará machucando-a, ferindo-as indevidamente, pois não conseguem dizer – um simples “se vira” ou “faça você” para ela.

E a pessoa abusa do ajudador sempre que ela vê que ele não faz nada para impedi-lo de abusar ou pelo menos mudar o seu comportamento, e é por isso que pensam que além de ser bom – quem ajuda está sendo bobo.

Para eles, as pessoas que são boas para os que não dão valor a ajuda, são “boas demais” e, neste sentido, são bobas (exploradas) nas mãos daqueles que tentam ajudar o que confunde que ser bom é igual a ser bobo, é exatamente acreditar que qualquer pessoa que realize boas ações para os demais é uma pessoa boba, que perde seu tempo com os outros, ao invés de cuidar de si mesmo. De certo modo sim, mas isso não muda o caráter de quem ajuda o próximo de verdade. Para o bondoso, como ele bom se sente é o que importa!  E quem é bondoso jamais vai deixar de ajudar alguém ainda que (de alguma maneira) queira o prejudicar. Portanto, nunca deixe de fazer algo só porque os outros criticam ou por medo de não ser aceito e compreendido por alguém.


Essas são pessoas que devemos ignorar em parte, porém ficar atento, pois elas ao pensarem assim podem precisar de sua bondade também. Nesse caso, sejamos sinceros uns com os outros e consigo mesmo. Por que ser bondoso é uma virtude de Deus. Melhor ser bobo do que ser tolo!  Agradeça a Deus se conhece alguém assim, pois poucos conseguem ser, e se você ainda não é, precisa pedir a Deus sabedoria para agradecer pelas pessoas certas que passam por nossa vida, pois o nosso defeito tem sido apenas esse: não agradecer as pessoas que Deus coloca em nosso caminho.

fotos

tom caet