21/10/2014

Que cristão é você?




Existe uma lamentável troca de farpas entre evangélicos e isso tem me deixado profundamente abatido. Parece uma guerra cristã, porém a nossa luta não é essa! Então gostaria de tentar expor algumas questões a respeito de tudo o que tem acontecido e quem tiver paciência de persistir em ler mais um pouco este texto... 

Muito bem, em primeiro lugar eu quero pedir perdão. E falo como cristão, pois  não há alguém que tenha poder  ou possa me autorizar a fazer isso, depende só de mim... E esse tem sido o problema: muitos cristãos têm falado em idolatria, mas se “borra” de medo dos pseudos donos das ovelhas. Embora isso aconteça devido à maioria ainda ser bode por não entender que o seu Pastor está no céu... Mas isso não é o caso nesse momento.

Em geral, os tais bodes seguem gente famosa, templos e doutrinas, o que os fazem  nos atacar ferozmente, defendendo, ofendendo, agredindo, xingando para defender sua idolatria cega. E agem hipocritamente como se todos os evangélicos devessem estar na mesma situação que eles. Total engano! Porque há muitos que não  estão e nem querem estar. Enfim! 

Sabemos que existem muitos no meio deles que também não estão satisfeito com a postura desses “crentes” de fachada. Não quero desconversar com ninguém agredindo com o que eu acho, mas, por favor, peçam perdão aos irmãos que vocês andam ofendendo diariamente com esse seu comportamento omisso, agressivo, mal educado e arrogante. Livre se desse deus de mentira, pois a mensagem do Cristo a quem amamos é a de paz, de restauração, de salvação; e não a de raiva, e briga e ofensa, e desprezo. 

Quero que você saiba que aos olhos de Deus, você é um ser humano precioso e importante. De grande valor, mas não o melhor por isso. Temos muito que aprender também com a perda e com a humildade.

Em segundo lugar, comece a entender que Deus não precisa da sua ajuda. Há muitos do nosso meio se achando no direito e obrigação de abusar dos dons espirituais para enganar. Ainda que não tenhamos absolutamente nada contra quem gosta de ser, digo que muitos cristãos sem educação destratam as pessoas por discordar do que eles fazem, pensam ou fazem. Com que direito fazem isso?

Sempre encontramos cristãos se voltando um contra o outro, por causa do abuso deles, que se acham no direito de discordar ou condenar do que eles fazem.  Infelizmente ao agir assim eles se condenam, principalmente ao entender  que os que estão  no erro quem não são das suas denominações ou seguem suas tradições, ou não são consagrados por qualquer doido humano como eles... aí já é patológico, que também é uma outra história. 

Em terceiro lugar, estamos confundindo as pessoas com as suas crenças e práticas. Amo ser cristão, mas posso discordar também de algo que alguém pense ou faça, contanto que não seja para o meu próprio beneficio somente, devendo como cristãos, começar a perceber que discordar de alguém não é motivo para odiar, se afastar ou repudiar, pois quem pratica isso não crê no ensino de Cristo, mas se aproximar, ajudar se compadecer... 

Mas a maioria age na realidade como torcedores de times que discordam com relação a seus anseios e ao invés de se encontrar na saída para abraçar pela vitória ou chorar pela derrota, se espancam até a morte.

Assim, gostaria que refletíssemos, apesar de não estarmos num estádio, não precisa concordar com nada do que eu diga aqui, mas que de fato se relacione bem com os outros que pensem ao contrario de você.  Ainda que isso em nada mude o seu apreço por ele, não se esqueça de que pode ser você no lugar dele neste momento, quer ver: Tá sentindo a falta de alguém? Porque será que ela não te procura mais? Muito bem, já que você é o que é e ninguém muda a “sua cabeça”. Porque te procurariam?

 Digo-te que se amanhã você precisar de alguém para desabafar, é melhor que tenha muita intimidade com esse seu deus egoísta, porque o Deus humilde envia pessoas para nos socorrer todo o tempo. E por não termos esse discernimento, não cremos ainda desprezamos a ajuda Dele para buscar na nossa própria vontade, vaidade ou ignorância a solução... O que nunca deu certo!

Vamos nesse momento reconhecer que precisamos receber um abraço apertado, sentar ao lado de alguém que se dispôs a ouvir, cuidar da gente. Alguém que pode tirar todas as dúvidas que você porventura tenha quanto às questões de fé. 

Procure ser essa pessoa. Ser alguém que possa compartilhar o amor que Cristo semeando no nos corações essa melhor condição de superar os problemas. Sim o amor de Cristo. Esta forma foi doada no sacrifício da cruz. 

Claro que também pediria que aprendesse o respeito mútuo, o que inclui não ficar achando, dando opinião quando não te pediram nenhuma. Se contenha nas suas. E aguarde calado!

Acredito que você, como pessoa inteligente que é, entende com toda clareza por que essas condições podem nos fazer mais tolerantes com quem nos faz algo indigno ou desrespeitoso do ponto de vista da boa convivência social e cristã. 

Bem, teríamos muito ainda a conversar, do amor e a graça de Deus, das dores que sofremos quando somos desprezados, da salvação e tantas outras coisas que somos envolvidos. Até poderíamos, mas não dá pra falar tudo de uma vez, né? Só pretendi aqui te lembrar da esperança de que um dia caso tenha compreendido o ensino de Jesus, a amar como Ele amou. 

Vejo-te um ser humano tão humano como outro humano. Não passe disso! Reconheça o mal que faz a alguém e o chame, e se perdoem, mas com base na Bíblia, pois acreditamos que a prática dela constitui liberdade e nos levará a prestar contas a Deus com cabeça erguida. Também devemos respeitar quem não crê nisso, porém, mais uma vez, peço, por favor, que  respeitem o fato de alguém crer assim.

 Não sei se pode  notar, mas em nenhum momento foi citado versículos bíblicos em nomes, versículos ou capítulos, muito menos foi alegado fatos cronológicos... Mas acredite foi lendo o Evangelho que pude me inspirar. Não precisei rodar no “mistério”, fazer curso teológico, ou alegar tempo de serviço na fé. Tudo é importante, pois coopera, mas não é regra fundamental! Portanto se contente em servir a Deus e pare de exigir a compreensão à força dos outros!

O todo poderoso Deus não divide a Gloria Dele com ninguém! 

E se você está lendo até aqui, é porque está viva, essa é a prova de que Ele é bom e misericordioso, e deseja ter um relacionamento pessoal com todos nós. Espero que seja alcançado pela maravilhosa graça de Deus e que o amor de seu filho Jesus, acredite nisso, seja maior e mais arrebatador do que qualquer coisa que você esteja pensando agora! Mude!

Fiquem com Deus querido!

Caetan Capellan ( chaplain - Unipas  International)

fotos

tom caet