26/10/2014

Ninguém merece!



De acordo com o dicionário, a palavra ‘merecer’ é “1. Ser digno de. 2. Ter direito a. 3. Estar em condições de obter ou de receber...”.

Entendo que não devemos usar esse verbo para identificar o direito ao infortúnio, às agruras da carne... Pois nascemos para a felicidade, para o constante aprimoramento e não para a opressão ou culpa. Afinal ninguém merece sofrer e nem fazer os outros sofrerem. Embora, quando presenciamos ou vivenciamos algo ruim, desagradável e incômodo, muito de nós terminamos usando a expressão ninguém merece... Mas mantendo certa culpa...

Temos que tirar essa ideia criada dentro do moralismo cristão que nos diz o que é certo e errado ao agir, pensar ou falar. Ainda que se tenha culpa ou se mereça pagar pelo erro, são as exceções às regras da vida que nos fazem deixa-las. Perdeu um ônibus ou o avião? logo vem o próximo...

Claro que só se pensa sobre isso após ouvir, várias vezes, pessoas sofrendo mencionar a palavra ‘merecimento’ como sinônimo de culpa, de impossibilidade... Segundo essas pessoas, elas sofrem porque, a condenação externa da maioria os tira o direito adquirido de viver em paz. O que faz com que tenham sempre uma eterna culpa. Ninguém mesmo que por coisas pequenas, é culpado em merecer algo ruim e inesperado.  

As pessoas são hipócritas, Deus não! Por isso, não siga a igreja, aos padres, a pastores, a ninguém que não seja Deus. Todos cometem erros, e seremos julgados e condenados diante de céu e não do inferno! Afinal, se ser, pensar ou agir diferente é pecado, seremos irracionais, certo?

Deus não vê o homem com olhos humanos, ele sonda o coração e ama indistintamente. Não podemos apenas supor que foi obra do acaso esse amor, pelo contrário, essa estratégia divina esta entre nós exatamente como sinônimo de entender que só seremos culpados eternamente por alguma coisa se deixar de amar as pessoas como elas são. Logo, quem não ama recebe esse merecimento indesejado como punição: a morte eterna. E Pense nisso ates de tentar se culpar, mentalmente, com base em tudo o que você merece ou tem feito.

O ser humano é podre de maldades e desejos. Se todos fossem santos, não precisaríamos passar por tantas dificuldades, e, acredite que em Jesus todo pecado é perdoado se você se arrepender, mas sem culpa. Porque esse imposto conceito de que a culpa é um dos sentimentos básicos para o arrependimento, acaba causando autopunição, flagelação e penitências. Pois quando fazemos algo que julgamos como sendo errado, um sentimento se abate sobre nós. Pelo menos é assim que boa parte das pessoas demonstra - o peso na consciência. É um sentimento que nos provoca sofrimento e, portanto, já é parte suficiente da autopunição que nós nos impomos por termos agido "errado".

 Autopunição que serve para que não voltemos a repetir o mesmo erro. Inclusive esses mecanismos são extremamente sabotadores. E deve ser identificado - o que torna  mais fácil de não cair nessa armadilha.

Portanto, liste os eventos da sua vida que trazem sentimento de culpa – (de certo que quando erramos gostaríamos de ser compreendidos e consequentemente perdoados) - o que nos faz esperar a liberação ou perdão de outra pessoa para se permitir ficar em paz. Digo que, se o outro vier a perdoar você, ótimo, mas, também, se isso não ocorrer, liberte-se da culpa para que você se possa se tornar um ser humano melhor.

De acordo com e Evangelho, não nos cabe procurar desculpas para justificar nenhum pecado. Mas é nossa responsabilidade buscar o meio de vencer a tentação. (1 Coríntios 6:9-10). Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus... Ele exige que aprendamos a nos dominar para negar nossos desejos pecaminosos e para aceitar os limites que ele colocou ao nosso comportamento (2 Pedro 1:6; Gálatas 5:23). Este é o princípio que tem que ser aplicado aos desejos que sentimos. A condenação não é um castigo de Deus, e sim uma escolha nossa, quando deixamos de ouvir e obedecer A Deus para seguir os conselhos de homens e os conselhos do diabo. Além disso, está escrito na Bíblia que todos pecaram e destituídos estão da gloria de Deus, todos!

Mas com esperança em Cristo há salvação quando em amá-lo passamos a seguir os Seus mandamentos. Ou será que devemos estar em “igreja”, religião, grupo pra ser mais aceitável para Deus do que ser fiel a seu Evangelho falando, vivendo ou compartilhando em todo lugar? 

Desculpas têm de graça, e quantas segundas chances você quer pra mudar?

Tudo bem que a perfeição não é humana, mas permaneça nessa de esperar algo cair do céu pra ver o que acontece... Ninguém merece!

fotos

tom caet