17/11/2016

O nosso ego


Existem pessoas que almejam a aprovação seja de Deus ou a aprovação de outras pessoas acerca de si e suas atitudes, aparências...  Em todos os tempos sempre houve uma preocupação excessiva com isso – um forte sinal de que o ego tem centralidade na vida da pessoa, porém, o objetivo da vida é expressar a toda e suficiente dignidade e grandeza de estar e não ser conforme deseja o nosso ego.

Lamentavelmente todas as gerações provavelmente foram, são e irá além da ação, aparência e do caráter, diminuir a grandeza e os triunfos da vida. E todos os seres vivos passam por duas etapas distintas nela: o nascimento, que é quando ela começa; e a morte, quando ela se encerra. Mas certamente a pior fase é viver entrando e saindo dos conflitos do ego a todo o momento. A maioria das pessoas fica perdida e sem direção, sem ideia da verdadeira felicidade.  Então, o que devemos fazer para que se entre e saia da loucura da vida sem cair nas garras da egolatria?

Logicamente não há uma formula a especificar, mas podemos parar de expor tudo o que fazemos, sentimos, esperamos e quem sabe, frear a língua em certos assuntos com qualquer um. Isso tem causado tanta vergonha, confusão, medo e até entorpecido vidas sobre determinados assuntos tipo: profanação do relacionamento sexual, analfabetismo, drogas em geral, idolatria, prostituição, doenças, etc., portanto, devemos tomar cuidado com comprometimento com o nosso ego. Senão ele vai bater o tempo todo, pois ele é habilidoso no negócio do engano. E o pior, ele se opõe a fé.

Também temos que ter um cuidado com afirmações de autossuficiência dela (fé)! Foi assim que Pedro se encontrava quando disse: “Senhor, estou pronto a ir contigo até à prisão e à morte”, mas ele não estava preparado para o que estava por vir e, negou o seu Senhor e a fé obviamente.  Ao menos o ego em sua função reguladora, ajuda a manter a integridade e a saúde mental, mediando às pressões do superego e do id, empregando em nós os mecanismos de defesa, a fim de dissociar-se de impulsos e afetos sentidos como perigosos, conflituosos. Porém, esses mecanismos de defesa podem ser encontrados em indivíduos saudáveis, mas, sua presença excessiva é, vias de regra, uma indicação de possíveis sintomas neuróticos.

O que nos remete a atentar as pessoas que dizem: eu sou...  Porque todos nós colecionamos emoções preferidas e alguns colecionam emoções positivas, ora de bondade, alegria, amor, ora emoções negativas: de vergonha, raiva, culpa. Por esse motivo, o ego vai diz sempre para não confiar em ninguém, porque ele quer a pessoa de um lado só.


Agora é a sua oportunidade de mostrar que ele não tem autoridade sobre sua vida. É importante destacar que tais mecanismos são inconscientes cujas pessoas não os adotam por uma decisão racional e consciente. Recomendo que busque a fé em Deus, Jesus e na Palavra. Eles te canalizam para outras finalidades que são moral e socialmente aceitáveis e valorizadas, por exemplo: atividades altruísticas e solidárias, sociais, etc. É uma defesa saudável e bem sucedida, responsável pelo desenvolvimento, pela civilização. Não se trata de uma compensação, de um deslocamento, mas de obter prazer através de atividades positivas e criativas... 

Mas a decisão é sua!

fotos

tom caet