26/11/2016

Pessoas orgulhosas sofrem?


Embora haja pessoas que passam por maus momentos na vida social por causa de seu caráter autoritário e arredio, acredito que poucas entendem que o seu orgulho não é algo tão natural...  Afinal, quem não foi ou é orgulhoso em determinado momento da vida? Será que você não está sendo uma pessoa orgulhosa agora?

Independente se sua resposta, eu acredito que este tipo de sentimento decorre das pessoas que devido suas conquistas materiais, intelectual e espiritual, se consideram imutáveis e inatingíveis. Por exemplo, você estuda muito e vai super bem em uma prova porque espera ser admirado e assim estar à altura da avaliação de seu professor, ou seja, dá mais de si para receber o elogio ou algo que o considere excepcional do que os outros.

Só que o orgulho é um sentimento de multifaces opostas e contraditórias cujo aspecto mais percebido é o uso da autoadmiração com algo positivo. Porque o orgulho também se relaciona com a inveja, a vaidade. Esta relação em geral, é pensada como autoestima - cuidado com o corpo, mas também, assim como orgulho, apresenta certa complexidade. Quero dizer que temos que saber reconhecer que tanto as responsabilidades como as conquistas recaem sobre a imagem do indivíduo que se orgulha positiva e negativamente. De modo positivo, por exemplo: a expressão “estou muito orgulhoso de ti por ter feito isso”, está ligando à admiração pelo feito à conquista - pela capacidade de realizar. E negativamente, porque não podemos dizer que este tipo de sentimento ajuda nas relações sociais quando fazem com que as pessoas se esforcem demais para atingir o máximo de seu potencial só porque alguém conseguiu.... E o que eram para gente somar, acaba assumindo despertando as lamúrias, irritação, críticas destrutivas, tristeza nas pessoas invejosas e vaidosas. 

Ser orgulhoso causa GRANDE confusão entre quem admira e quem é admirado. Ele cria no inconsciente a polaridade entre sentimentos. E o efeito de tudo isto está na manutenção do rancor, pela briga ou pelo desentendimento, já que a pessoa não pode abaixar se rebaixar, prefere manter-se orgulhoso, pois para ela, reconhecer significaria ser fraco ou significaria que a outra pessoa é quem tem a razão. Realmente o orgulho é prejudicial demais, mas felizmente tudo tem um limite!

Já que falamos mais do que acontece na prática do que teorias, podemos avaliar se o nosso sentimento é útil ou inútil, se faz bem ou mal e porque motivo se é tão orgulhoso. Recomendo que comecemos a mudar, e buscar conhecer os nossos mecanismos internos. No caso do orgulho, podemos pensar na humildade, no amor, na compaixão. Afinal, as pessoas orgulhosas também sofrem?


Respondo que sim porque quem constrói algo se auto admira de ter chegado tão longe, normalmente esse sentimento será mais próximo do orgulho, pelo fato de terem saído do nada ... e conquistado tudo ou quase.

fotos

tom caet