17/03/2017

IDIOTA ÚTIL




Temos vistos muitos estudantes e professores universitários, ativistas sexuais, ambientalistas radicais, líderes de movimentos raciais, religiosos e políticos entre outros, à frente com propagandas de movimentos ou manifestações em todos os países apoderados pelo câncer ideológico político/religioso/social.

Não importa se essas pessoas sejam socialistas ou comunistas ou liberais ou apartidários. Não mesmo! O que preocupa é o modo que elas defendem com unhas e dentes sua verdade absoluta ou o que lhes dizem pra ser... 

Dá medo ver esses ditos inteligentinhos,  gritando, apregoando suas benesses "sem piedade” conforme seus líderes instruíram por aí nas ruas e nas redes sociais. 
Talvez a maioria delas não consigam enxergar com seus próprios olhos a realidade à sua frente porque são idiotas uteis - no verdadeiro sentido do termo ou ignoram propositadamente a cultura e conhecimentos razoáveis dos outros acerca de alguma coisa por pura vaidade do tipo:

Mostrar seus diplomas e a universidade que frequentam; declarar que detestam extremos, mas vivem num meio termo consensual do tipo: em cima do muro, ou seja, são levemente covardes, ambiciosos cujo objetivo é o confronto com conforto (internet).

Espero que todos saibam que o termo "idiota útil" descreve pessoas que dão apoio a pessoas que cometem atrocidades em vários modos, como Lenin Stalin - os comunistas que olhavam para as pessoas com grande desprezo, mas que viam sua utilidade e usavam na disseminação da sua ideologia.

Além disso, o idiota útil apresenta uma informação parcial e  suficiente para saber como os outros ao seu redor devem pensar e viver as suas vidas.  Mas será que entendem o perigo que é tentar subverter a ordem social das coisas?

Porque muitos com o tempo  deixamos de ser úteis em nossos grupos, sendo assim, não percebem que poderão ser os primeiros a ser fisicamente eliminados pelas mesmas entidades, ideias e pessoas que eles defendem, enfim serão desacreditados... 

Invariavelmente, apesar desse termo  - idiota útil - referir-se a politica, ela não é exclusiva dos "progressistas" existentes por aí – mas a todos que se alinham com um movimento qualquer, que afirmam estar trabalhado para um "mundo melhor". 

Inclusive, todos temos tal ideia, porém nunca é tarde para mudar... Observar, descobrir, reconhecer ou aprender que somos enganados a todo tempo e vistos como um idiota útil de vez em quando. A não ser que goste de ser visto como papagaio de pirata-  que vive repetindo frases feitas e slogans ditos pelos outros idiotas úteis em geral.

Talvez eu não seja diferente de nenhum idiota útil ao acreditar que a desigualdade social poderá ser um dia vencida, e que todos viverão de mãos dadas observando um eterno e pacífico pôr do sol.… ah, isso é verdade, mas não acredito que isso aconteça nesse plano terrestre como muitos querem, não nesse! é claro!

fotos

tom caet