24/03/2017

Fariseus e seus olhos de julgamento


Como cristão, sempre procuro me basear na Palavra de Deus, que é nosso manual de fé e prática, com isso, espero que os leitores se ateiem ao que a Bíblia ensina a respeito de qualquer assunto que eu levanto. Inclusive, todos nós deveríamos estar atentos à palavra e não ao que o determinado “irmão” tem, fala ou faz com a fé....

Ao bom entender, digo que Deus julgará qualquer pessoa que se perder, e se afastar dos caminhos Dele, ainda assim, Ele o Senhor, não nos tem virado as costas como muitos tem feito com o próximo. Por qual motivo, deveríamos crer em quem se diz convertido tendo atitude de alguém não convertido?

Particularmente, conheço pessoas que estão com o dom enterrado e não percebem acerca de virar as costas a...  Certamente, a maioria delas que  levam adiante essa ideia, não devem saber levar a alegria as pessoas e por causa dos seus achismos, perdem a oportunidade de ganhar almas pra Jesus por enganar-se com os próprios olhos e entendimento,  e a maioria esquece que o que os incomoda nos outros, talvez incomode os outros também acerca deles.... E ao invés de insistirem em andar tão preocupados em procurar coisas para julgar,  apontar e para acusar os outros, deveriam evitar o escandalizar...

Porque Cristo disse que os escândalos sempre aconteceriam, e que devíamos nos esforçar para que não viessem através de nós, porque Ele mesmo escandalizou inúmeras pessoas.

Caso não se lembre, digo que Jesus escandalizou em Mateus 15.12-14 quando acercando-se dele os seus discípulos, disseram-lhe: Sabia que os fariseus, ouvindo essas palavras suas se escandalizaram? Daí Ele respondeu: Toda a planta, que meu Pai celestial não plantou, será arrancada. Deixai-os; são condutores cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova.

Com base neste comportamento de Cristo, gostaria que os “irmãos” fizessem suas conclusões na Bíblia, sem esquecer que ela é composta por mais de trinta mil versículos, sendo assim, suponho que afirme convictamente que jamais cometeu algum escândalo!

Pessoalmente não considero alguém que resolve do nada virar as costas pra mim, minhas ideias e ações. 
Não devo lidar com  quem  acha ter o direito de dizer quem  é ou não convertido e de forma pessoal usar Amós 3:3...

Em relação a mim, digo que tome cuidado, pois eu também posso ter virado as costas por causa da cegueira, ambição e falsidade de muitos.

Uma coisa é certa, quem não tem convivência diária suficiente com uma pessoa não deve virar as costas pra ela, e se tiver que virar as costas, que seja para o diabo; para a vaidade; mentira, prostituição, falsidade, idolatria.... Lembre-se que só a Palavra nos diz se estamos certos ou não, porque:

Em primeiro lugar, uma pessoa conectada a Cristo não insulta a outra por causa de uma análise carnal – falo da bíblia. O Espirito Santo ensina com amor e muito menos vira as costas para alguém por pensar ou agir diferente....

Em segundo lugar quem realmente discerne espiritualmente, costuma ver o que está errado tanto em nós mesmos, quanto na pessoa, inclusive, se não houvesse essa análise racional não haveria o porquê de orar por ela  ou seguir os ensinamentos bíblicos.

Em terceiro lugar, não confunda avaliar com escandalizar, pois de acordo com a bíblia, se o teu olho direito te escandalizar (te levar a pecar), arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno”. Mateus 5.29. Portanto, digo que você tenha calma nas palavras e atitude com algum “irmão”, porque assim como eu posso errar aqui na minha análise, você também pode estar errado no seu canto aí!

Agora, se for possível, tente imaginar um dado irmão interpretando erroneamente um princípio bíblico querendo tudo do seu jeito e exigindo que a gente se adapte àquilo que pensa, certamente estaremos nos conformando com ele, sendo coniventes e agindo ao contrário de Jesus, que confrontava estes erros, gerando escândalos!

Por outro lado, digo que se não aceitarmos as diferenças entre os irmãos e exigirmos que todos se adaptem às nossas preferências, seremos imaturos, egoístas e individualistas, e se todos se adaptarem as nossas exigências, em vez de confrontá-las, todos estaremos cultivando estas mesmas manias. Portanto, se alguém acha que pode “virar as costas” para alguém, se esquece de que nem sempre iremos agradar a todos!  

Por favor, não vire as costas a ninguém..., Jesus também não agradou a todos! E a Bíblia deixa bem claro o retrocesso de quem tem essa atitude má, e amarga - e tem consequências horrorosas!

Não esqueça que  o nosso Deus tem prazer em usar coisas ... ele também Diz que gosta de atos doidos, inexplicáveis, executados por intermédio de pessoas aparentemente desprezíveis, para confundir aqueles que se exaltam e se consideram sábios aos seus próprios olhos, e em Sua Palavra, gosta de usar pessoas que ninguém “dá nada”, a fim de “zoar” os que se consideram os bons em tudo...

Enfim, Deus não disse que iria nos livrar de todos os problemáticos, mas, ele sempre deixou claro que livrar-nos-ia "dos problemas", e em meio às lutas, o que é bem diferente!

Em Jesus, digo que jamais pretendi pedir, pensar ou esperar algum reconhecimento de alguém que não me convence... só o Senhor me satisfaz! ... Perguntaram a Jesus se ele sabia que os fariseus, ouvindo suas palavras, se escandalizaram? Ele, porém, respondendo, disse:

Toda a planta, que meu Pai celestial não plantou, será arrancada. Deixai-os; são condutores cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova. ” Mateus 15.11-14

fotos

tom caet