22/05/2017

não sou um ansioso!





Algo tão simples e decisivo seria para mim, que quando estivesse triste, parasse de escrever a melancolia sentida reticentemente acerca da vida, mas não consigo por um ponto final onde as palavras querem continuar a falar.... Será que estou ou sou ansioso!

Muita gente fala que é ansiosa e não escuta o que ela mesmo diz... E você? Você escuta o que você diz? Você percebe o que você diz?

Não sou do tipo de pessoa que toma ansiolítico medicamentoso que vicia ou solta um palavrão para reduzir a minha ansiedade, não “sou” ansioso por natureza como muitos afirmam por aí, prefiro dizer que “estou” carregando a ânsia humana de fazer, esperar alguma coisa acontecer fora do tempo...

A minha ansiedade é ânsia pela vida, e já que todo mundo é ansioso e usa algum tipo de ansiolítico como desculpa para reduzir sua ansiedade, ainda que seu uso vicia, há os que preferem mascarar o que sente, ora botando para fora os problemas, ora botando para dentro e isso só satisfaz a manter a ansiedade ....

Acho que no fundo todos sabemos que é a ânsia prejudica a maneira de avançar..., pois a ansiedade sobrevive da monotonia de passarmos com medo da saudade, de experimentarmos o novo, do saber sem pestanejar, do desastroso relacionamento incerto e do velho sentimento antigo ou recente que é a felicidade incerta. E ansiedade nos tira a maturidade boa, a serenidade do olhar, a tranquilidade de viver.

Realmente a ansiedade é uma bosta, ela te engole, te corta, e te cega, mas te aproxima do vazio final da conformação que é a falta de fé.

Eu preferiria que você entendesse que a falta de fé te tira a visão do amanhã, pois com ela não é tarde demais para acordar, nem para se atrasar, nem para dar aquela mergulhada no mar, comprar, trabalhar, amar..., e com todas as loucuras que criamos se é para ficar ansioso, que não seja fingindo tê-la ou que não a conhece. Nem todos sabem o que sentem, mas todos têm medo das coisas que ainda nem aconteceram, sendo assim, que não seja:

Em primeiro, um ansioso cego as próprias certezas, ou que reveja se essas “certezas” levam as situações que nem sempre são adequadas a vida.

Em segundo lugar, que não seja um ansioso falso com as pessoas legais ao redor, trocando-as por falsos conselheiros profissionais, que só querem satisfazer seus próprios interesses.

E por fim, a única coisa para nos livramos da ansiedade seria orar a Deus! Pois o grande antídoto para a ansiedade é ir a Ele em oração.  Porque nada é grande demais para Ele segurar, e nada é muito pequeno para escapar de sua atenção!

Certa vez, alguém disse: "As preocupações nunca eliminam as dores do futuro, mas acabam com o poder do presente." Com preocupações não podemos prolongar nossa vida (Mt 6.27). Foi o próprio Senhor Jesus que nos disse: "Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida... vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas" (Mt 6.27 e 32b).

Também não queira fazer nada se acaso nenhuma opinião religiosa mude a sua mente, e não use “não acredito” como sua melhor desculpa para o externar seu conhecimento, inclusive, essa é a coisa mais idiota, que um ansioso pode ter: orgulho de ter conhecimento, algo que só serve para levar a gente para longe dele... e principalmente, não seja disperso para entender que tem pássaro que voa e não volta, folhas que caem da arvore e apodrece, sementes que não germinam, e a vida sempre continua.... Então não seja um ansioso idiota apesar dos pesares e, não espere chegar ao nível de ser um idiota por completo!
Bom, como conclusão desta reticente história, eu destaco a minha vida comum, tal como a conheço e desejo manter diariamente que é: ser um bom pai, um bom avô, um bom amigo, um bom profissional, e não um “ser” um ansioso inválido!

Em relação as perguntas no início do texto, com certeza, tudo pode ser respondido, a questão é querer responder, mas para querer, tem que saber. Então, onde está o saber?

Tem que procurar dentro de você que é o primeiro lugar!



fotos

tom caet