23/05/2017

Opinião:

 manipulação disfarçada de liberdade


Realmente não sei se conseguiríamos salvar uma vida literalmente, mas podemos salva-lo de momentos ruins.  Podemos doar sangue, medula óssea, trabalho voluntário, doar nosso tempo e atenção, doar algo que não usamos (roupas, calçados, livros etc.), mas até quando guardaremos a nossa fé só para criticar, oprimir e mostraremos as nossas opiniões, atitudes só para agradar o nosso ego?

Sinceridade é uma virtude, mas há certas horas que não devem ser verbalizadas.

Realmente não devemos fazer nada baseado em nossos próprios critérios e muito menos querer impor nossos valores humanos ou nossas convicções religiosas a uma sociedade livre, já que Deus respeita a liberdade de escolha do ser que ELE criou, mas se somos alvo do seu amor e motivo da morte de seu filho, quem somos nós para proibir ou condenar as pessoas em suas decisões? 

Também não podemos atropelar ninguém com nossas boas intenções! Boa intenção deve ser acompanhada de um real interesse pelo outro, pelo que o outro quer, pelo o que ele precisa. Mas muita ajuda, infelizmente, mesmo transbordando de boas intenções, não são tão eficazes quando achamos o que é melhor para a vida da outra pessoa, sem pergunta-la... E se a nossa atitude só leva em conta o que consideramos melhor para ela, então não é ajuda, é manipulação, portanto, precisamos nos orientar pelas palavras do Mestre que disse:

"Não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita" (Mateus 6:3). E se levarmos a sério essa mensagem, perceberemos a nossa dificuldade em cooperar, contribuir e ajudar alguém, seja em palavra ou em obras, sem contar que o ajudado um dia poderá se virar contra a gente.... Pois o ingrato é sempre injusto, mas o grato é filho da Graça.

Jesus disse (João 13:18) “Não falo de todas vós; eu bem sei os que tenho escolhido; mas para que se cumpra a Escritura: o que come o pão comigo, levantou contra mim o seu calcanhar. ” O Senhor se referia ao traidor, Judas. Assim, a ingratidão é um risco para todo aquele que estiver disposto amar o próximo como a ti mesmo. Apesar disso, o caminho para o futuro não é encontrado aleatoriamente, mas construído progressivamente... devo lembrar que precisamos ler a bíblia para entender o que significa ser cristão. Qualquer um que queira debater ou falar sobre o Cristianismo, seja para concordar com ou criticar, deve lê-la com sabedoria.

“Nós lhes tocamos flauta, mas vocês não dançaram; cantamos um lamento, mas vocês não se entristeceram”. Pois veio João, que jejua e não bebe vinho, e dizem: “Ele tem demônio”. Veio o Filho do homem comendo e bebendo, e dizem: “Aí está um comilão e beberrão, amigo de publicanos e “pecadores”. Mas a sabedoria é comprovada pelas obras que a acompanham. Mateus capítulo 11, versículos 16 a 19. Devo lembrar que o ponto de partida para reacender a compaixão é lembrar-se do que Deus pensa a seu respeito. Temos a força e temos o amor. O que nos falta?

Falta-nos moderação para pôr o poder e o amor em ação. E ser moderado é controlar as emoções, quando devem ser controladas, e, quando devem ser liberadas. Ser equilibrado capaz de caminhar por entre os extremos que Deus nos dá para discernir de modo a poder decidir e falar com prudência e sem precipitação do amor de Deus. Essa é a missão que temos, todos os dias: falar do amor de DEUS. Falar do consolador que está conosco. Falar que mais ninguém ou coisa alguma pode tomar o lugar de Jesus Cristo em nossas vidas.

fotos

tom caet