24/09/2017

Mau caráter



Todos somos capazes de passar por cima de qualquer um apenas para satisfazer nossos próprios interesses. Mas ao contrário do que pensamos, ou nos dizem, não somos loucos, nem mesmo apresentamos qualquer tipo de desorientação, o que somos na verdade é mau caráter.

Caráter é uma qualidade ou defeito que determina a nossa conduta e moralidade... expõe a firmeza e coerência das nossas ações, valores e perseverança, enfim, é um feitio moral do nosso procedimento e comportamento ligado as características e traços relativos à maneira de agir e de reagir dentro de um grupo determinado.

Você sabia:

Que Moisés, o mesmo homem que abriu o mar vermelho e libertou o povo do Egito, foi assassino e tinha tanto medo de falar em público que Deus teve que mandar o irmão dele, Arão, para ser seu porta-voz?

Que Sansão, o mesmo das histórias que você escutava quando criança, tinha incontáveis problemas?

Que Davi, o grande Rei, aquele que derrotou o gigante Golias, foi adúltero e assassino?

Agora vamos pensar em Noé: O cara por meio da fé quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Depois condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé” (Hb 11:7). Imagine o quanto ele sofreu de humilhações e julgamentos.

Certamente, eles eram homens, como você e eu, e que tinham a insegurança, descontrole, resistência de estar sob autoridade divina e esgotamento. Diante de tudo isso, se coloque por um instante no lugar das pessoas com quem você convive. Agora responda: quando elas olham para você, o que elas veem? Ou você facilmente “se camufla”?

Embora a maioria das pessoas sempre questionam as situações, as mudanças e analises são pra todos e se existem vazios é porque nem todos se preocupam em preenche-los. Talvez por isso as pessoas sempre aceitam tudo considerado “normal” na vida e assim nunca vão além; não se questionam, não se auto avaliam, se contentam em apenas receber as informações sem filtrá-las..., no entanto, em relação à conduta numa roda social, a maioria demonstra sinais de certa imaturidade, devido à falta de capacidade de assumir as próprias responsabilidades.

Sim, somos irresponsáveis e infelizmente há entre nós muita gente tola que cai nas armadilhas da “pseudo-intelectualidade”, dos que se dizem bons, autossuficientes e que nunca mentem no que fazem entre outras coisas...

Sei não, parece que essas pessoas que buscam nas reflexões, fantasias, querem apenas mostrar e influenciar as outras a pensar que elas mesmas ou terceiros são ou não as melhores em alguma coisa... no entanto, acredito que elas estão cheias de distúrbios ao achar que podem se relacionar carregando em si tamanha falta de caráter, com isso acabam jogando o motivo de suas depressões, ilusões, frustrações medo e inveja uns nos outros... mas cá entre  nós, quem de alguma forma não está inserido em algum problema ou em assuntos variados acerca do mau caráter?

 Segundo consta em nossa psiquê, todos e por tal motivo devemos lutar sempre contra as nossas imperfeições tendo como referência o bem-estar comum, pois fazendo isso, estaremos no caminho da paz interior e social. Porém a falta de caráter repetidamente tem acabado com a responsabilidade de assumir os próprios erros, atribuindo aos outros o que deveriam ser assumidos pessoalmente, principalmente, no que se refere às quebras de regras sociais e  infringimento frequente das leis.  

Infelizmente, errar faz parte do desenvolvimento humano e é graças aos erros que muitas de nossas aprendizagens evoluem, e apesar das falhas de caráter serem características naturais do ser humano, errar ou acertar, estão relacionadas com a consciência de querer buscar uma sincera mudança. Sei que há casos e casos. E não podemos generalizar, pois a cada insistência em permanecer ao lado de uma promiscuidade, um desdém, uma cobrança por uma atitude ocorrida ou uma falta de atitude qualquer, todos devem ser perfeitamente entendidos, suportado e respeitado. Recomendo que você faça pelo próximo o que o mundo não faz por você. Seja antimesquinhez.

Na terra, não raro, não existe cura para tudo, mas existe gente que vai assumir a sua verdadeira responsabilidade, ou que quer conseguir resolver determinado situação... Vai depender de cada um querer mudar. Mas, não dá para não se iludir, nem ser frio, calculista, insensível, inescrupuloso, transgressor de regras sociais e absolutamente constrangedor ou julgador moral de uma hora para outra. Ainda que todos saibam exatamente o que estão fazendo. Por isso aproveite! Aproveite para aprender sobre a generosidade das palavras e dos sentimentos. Distribua alegria e sorrisos e abraços e deixe de ser mau caráter!  ou então seja um louco de verdade! Deus está vendo... rsrsrs




fotos

tom caet