26/10/2017

e você sabe com quem está falando?




Em certas religiões há muitas pessoas crentes sensíveis, educadas e aconselhadas, mas a arrogância religiosa é mutável. Porque existem os extremos narcisistas, arrogantes, mal-educados, cujo nariz empinado (altivez), é a característica que se destaca mais. O fato foi que o mundo protestante cunhou o termo evangélico para esses últimos anos, o que acabou respingado em todos, demonstrado em um número bem considerável. Mas é comum ver o religioso ser arrogante ou, quando não, devoto demais, distante e pretensioso. Mas é a Arrogância, filha do orgulho, irmã da soberba, prima da altivez, amiga da vanglória e parceira da ostentação (tudo a mesma coisa) que se destaca.... ela é um sentimento que caracteriza pela falta de humildade. O religioso finge-se de humilde; não aceitar o erro; enfim, não pede desculpas quando erra.

Diz a ciência que somos indivíduos singulares entre outros 6,8 bilhões de seres humanos que compõem uma única espécie entre outras 3 milhões já classificadas, que vivemos num Planeta que gira em torno da Estrela Sol, que é uma Estrelinha entre outras 100 bilhões de Estrelas compondo uma única Galáxia entre outras 200 bilhões de Galáxias num dos Universos possíveis. Mas tem muitos que pensam que Deus fez tudo isso em prol delas, seja com o dinheiro que detêm, ou com o sotaque que usam, a religião que pratica, o cargo que ocupam ou a cor da pele que têm, etc..., E quem disse que temos que engolir todas as coisas de quem diz: você sabe com quem está falando?

Por certo que todas as vezes que alguém chega até mim e me faz essa pergunta eu evito conversar...  T.S. Eliot afirmou que “a maior parte do problema no mundo é causada por pessoas que querem ser importantes.” Também não é à toa que está escrito num texto judaico que “a arrogância é o reino – sem a coroa.”

Realmente tem gente que diz que o único lugar bom para nascer é onde ele nasceu. E que a sua religião é a melhor de todas, e que o seu sotaque é o mais correto, etc. É claro que todo mundo tem o direito de expressar sua opinião e pensamentos, mas é incrivelmente ingênuo e tolo pensar que apenas uma maneira de pensar ou uma opinião é algum tipo de verdade universal. Infelizmente estas pessoas não sabem o valor do respeito e pouco compreendem que a paz começa pelo mesmo respeito.  Inclusive a maioria deve achar que Deus fez tudo só para que elas existissem e se esquecem de que o julgamento final será feito pela nossas ações e pelo que o nosso coração desejou ao próximo. Mas por que se age assim?

Acredito que já nos primeiros anos de vida todos nós nos deparamos com a realidade, com as interdições, com o Outro afetando nossos desejos, com as frustrações à onipotência. Objetivamente qualquer sujeito, na tenra infância, se constitui a partir do Ego Ideal – uma característica do narcisismo primário - quando o sentimento que pode tudo - o princípio do prazer, e o mundo está à disposição, sem restrições de algo pertencente à alma. Acho que reconhecer o medo de mudar pode ajudar de uma forma mais prática, porém, se você tem medo de elevador, por exemplo, nenhum profissional vai te ajudar a subir de andar a andar. Em cada andar você vai acabar percebendo que a sua ansiedade/medo é irracional e - teoricamente - vai se sair melhor quando entrar em um elevador. Então, independentemente do seu "problema", tudo vai depender de você.

E quanto ao princípio da realidade, substitua o pelo prazer da socialização daí poderá viver com o que tem de melhor, mas terá que enfrentar o mal-estar e o sofrimento como toda a humanidade também... Quer se trate da aflição do abandono, da humilhação ou da sufocação ligada à arrogância, quer esteja sempre na presença da angústia que confina com um terror, opressor, obsessão, histeria e os diferentes modos tudo faz parte do amadurecimento à idade adulta.  Lembre-se: nascemos sem lenço e sem documento...  infelizmente pra maioria dos religiosos, de fato, é muito difícil admitir a soberba e o orgulho, que são obstáculos terríveis e barreiras enormes para a operação e o agir do ESPÍRITO SANTO em nossas vidas.  Decida, confronte-se!



fotos

tom caet