08/11/2017

Glossofobia


Glossofobia é o medo que uma pessoa tem de falar em público ou palco. Nem é preciso dizer que isso pode levar a situações altamente embaraçosas. Elas experimentam algum grau de ansiedade antes de falar em eventos; no entanto, algumas delas simplesmente congelam antes de se apresentar em público. porém não importa quão desagradável possa ser elas podem ser incapazes de falar. A maioria pode sentir boca seca, começam a suar, tremer ou ter palpitações. Ataques de pânico caracterizados por sudorese ou tremores, Náuseas e vômitos em casos extremos. Rigidez nos músculos do pescoço e nas costas, Voz tensa e fraca ou trêmula. Além destes sintomas físicos, sintomas verbais e não verbais também podem se manifestar, como aumento da pressão arterial e frequência cardíaca.

A causa exata da Glossofobia é desconhecida, mas é provável que certos eventos traumáticos no passado quando criança ou mesmo já como adulto podem ter levado a esse medo de falar em público. Muitas vezes o indivíduo que lida com esta fobia pode evitar falar em público por tanto tempo que o que era uma ansiedade normal ansiedade normal, pode se transformar em um pânico quase incontrolável.

A maioria dos indivíduos que sofrem com o medo de falar em público também estão com pouca autoestima, esperam a perfeição em tudo que fazem, buscam a aprovação constante, ou esperam o fracasso. As pessoas com medo de falar em público tendem a tentar evitar essas situações completamente. É importante identificar os eventos da história de vida que possam ter contribuído para que a pessoa se sentisse inadequada e fragilizada numa situação social. Muitas vezes um evento recente reativa um sentimento antigo de inadequação, como o de ser alvo de crítica ou desprezo dos pais na infância.

A partir do aumento da capacidade de autogerenciamento e do esclarecimento dos sentimentos envolvidos na situação social temida, a pessoa consegue superar o sofrimento e a limitação trazida pela fobia social.
Há muitos remédios fitoterápicos e homeopáticos que podem ajudar a acalmar a ansiedade experimentada antes dos eventos que envolvem falar em público. Remédios de ervas, como erva-cidreira, lavanda e flor da paixão também podem ajudar a acalmar os nervos antes de um evento que exija falar em público.

Em caso de tratamento tradicional ou ortodoxo para Glossofobia, betabloqueadores podem ser prescritos para a ansiedade suave, controlando agitação ou tremor e também para diminuir a frequência cardíaca. Há várias restrições ao tomar estes medicamentos: deve-se especialmente falar com um médico sobre estes medicamentos quando se sofre de diabetes, depressão ou doenças cardíacas etc.

fotos

tom caet