15/11/2017

Palavras convencem, mas testemunho, arrastam...




De uns tempos para cá eu tenho feito um teste simples com os tais ungidos do Senhor. Hoje, os chamo pelo nome para ver como a eles reagem… O resultado é que a maioria deles demonstram grande desconforto e até me encaram com falta de respeito por eu não ter me referido a eles pelo título que possuem. Acredite, o que tem de gente que se ofende se não lhe chamarem pelo título eclesiástico! No mais, “Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes…”. Assim falou o apóstolo Paulo sobre o perfil dos homens nos últimos tempos. 2 Timóteo 3.1-2 e tem as expressões:

“Ah, esse é o meu jeito, e quem gostar de mim vai gostar desse jeito mesmo...”. e  Mostre-me um arrogante e lhe mostrarei um homem sem Deus que certamente demonstra o olhar altivo do arrogante, que é um dos defeitos que Deus mais detesta - como Salomão deixa claro em Provérbios 6.16-19. 

Mas é bom que todos saibam também que a arrogância é sinônimo de orgulho, altivez, soberba, prepotência... sendo esse um pecado tão grave que esquecemos que somos peregrinos em terra estrangeira, que somos apenas despenseiros e principalmente, somos todos simples servos.

Que não me tomem como arrogante… apesar de ter um monte de pessoas que se comunicam comigo e reconhecem o chamado de Deus na minha vida, poucas até hoje sabem qual minha “posição” ou “título” eclesiástico! Mas quando me perguntam, digo que não sou ministro do Evangelho e não me sinto muito à vontade para dizer que sim, e nem quero ser tratado por algum título religioso. Também não me escondo, apenas não faço disso minha bandeira. E aos que sabem, sempre peço que me chamem e tratem pelo nome, pois é o que verdadeiramente carrego!

Certamente, ninguém tem que provar nada ao próximo.  E crer ou não, não nos fazem melhores, apenas pessoas diferentes. O livre arbítrio está aí para isso, é Nossa obrigação respeitar o direito do próximo, sem ficar com essa palhaçada de "prova isso" "prova aquilo. E lá vou eu, aqui e ali falhando, mas sem falsa devoção como fazem os tais que se dizem cristãos, mas vivem enchendo a boca de julgamentos alheios. Entretanto como devo ser humilde e ao mesmo tempo me proteger contra esses que costumam fazer os outros de capachos? E qual é a medida da humildade?

confesso que mesmo antes de iniciar a minha caminhada com Cristo eu já era uma pessoa sincera demais e por vezes, verdadeira. Eu achava que era apenas uma característica da personalidade, mas ultimamente sendo participante na obra de DEUS, toda vez que alguém, seja um amigo ou parente se direciona a mim, como arrogante, pragmático e que gosta de brigar... fujo... isso porque eu já havia reconhecido que eu precisava mudar, fugir desses que infelizmente insistem em ficar com essa ideia de julgar.

Ainda não consigo me conter totalmente, mas hoje não falo tanto, apenas me afasto. Se eu não me engano tem uma frase que diz o seguinte: “Palavras convencem, mas testemunho, arrastam “. E nesse lema, tenho absoluta certeza de que se eu conseguir mudar o meu modo arrogante de ser, serei mais feliz e farei as pessoas mais felizes e poderei pregar realmente os ensinamentos de Cristo.

O primeiro passo é abandonar um erro é perceber que se está errando. Se esse passo você já deu, agora precisa tornar ela consequente, ou seja, que ela gere mudança. Pois uma vez convertido, temos que procurar acertar, o que não é muito fácil ser humilde convivendo com tanta gente hipócrita e religiosa. Nas persevere! Inclusive, não se esqueça de perseguir o que é certo (Jesus), e escreva literalmente em letras garrafais o que é errado, e tenha vergonha de ser o maior culpado pelas más maneiras. Nossa obrigação é só respeitar o direito do próximo, sem ficar com essa palhaçada de "prova isso" "prova aquilo". Sendo assim, não tenha medo de ser arrogante, ou de ter atitudes de arrogante, nem de ser visto de tal modo pelo nosso Senhor, no entanto, se sinta muito mal pelas vezes em que julga ser superior aos outros. Porque não somos nada, e quando damos conta disso, sentimos diminuído demais... Entretanto devo mais uma vez tocar na sua ferida... porque a minha razão aceita tudo, mas o meu espírito está submisso a voz do criador”:

E por fim, não deixe esse pensamento de que “eu não tenho jeito” te ancore no erro: todo mundo tem jeito. Veja o próprio Paulo, um assassino de cristãos que se tornou um dos maiores dentre nós. Veja Zaqueu. Madalena. Maria, irmã de Lázaro. Veja quantos e quantos cristãos ao longo dos séculos que se abriram para a graça do Senhor e foram transformados. Agostinho, um devasso, que virou um dos principais teólogos de nossa história. Lutero, que reformou a mente a ponto de mudar a história do mundo. Quantos exemplos! E você não é pior do que ninguém. Você não é pior do que o apóstolo Paulo, que era um pecador, soberbo e que fazia o mal que não queria fazer. Paulo diz em Rm 12.2 que para cumprirmos a vontade de Deus precisamos renovar a nossa mente, ou seja: repensar dia após dia. Uma atitude após a outra. Uma situação após a outra. Um acerto após o outro. 

E assim verá que, tomando uma atitude acertada após a outra, você não terá de se esforçar para convencer ninguém de que mudou. Eu espero em nome de Jesus que todos nós consigamos desvincular do nosso meio alguém que se considera ser do Evangelho e que tenha postura tão arrogante. Pois é muito triste e lamentável ver e conviver com a situação de muitos “cristãos” que agem desse modo ultimamente.

Mudando, você brilhará e as pessoas enxergarão o brilho em tua vida. Porque a luz não se esforça para brilhar, ela apenas brilha.


fotos

tom caet