06/12/2017

compartilhando amor


A essência de todas as pessoas que verdadeiramente querem ser fortes é nunca desistir. E ser forte não significa ter mais força e sim, ter menos necessidade de usa-la.... ser tolerante!

Há quem nos valoriza por isso. Mas há também aquelas que que te tiram esse valor, e o pior são os que menosprezam o que somos, conquistamos e essas pessoas são a nossa derrota. Assim sendo, não percamos tempo com elas, e procuremos a companhia daquelas que podem conseguir nos levantar quando cairmos. Lembrando que até os mais fortes fracassam, e os mais jovens ficam cansados. Mas pouco querem manter o otimismo na sua mente e valorizar um sorriso ou um momento especial. Por isso desejamos tanto!
Realmente os que vivem somente pelo desejo, sempre viverão em busca de realização material – que é a principal fonte de todas as suas preocupações e desesperanças todo o tempo, e isso afeta o emocional - que é a máxima da nossa ambição, nessa base, a maioria demostra solidão, falta de segurança... ficam cegas espiritualmente e por isso precisam preencher alguns vazios. Um deles seria tolerar, porque às vezes sentimos que não temos força para isso, que não seremos capazes de ultrapassar os desafios emocionais. Sentimentos até que não merecemos qualquer gênero de felicidade. Mas estamos errados! 
Conta uma lenda que, certa vez, Touro Bravo e Nuvem azul - índios Sioux - chegaram de mãos dadas à tenda do velho feiticeiro da tribo e pediram:
- Nós nos amamos e vamos nos casar. Mas nos amamos tanto que queremos um conselho que nos garanta ficar sempre juntos, que nos assegure estar um ao lado do outro até a morte. Há algo que possamos fazer?

E o velho, emocionado ao vê-los tão jovens, tão apaixonados e tão ansiosos por uma palavra, disse:
- Há o que possa ser feito, ainda que sejam tarefas muito difíceis. Tu linda Nuvem Azul, deves escalar o monte ao norte da aldeia apenas com uma rede, caçar o falcão mais vigoroso e trazê-lo aqui, com vida, até o terceiro dia depois da lua cheia. E tu, Touro Bravo, deves escalar a montanha do trono; lá em cima, encontrarás a mais brava de todas as águias. Somente com uma rede deverás apanhá-la, trazendo-a para mim viva!

Os jovens se abraçaram com ternura e logo partiram para cumprir a missão. No dia estabelecido, na frente da tenda do feiticeiro, os dois esperavam com as aves. O velho tirou-as dos sacos e constatou que eram verdadeiramente formosos exemplares dos animais que ele tinha pedido. E agora, o que faremos? Os jovens perguntaram.

-Peguem as aves e amarrem uma a outra pelos pés com essas fitas de couro. Quando estiverem amarradas, soltem-nas para que voem livres.

Eles fizeram o que lhes foi ordenado e soltaram os pássaros. A águia e o falcão tentaram voar, mas conseguiram apenas saltar pelo terreno. Minutos depois, irritadas pela impossibilidade do voo, as aves arremessaram-se uma contra a outra, bicando-se até se machucar. 

Então o velho disse:

-Jamais esqueçam o que estão vendo, esse é o meu conselho! Vocês são como a águia e o falcão. Se estiverem amarrados um ao outro, ainda que por amor, não só viverão arrastando-se como também, cedo ou tarde, começarão a machucar um ao outro.   E se quiserem que o amor entre vocês perdure, voem juntos, mas jamais amarrados, portanto, as vezes é necessário que se libere a pessoa que se ama para que ela possa voar com as próprias asas.

Deste modo, para alguém ser feliz no amor hoje, requer alguma realização de desejo pessoal e por mais difícil que pareça, isso tem sido o maior vilão de conquistarmos alguma coisa – o individualismo. Acontece que ao longo da nossa vida encontramos muitas pessoas tentando nos desencorajar de algum jeito acerca do amor...  certamente todo mundo tem o desejo de lutar até alcançar “certo” estado de contentamento e ficar de bem com vida todos os dias. Mas como Viver Juntos de quem é escravo dos seus próprios desejos e ainda não aprendeu a viver com pouco e que não aceita compartilhar tudo aquilo que a vida dá?

Particularmente, não as julgo por desejarem, pois considero que desejar alguma coisa na vida, seja algo bom ou ruim, não depende só dos caminhos que escolhemos seguir ou conquistar, mas do desejo de ser feliz e amar, afinal, o que seria de nós sem esses desejos?


fotos

tom caet