24/03/2019

Cegos espirituais



Que o mundo não salvo vive nas trevas, isso é um fato! Inclusive, ouvi certa vez que ainda se Deus quisesse se mostrar no céu, nem todos creriam Nele. Isso não deixa de ser uma verdade, como também é verdade o fato de podermos nos convencer de que eles são cegos espirituais. 

O cego espiritual só vê o aqui e agora; o comer, beber e ser feliz. A maioria afirmam: “Esta é a minha vida e eu vou fazer o que quiser”; Eu tenho apenas uma vida para viver, então eu vou aproveitar agora; Creio que há Deus, que há um céu para o qual eu vou quando morrer, embora não acredite na bíblia e que exista um inferno... Só que a compaixão de Cristo é maravilhosa e Deus se importa com aqueles rejeitados pela soberba humana e luta em encontrar e confortar e conduzir o homem cego. Por exemplo, quando Ele ouviu que certo homem havia sido excomungado da religião judaica, procurou por ele e fez a pergunta mais importante: "Você acredita no Filho do Homem?"

Essa é a pergunta típica que deve ser feita no meio não cristãos e até entre os alguns cristãos. Principalmente aos teólogos que pensam ser super espirituais já que ouvem Deus falar, entendem e ensinam a Sua Palavra, mas não conseguem ver espiritualmente como isso se aplica a eles próprios, embora insistam manter-se convictos. 

Em particular, se você quiser entender alguma coisa do que eles falam ou escrevem, você precisa ler, você precisa estudar, você precisa ouvir, você precisa abrir o entendimento.  A exemplo do profeta Ezequiel que teve a triste experiência de ouvir Deus dizer que as pessoas ouvem suas mensagens e pensam que ele é um grande orador, mas elas não mudarão. Em outras palavras, eles colocam a questão de tal maneira, para não estarem abertos a quaisquer outras respostas. 

 Esse cinismo, creio eu, é um câncer e um veneno. É um câncer e um veneno porque extinguirá qualquer luz que esteja em nosso coração, qualquer confiança que tenhamos em Deus e não Evangelho, parte do Espirito.

Esse cinismo teológico simplesmente envenena e nos deixa cegos espiritualmente a qualquer coisa que esteja realmente acontecendo. E nós tendemos a não apenas olhar para a maneira do próximo pensar, mas passamos a olhar todos dessa maneira, ou seja, tornamos meio negativos, desconfiados e envenenadores de quase tudo, e dizemos: Ah, ninguém é perfeito, sim, todo mundo faz...   ou faz melhor no meu lugar...quanto tanto cinismo!

 Antes de mais nada, temos que ser capazes de reconhecer essas coisas em nós mesmos. Se tivermos esse cinismo em nosso coração, nunca estaremos abertos à verdade, nunca estaremos abertos a esse amor e àquela luz que Deus quer nos dar. Ele tem que derramar seu Espírito Santo em um vaso limpo.

Assim, raramente saímos da zona de conforto para dizer que realmente não sabemos muito sobre a Bíblia, talvez devamos lê-la mais ou eu realmente admitir que nada sabemos sobre as coisas do Espirito e que devêssemos aprender e praticá-las em nossos corações e em nossas mentes. esquecemos do Espirito.

Penso que, infelizmente, muitos desses que usam demais o conhecimento e as noções preconcebidas da humanidade para explicar o Evangelho no intuito de aproximar, fazer conhecer e até ver Deus, se esquecem que Ele não é nada poético de dizer que fecha os olhos do Faraós modernos e endurecem seus corações como feito no Antigo Testamento.   
 
Isto é o que   diz a bíblia em 1 Coríntios 2: 14: A pessoa sem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, mas as considera loucura, e não pode entendê-las, porque elas são discernidas somente através do Espírito. 1 joão 1: 6-8 Se dissermos que temos comunhão com Ele, mas andarmos na escuridão, mentimos e não praticamos a verdade. 7 Mas, se andarmos na luz, como ele é a luz, temos comunhão uns com os outros e com o sangue de Jesus, que nos purifica de todo pecado. João 3: 19-Este é o veredicto: Luz veio ao mundo, mas as pessoas amavam as trevas em vez de luz, porque suas ações eram más.

Portanto, de nada adianta você ver o seu eu interior, o revelar o que sento no coração, mas manter a consciência espiritual escurecida.  
Sei que é o próprio Deus que produz a alegria, paz, justiça e salvação Dele em nós. O nosso papel é crer e pôr em prática tudo o que ele nos orienta em sua palavra. Ao nos convertermos em Cristo, Ele já nos abençoou com toda a sorte de bênçãos.  Assim diz o Senhor:

"Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis" (Ezequiel 36:26,27).

Então, isso é conosco. Nós temos a escolha, seja para ver a verdade e remover nossa cegueira, seja ouvindo a verdade e removendo nossa surdez.  

E você acredita no Filho do Homem?

fotos

tom caet