14/04/2021

2 Coríntios 12.9,10 - Já xingou alguém hoje?

 

 

Certamente, por conta das humilhações, como Paulo, devemos aprender que os humilhados serão exaltados e os exaltados serão humilhados. E quem está carregado de problemas; que já esgotou todas as forças e ficou exausto, desgastado com tanta aflição, tem dois experimentos a fazer:

Em primeiro lugar, você pode escolher os piores palavrões, e direcionar ao seu problema ou a alguma pessoa. Não se importando com o que aconteça. 

Em segundo lugar, você pode dobrar os teus joelhos, tornar-se fraco, humilde e confiar e entregar todos os teus problemas a Deus. Mas se puder, antes, leia 2 Coríntios 12:1-10 onde Paulo ensina por experiência própria que quando deixamos de lado o nosso saber, argumentos e poder e nos entregamos nas mãos do Senhor, Ele opera em nós. Lembrando que divinamente Paulo foi comissionado a proclamar a gloriosa e suficiente obra redentora de Jesus. Como também, lhe foi confiada grande revelação que através de suas escritas tornou conhecida a oferta gratuita da salvação pela graça a todos os que confiam em e esperam em Cristo.

Em terceiro lugar, você pode não se importar e achar que pode tudo naquele te fortalece.  Mas saiba que sem Deus, há possibilidade de fracasso  nasce do "complexo de superioridade". Porém, querer ser super-homem, super-crente, super-teologo, super-pastor, capaz de aguentar com tudo, Isto não é/vem/agrada Deus.

Enfim, é tempo de tomar consciência da própria vulnerabilidade, dar importância e pedir ajuda, apoio para suportar a debilidade. Pois quando alguém se entrega numa profunda autenticidade a Deus, dá espaço para Ele manifestar o bem através de nós. 

A exemplo dessa vulnerabilidade, a abertura ao conhecimento, através do fruto da árvore proibida, levou Adão e Eva à tomada de consciência da fragilidade [vergonha e medo]. desde então, ser frágil passou a fazer parte da condição humana. E reconhecer essa fraqueza já sinaliza o querer de Deus em fortalecer o homem.  

Infelizmente, ficou normal o habito de queixar e ver tudo pelo lado negativo. Porém, não basta pregar na escuridão sem precisar acender a luz ...

Com certeza,  Jesus é a luz! E você crente, sabe Ele disse que aqui neste mundo - está escrito – que teríamos aflições. E quando admitimos a nossa fraqueza, Ele nos torna fortes. "Podemos todas as coisas n'Aquele que nos fortalece" (Filipenses 4:13).  

Já pro o IDE é preciso ter um grande coração, cheio de compaixão pelo próximo. E temos o dever ter coragem e avançar sem negligenciar a fé, conhecimento e saúde. Contudo, para não ficarmos cheios de si, com tamanha glória destas grandes verdades, Deus nos dá, como deu a Paulo, o indescritível “espinho na carne,” que é um tipo de enfermidade física para nos frear. Conforme descrito em 2 Cor. 12:8:

 Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim”

Mas conforme o Senhor sabia o que era bom para Paulo, Ele também sabe o que é melhor para todos nós:

  “... A Minha graça te basta, porque o Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza ...” (Ver. 9).

Espero que você nunca desanime no meio das dificuldades de exercer o IDE. Pelo contrário, desejo que continue a cumprir com calma e mansidão seu chamado. Eu mesmo, vivo persuadido de que, sem olhar para Jesus, jamais conseguirei nada; e sei que a minha força está nele, ora para reconhecer meus erros e não o abandonar e ora pra me convencer de que ele prometeu que não nos abandonaria. Isso porque, no Reino de Deus, quem quer ganhar, perde, e quem não se importa em perder, ganha. Justamente o oposto das regras do mundo. E De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de meu Senhor. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então, é que sou forte. 2 Coríntios 12.9,10

fotos

tom caet