Jesus disse em Mateus 4:10: "Você deve adorar ao Senhor seu Deus e Ele só servirá."
Entendo que se adorarmos a Deus em espírito e em verdade, não precisamos adorar ninguém ou qualquer outra coisa. Qualquer coisa que adoramos, além de Deus, é um ídolo.
De acordo com o dicionário, um ídolo é "uma imagem usada como objeto ou instrumento de adoração".
Deus nos proíbe de fazer e adorar ídolos. Deus diz em Êxodo 20:4-5: "Você não deve fazer para si uma imagem esculpida, qualquer semelhança de qualquer coisa que esteja no céu acima, ou que está na terra abaixo, ou que está na água sob a terra; você não deve curvar-se a eles nem servi-los. Pois eu, o Senhor, seu Deus, sou um Deus ciumento."
Vemos que não devemos fazer qualquer imagem se é uma estátua ou qualquer semelhança de qualquer coisa no céu ou na terra para cultuá-los. Mas isso é feito hoje quando as pessoas adoram ícones. As pessoas se curvam e rezam para essas estátuas e pintam quadros, sejam eles a suposta semelhança de Maria, a mãe de Jesus ou uma das muitas outras pessoas mortas que são chamadas de santos. Isto está em desobediência direta ao comando de Deus.
Quando vejo pessoas se curvando, queimando velas, rezando e adorando uma imagem ícone de um santo, meu coração sangra por eles porque estão colocando suas almas em risco de serem perdidas. Somos avisados em colossenses 2:18: "Que ninguém te engane de sua recompensa, tendo prazer em falsa humildade e adorando anjos." Podemos perder nossa recompensa no céu se adorarmos alguém além de Deus. Ele é o único que adoramos porque Ele é um Deus ciumento. Deus não nos permitirá adorar ninguém além de Si mesmo. Revelações 21:8 nos diz que "os idólatras terão sua parte no lago que queima com fogo e enxofre, que é a segunda morte." Só devemos adorar a Deus e nossa adoração deve estar em espírito e na verdade se esperamos estar com Ele no céu quando esta vida acabar.

