31/03/2023

1 Coríntios 1:27 – Não deixe a loucura confundir o seu caráter

 


Deus escolhe os fracos e tolos?

Sim. E Certamente, como Paulo, eu sou um deles.   

Porque creio que ele não estava falando literalmente, em sua carta  que as pessoas crentes ou mais humildes  de conhecimento em outros lugares e épocas eram verdadeiramente tolas e fracas. Não é isso.

Eu por exemplo, muitas vezes fui chamado de arrogante, presunçoso, pragmático e até endemoniado. Mas a fala de meus acusadores claramente, simbolizavam mais o caráter deles e o quanto ambos éramos ignorantes no uso do evangelho:

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. (Mateus 11:29-30)

Também em Romanos 3:23 Deus nos mostra que só se levanta para ensinar aquele que se sentou para aprender. Portanto, para não os perder, Deus colocou pessoas que suportariam tais ofensas.

Se mesmo assim essa afirmação soar como fala presunçosa, que saiba que Deus chama para ter fé e crer na Sua Palavra, aqueles que por gratidão buscam ver a sabedoria neste ato de amor. Pois a sabedoria divina silencia o brilho da inteligência do ímpio, do filósofo, bem como do estudioso teólogo e do descrente sentado nos bancos das igrejas... A sabedoria de Deus desmantela a força dos pregadores inflados em seu em seus próprios egos.

Em 1 Coríntios 1:27 vemos a solicitação pra que não deixemos a loucura confundir o nosso caráter.  Mas que não permitamos que a loucura dos incautos afete o nosso caráter.

O apóstolo Paulo confirma que o nosso Senhor realmente escolhe as pessoas tolas e fracas. Por acaso, você já parou para pensar o motivo de Deus fazer isso?

A resposta mais simples é que Deus quer envergonhar quem se considera muito sábio ou forte suficiente na fé para criticar, duvidar de quem acredita que pode saber, conhecer sobre a divindade de Deus diferente da sua teologia.

Deus quer envergonhar esses “escribas” da atualidade que repetem as artimanhas dos antigos. São homens do prazer, preguiçosos que gostam de assistir os outros trabalhando. Gostam muito de ser reconhecido e cumprimentados devido sua posição nas igrejas. 

Que querem ser tratados com pomposidade e receber benefícios especiais do status e privilégio. Que fingem ajudar com falsas promessas as viúvas para roubá-las.  Que Para disfarçar fazem longas orações para se mostrar mais espirituais.  Na verdade, esses escribas devem estar bem longe de Deus porque suas orações são tão longas!

Enfim, os escribas representam para todos nós um contraste completo da figura de como um discípulo deveria viver – como um servo, como uma criança, como alguém carregando uma cruz. E tal qual os escribas, todos seremos punidos pela nossa postura com o próximo se não atentarmos ao que jesus disse: “

...” observem o que eles fazem, assim como o que eles dizem – e especialmente que nós deveríamos compreender o destino deles. Assim, quem se arrepende pode se aproximar novamente de Deus. A Bíblia diz que todos pecaram e ficaram separados de Deus (Romanos 3:23). E evite Também, dizer a seu irmão: 'Racá', pois será levado ao tribunal. E qualquer que disser: 'Louco!', também correrá o risco de ir para o fogo do inferno. Matheus 5,22

Esse é o castigo justo do pecado. O afastamento de Deus traz sofrimento e condenação, porque todo bem vem de Deus.

Espero que não você não seja um escriba, um crente cujo enfeite é exterior, mas sim, um cristão encoberto no coração, vestido num incorruptível trajo de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus. (1 Pedro 3:3-4)

 

fotos

tom caet