01/04/2023

Romanos 10:15: pregador ou perturbador?

 

Romanos 10:15:   pregador ou perturbador?

 


Jesus disse para buscarmos em primeiro lugar o Seu reino e a sua justiça. Certamente ele não falou que   todas as coisas seriam sobre comer, beber, vestir...  Não. Isso é fruto do nosso suor.

Creio que Ele está a nos dizer da anunciação do Seu Evangelho na terra, ou seja, enquanto fazermos tal missão, o calçado - que é velho não acabará. A roupa- mesmo usada, durará. O pão e a água nos sustentarão por um tempo, mas se mantivermos na dependência de Cristo, e se permanecermos fieis a Ele, calçaremos, vestiremos e comeremos o melhor mais adiante. Porque apesar de Deus nos provar em alguma circunstância, ele também nos honra.  Portanto, o mote basilar dessa missão está na obediência. Quando o obedecermos, a glória de Deus cerra os abismos:   

Certa vez, o profeta Elias disse que não choveria sobre a terra. E a partir do momento que ele disse, Deus secou as nuvens dos céus, lacrou as fontes de água.

Mentalmente, posso ver Deus através de Elias perguntando a Jezebel e Acabe que se quiserem tomar água, obedeçam ao Mim! Se querem ter seus pastos verdejantes? Obedeçam ao Seu Senhor!  Ou, se querem ter prosperidade, saúde e mais vida? Me obedeçam!

Realmente, enquanto não o obedecermos, Deus não irá ordenar a abertura das águas, nada acontecerá. Como Também não adiantará ficarmos a procura de um profeta que profetize o que   queremos ouvir, desejar ou necessitar.

Porque se Deus fechou a torneira de algo que pra nós é essencial, certamente é porque   não O obedecemos do jeito certo noutras situações. E nem pensemos retrucar baseado no nosso próprio entendimento ou orar incessantemente pra mostrar santidade a Ele! Porque só choverá quando Ele quiser.     

Vemos nos dias de hoje os céus cerrados - dentro de um contexto pessoal - a muitos de nós. Provavelmente, algo ligado a nossa rebeldia, a desobediência, ao escárnio, a falcatrua, a mentira, a falsidade, a soberba, a submissão terrena, enfim, de algo que temos, fazemos ou mantemos em nossas vidas e que não tem agradado ao nosso Deus.

 A verdade é que Deus não atende quem o quer, só pra ouvir o que quer. A torneira nas suas santas mãos está fechada pra quem é soberbo, baladeiro, amante, pinguço, intolerante e vaidoso, mundano e idolatra de todo tipo. Deus não atende quem trai seus princípios morais contido no Evangelho.

 Só que a enganadora Jezebel – a falsa sacerdotisa – não tem raiva de profetas ou de quem profetiza o que ela quer ouvir nos seus templos. Ela não está com raiva de quem está na mesma denominação de quem engana, dá calote e mente pros incautos. Tão pouco, ela não está com raiva de quem é beberrão, amante dos prazeres carnais ou com raiva de quem tem os olhos nas intimidades dos outros nas praias, ruas, trabalhos ou redes sociais.

Pelo contrário, Jezebel tem raiva de quem diz que casamento é entre um homem e uma mulher. Ela fica muito, muito brava quando alguém diz que não pode trocar de família, ter amante e cometer adultério. A falsa sacerdotisa   tem muita raiva de profeta que carrega a sã doutrina que fala a verdade nela contida, doa a quem doer.  Lembrando que ela fará perseguição a quem diz a verdade e contesta o mundanismo e se opõe a libertinagem... enfim, quem diz a verdade será   perseguido do   mesmo modo que Elias foi por Jezebel e Acabe após a profecia.

Além do mais, é preciso que a gente fuja dos crentes mornos. Aqueles que se amontoam em grupos  dos “mais ou menos”, “ deixa pra lá” “o mundo é assim”.

Hei, não se torne neutro, e não faça vista grossa pra poder ter seguidores, apoiadores ou protetores! Se assim o fizer, poderá até ser abraçado pelo mundo, mas com certeza será totalmente desprezado e vomitado por Deus.

O que quero dizer é que, o mundo vai te carregar nas costas e Deus vai te dar as costas. Porque Deus não tem comunhão, afinidade, empatia com quem comunga com o mundo nem com a prática   de pecado.

Como cristão, pregue a verdade, e a fale não pra se beneficiar da falsa paz que o mal/mundo pode lhe gerar, mas para alertar os que optam pela mídia, status e rosto nos cartazes.

Pregue pra que todos ouçam o alarido do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus que se ouvirão dos céus.

Então, vamos fazer a vontade de Deus? Mesmo que o perturbador nos xingue?

Caso não saiba quem perturba não é quem prega. Perturbador não é quem explicita a sã doutrina, mas é todo aquele que deixa os mandamentos e desacredita os que querem divulgar.   Perturbador é quem perturba quem prega a verdade, perturbador é quem está desviado da vontade de Deus e torce as verdades divinas no contexto do seu próprio entendimento. Perturbador é quem diz que não tem nada a ver   transar sem ser casado, abortar, curtir carnaval, se enlamear em maquiagens ou dizer a todos que tudo é de Deus sem discernimento do Espirito Santo. Perturbador é quem não prega mais sobre a compaixão, altruísmo e solidariedade ao próximo.

E pro pregador da verdade o apóstolo Paulo baseado em Isaías 52:7 escreveu  uma excepcional regra  em Romanos 10:15:   

“Quão formosos são os pés dos que anunciam o Evangelho” é uma declaração que fala sobre o glorioso ministério daqueles que proclamam a verdade de Deus que é a novidade  de salvação, ou seja, o Evangelho de Cristo.  

 E nos mais, se obedecermos e   fazermos o que Deus solicita, as nossas necessidades serão supridas no tempo que Ele quiser.

 

 

 

 

fotos

tom caet