30/03/2023

Mateus 10:41,42 - Não esteja preso a sua própria consciência!

 


Quem recebe um profeta por reconhecê-lo como profeta, receberá a recompensa de profeta; e quem recebe um justo por suas qualidades de justiça, receberá a recompensa de justo.  E quem der, mesmo que seja apenas um copo de água fria a um destes pequeninos, por ser este meu discípulo, com toda a certeza vos afirmo que de modo algum perderá a sua recompensa”. Mateus 10:41,42



Sabia que em muitos países ao redor do mundo, os cristãos enfrentam perseguição, detenção e tortura, simplesmente por seguir Jesus Cristo?

Infelizmente, há países cujos governos prendem, torturam e às vezes executam pessoas por causa de suas opiniões, quem são, no que acreditam ou como escolheram expressar suas convicções que são consideradas inaceitáveis. 

A Declaração Universal dos Direitos Humanos reafirma direitos iguais para homens e mulheres e afirma que todos têm direito a todos os direitos e liberdades nela estabelecidos, sem distinção de qualquer espécie. Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal (Artigo 3). Ninguém deve ser submetido a prisão, detenção ou exílio arbitrário (Artigo 9). Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião (artigo 18), à liberdade de opinião e expressão (artigo 19) e à liberdade de reunião e associação pacíficas (artigo 20).

Tal declaração por ser política não protege   o poder das pessoas de expressarem seus pontos de vista, ou seja, expressão pacífica de suas crenças. Países como Birmânia, China, Eritréia, Coréia do Norte, Paquistão e Vietnã, prendem e matam cristãos por causa de seu testemunho ativo.

Em Jo 17,   Jesus ora em favor dos discípulos. De forma maravilhosa ele inicia sua oração falando a respeito de sua missão pessoal e seu principal objetivo. Ele diz: 

“Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer” 

Ou seja, Ele tinha uma obra, uma missão, mas acima de tudo, o que estava em foco era a glorificação do Pai.

Prosseguindo na oração, ele passa a transmitir essa mesma responsabilidade para os demais, dizendo: 

“Assim como tu, pai me enviaste ao mundo, também eu os enviarei ao mundo”.

Assim foi feito pelos os apóstolos  -  que foram enviados com as mesmas prerrogativas, porém, a diferença é que a missão de Jesus envolvia a efetivação da obra da redenção em seu próprio corpo, já os de seus discípulos assumiriam a tarefa de anunciar a obra da redenção consumada por Ele   na cruz. 

Perceba que a cruz de Cristo é o ponto mais alto da promoção da glória de Deus no ministério missionary cristão. Por isso, cabe  a nós convertidos enquanto estivermos aqui, assumir a responsabilidade e o privilégio de dar continuidade a essa obra.  Mas antes do IDE, há algumas coisas que precisamos atentar:

Primeiramente, todos irão sofrer perseguições e a missão poderá   ser   interrompida por questões de saúde ou financeira; ou poderá estar preso num quarto pequenino sem poder se reclamar (mais do que o normal). Também será criticado por por não fazer amizades, entretanto, não importa o que aconteça, precisará lembrar a todo custo que é uma luz para os que estão sofrendo nas trevas da ignorância e no desespero.

Em segundo lugar, o desejo pela obra será o combustível que fará a diferença na vida do próximo. O desejo servirá para os envolver com as coisas do céu; com ele se poderá descobrir as maravilhadas de Deus e vislumbrar com o Seu grande poder. 

Tall qual ocorreu com o profeta Isaías, no cap. 6, ao se deparar com a grandiosidade e santidade de Deus. O Mesmo reconheceu o seu pecado, do pecado de seu povo e, ao mesmo tempo, despertou   para o envolvimento com a obra de Deus.

Enfim, desde o momento em que   colocamos literalmente o crachá de capelão internacional ou missionário, nos transformamos em esperança para as todas nações. Portanto, precisamos lembrar o quão somos especiais para este mundo, para nossa família, para os amigos e para o nosso Salvador. 

Além do mais, as escrituras ensinam que Deus nos conhece perfeitamente. Ele nos ama e não pode mentir. E Se tiver dificuldade para confiar nas pessoas — inclusive Deus —, ore a respeito. Pergunte ao Pai do céu: “mesmo caído, ainda posso confiar em Ti?”

Talvez demore a sua resposta e despertamento, mas Certamente, Ele o ouvirá e te dará  um sentimento de paz e altruísmo. Porque Deus sempre ouve e responde às   orações dos que o procuram. Só jamais desista de insistir na oração!  

Espero que você  se encoraje logo e tão rápido  se torne um  apoiador dos apoiadores no Reino  a orar pelas nações e pelos prisioneiros da fé. 

São missionários e capelães que precisam de sua ajuda afetiva. Se puder, desejem-nos força e encorajamento e façam campanhas pela libertação da consciência dos que nos perseguem diuturnamente e façam doações de todo o tipo para apoiar este trabalho tão vital para a salvação do próximo. In God we trust.

 


fotos

tom caet