28/03/2023

2 Timóteo 2: 4 - Carta Aos missionários

 

Clamor dos esquecidos.



  Certa vez li uma frase que dizia mais ou menos assim:

“a oração mais perigosa é aquela que pedimos ao Senhor que nos envie para a Sua seara, pois Deus pode se alegrar e nos enviar aos lugares mais esquecidos e negligenciados pela igreja”.

E isso me trouxe a memória a seguinte parábola:

 ... estava a descer numa estrada um sacerdote onde se encontrava um homem muito ferido. Ao avistá-lo, passou do outro lado e segui seu caminho. E assim também fez um levita, não se importou. Mas um samaritano que estava de viagem, também passou e ao ver homem, teve piedade e aproximou-se dele. Em seguida enfaixou suas feridas, derramou nelas vinho e óleo e com cuidado, colocou-o sobre o seu próprio animal e e ficou com ele numa hospedaria para se cuidar. No dia seguinte, pagou o hospedeiro e lhe disse: ‘Cuide dele. Quando eu voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver’.

Daí eu lhe pergunto: Qual destes três seria você?

Sem generalizar, diferente do samaritano, infelizmente, tem muito crente agindo como o sacerdote e o levita dessa parábola. Muitos não têm compreensão do IDE, e acabam por deixarem de experimentar o privilégio que é socorrer o próximo e ensiná-lo sobre o Reino de Deus e ajuda-lo a crescer na fé....

E por esse motivo todo nós, cristãos temos que desejar diariamente crescer em Deus, seja em fé, sabedoria e amor.... para não cair na armadilha da individualidade. Mas para isso, precisamos ser "alimentados". Conforme o Salmos 143:10, a oração é um bom prato inicial. 

"Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus. O teu Espírito é bom; guie-me por terra plana."

Um outro bom exemplo é o conhecido “ide” assim descrito em Mateus 28:19 e 20.  Vem da parte de Deus como por assim dizer: uma convocação missionária para TODOS OS CONVERTIDOS. Em si, não se trata de uma convocação geral somente, mas, compreensiva, já que todos fazem parte da grande comissão, mas nem todos foram chamados para a mesma atividade.

Também tem um modelo que é importante pra aparência. Falo do testemunho diário da sua conversão. Pois é através dele que as pessoas poderão ver a sua conduta, bom senso, caráter, capacitação para toda boa obra. Além do seu envolvimento com os dons espirituais e seu uso.

A adaptação é o modo que nos ajuda a vencer as diferenças. É que quando estamos dentro de nossa zona de conforto é bem mais fácil e empolgante falar de missões.  O mais difícil é viver MISSÕES sem os pré-conceitos com um povo com linguagem e cultura diferente da sua. De uma culinária a qual seu organismo não está adaptado e, demora um certo tempo pra acostumar.

Já a resiliência é um complemento da adaptação. Acontece  que com o passar do tempo você se adapta em absolutamente tudo no campo missionário; mas a algo que não conseguimos suportar, é com o descaso, abandono, o esquecimento, a falta de recursos financeiros para poder dar continuidade na obra missionária em campo.  E é devido a resiliência que muitos não tem desistido da obra.

Sei que muitos pessoalmente dirão que não devemos generalizar, mas o que "pessoalmente" vocês têm feito acerca desse clamor dos missionários que vivem pedindo socorro?

Será que os   barulhos das construções faraônicas ou festas e eventos diversos das "templos" não estão abafando os ouvidos das “igrejas”, o que dificultam elas de ouvi-los?

Não saberei a sua resposta, mas posso com autoridade lhe exortar com a seguinte reflexão bíblica: 

“Qual dentre vós é o homem que pedindo-lhe pão o seu filho lhe dará uma pedra? Pedindo-lhe peixe lhe dará uma serpente? Se vós sendo maus sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o vosso pai que está nos céus dará bens ao que lhes pedirem.” Sabemos quem nos enviara, mas quem há de ficar nos sustentando se não ouve Aquele que nos envia?    

Quero que saibam também que nem todo lugar há trabalho profissional e nem sempre há uma amigável recepção social que nos garanta certo sustento. Só que uma coisa é certa: todos nós intelectualmente, desejamos a todo momento buscar desenvolver certa capacidade em algumas áreas especificas e com  alegria procuramos agrega-la a obra evangelística. Mas ao se tratar da pratica da vida cristã, o próprio Deus é enfático em gerar em nós o desejo de crescer espiritualmente, pois, como crente, o pior do que não poder é não querer o que Ele ordena para nós.  Tomo como exemplo, o que Deus disse a Agar:

Levanta-te e levanta o rapaz!

Nesse caso, será que Deus vai começar Sua obra com quem não quer levantar ninguém? Será que Deus vai prosperar em todos os aspectos (fé, saúde e financeiro) quem tem um coração soberbo e individualista?

Está claro que não. E certamente, Deus quer que amparemos quem está caído, não pra pisa-lo, mas para reergue-lo. E outra coisa, para crescer espiritualmente é preciso saber e querer proteger os próprios desejos, entenda:

Em primeiro lugar, devemos saber o que desejamos com Deus e conciliar com o que Ele deseja para nós.

Em segundo lugar, temos que constantemente, querer proteger nossos desejos das facilidades e das coisas que não nos sustentam na fé. Ou seja, se nós não orarmos, por exemplo, nós não estaremos protegendo nossa comunhão com o Pai. Se também não evitarmos os alimentos culturais globalistas (redes sociais) nós não estaremos protegendo o jejum pela fé desse modo, perderemos a fome pela palavra. Se nós não nos afastarmos das pessoas negativas, cheias de conversas torpes, não estaremos protegendo o nosso desejo de santidade e entendimento do Evangelho são, das boas conversações e de adoração ao Único Deus.

Os meses vão se passando e a cada dia vamos amadurecendo no espirito através da fé, mas envelhecendo na carne. Nem tudo será como antes e a vigilância se faz necessária pra que não sucumbamos na saúde. A cada lugar que chegamos sentimos um misto de alegria, vislumbre. A Ebenezer ... mais ao passar dos primeiros meses, anos..., vem a frustração e um pouco de medo do abandono total e/o esquecimento por parte dos que professam a mesma fé em Cristo.

Apesar de tantas coisas que nos conduzem ao abandono do campo missionário. Das situações que nos levam a fazer uma profunda análise do chamado para fazermos missões, das perseguições, escarnio e humilhações...  vamos compreendendo que realmente, isto é   MISSÕES e que todos esses conflitos, duvidas e cansaços fazem ou são partes da vida de um missionário. 

 Conclusão:

Se puderem ou quiserem, coopere. Seja um intercessor!  Interceder é colocar-se a favor de algo ou alguém. É dever de todo crente cooperar e interceder em favor da obra, da pessoa  e do campo missionário, tão como os projetos missionários que eles promovem... “Aquele que milita, não se embaraça nos negócios desta vida”.

 “Quem põe a mão no arado, não pode olhar para trás”....     
 

  Apresentem esse blog a todos a aqueles que vc achar  que precisam respirar ares novos.


fotos

tom caet