16/12/2023

1 Coríntios 2:14 - Arrogância: Não é a característica de um crente

 





Proverbs 11:2 “When pride comes, then comes disgrace, but with humility comes wisdom.” Proverbs 16:5 “The LORD detests all the proud of heart. Be sure of this: They will not go unpunished.” Proverbs 16:18 “Pride goes before destruction, a haughty spirit before a fall.”


Arrogância: Não é a característica de um crente

Uma das doenças mais perigosas que fere o coração humano é a arrogância. Essa enfermidade é espiritual e se manifesta em problemas mentais, pois é prejudicial ao caráter, à fé e aos relacionamentos pessoais. Por definição, a arrogância é a expressão prática do orgulho que se desenvolve em uma pessoa que pensa em si mesma como melhor do que os outros. Arrogância implica considerar e acreditar ser superior. Seus impactos nocivos se refletem no comportamento dessa pessoa.

De facto, todos nós temos magnanimamente derramado uma variedade de características da arrogância e expectativas sobre Deus, e seria engraçado se não o fizéssemos.... porque Deus é onipotente (todo poderoso), onipresente (presente em toda parte) e onisciente (todo o saber). E mesmo com esses traços citados, muitos que mal se entendem, querem entender ou que lutam para acreditar que podem dominar completamente a mente de Deus. Isso é ou não arrogância?

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 1 Coríntios 2:14

A arrogância é realmente uma doença que pode tomar conta da mente calma, objetiva e saudável, e impor pensamentos e padrões  indelicados, insensíveis.

Exemplos de pessoas altivas e arrogantes são mencionados ao longo da história bíblica.

A história da arrogância remonta a Satanás. Seu orgulho (sinônimo- de arrogância) o impediram de seguir o mandamento de Deus. Imagino (digo eu) esse ser seu provável argumento: 

"Eu sou melhor do que esse homem. Tu me criaste do fogo e a ele, do barro".

Depois veio Moisés, Paulo entre outros e até aos nossos dias, vemos a enorme jactância sendo acumulada por gente narcisista e avarenta, pensando que sua brilhante mente e riqueza é por vontade própria e não lhe foi dada por inspirações divinas para devido propósito, aliás, com isso muitos evitam ser caridosos.

Atualmente a arrogância satânica continua a assumir várias formas. E a que mais vemos é a imposição diabólica travestida de nomenclaturas entre tantos outros temas sociais como empatia, resiliência, amor, antirracismo, xenofobia, homofobia e as ideologias em geral onde o errado se tornou certo nas mãos duma dita minoria problemática.

Facto é que socialmente temos convivido com muitos crentes incautos que abraçam  politicos arrogantes e que não aceitam a verdade bíblica e o pior, menosprezam as pessoas simples e diferentes da sua doutrina congregacional, educacional e profissional..., e muitos desses crentes se arrogam de seu status religioso, do seu bom gosto nas roupas ou na marca do carro que possui, ou riqueza... enfim, ele se sente superior no entendimento e mais prospero que às outras pessoas, mas não compreende que é arrogante.   

Já religiosamente, temos que conviver com os teólogos arrogantes  que adquiriram muito conhecimento e discutem, questionam e deturpam tudo que o que Deus faz e assim agem com se fossem  melhores do que os outros na fé e no entendimento - Aliás, uma pessoa piedosa é humilde e modesta e não se vangloria por causa do conhecimento adquirido - infelizmente muitos estão cegos e pouco discernem no Espirito.

Mas a Bíblia Sagrada deixa claro que a única medida de superioridade e classificação que a nós importa é o relacionamento com Deus. E de facto, pra sermos o mais honrado aos olhos de Deus é preciso que antes sejamos os mais tementes a Deus e o mais piedosos.

Porque ninguém é mais experiente do que Jesus; o mais humilde. Aquele que sentou-se entre seus companheiros; que os instruiu; que comeu com eles, riu junto, orou, compartilhou das dores e ajudou  carregar cargas pesadas quando havia trabalho a ser feito.

Mas Graças a Deus há duas "curas" para a nossa arrogância:

Em primeiro lugar é ter o conhecimento de Deus, da Sua palavra e do sacrifício de Jesus Cristo. Porque temos que saber e reconhecer quem somos e que não somos melhores do que os outros. E o que quer que possuamos ou tenhamos realizado, devemos ser humildes e gratos a Deus por nos dar suas bênçãos. Uma vez que se sabemos disso, viveremos e trabalharemos a fé em paz de espírito.

Em segundo lugar temos a ação. Já que conhecemos e reconhecemos que somos iguais a todos diante de Deus pela sua comunhão, agora devemos agir de forma humilde com os outros. Com cristo, podemos sorrir mais, falar com mais delicadeza e olhar para os outros com um olhar bondoso.

E por fim, lembre-se, Deus vos ama com o maior amor do Universo, é claro que Ele quer que O conheçais intimamente. E se você estiver interessado em aprender mais sobre Ele, leia a Bíblia e ore. 

Essa é a melhor maneira de conhecer Sua mente de longe. Mas saiba que a mente de Cristo é dada aos crentes através do Espírito Santo:

 1 Coríntios 2:10-12 diz: "..., mas Deus nos revelou isso pelo seu Espírito. O Espírito examina todas as coisas, até mesmo as coisas profundas de Deus. Pois quem, entre os homens, conhece os pensamentos de um homem senão o espírito do homem dentro dele? Da mesma forma, ninguém conhece os pensamentos de Deus, exceto o Espírito de Deus. Não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que é de Deus, para que possamos entender o que Deus nos deu livremente."

Tudo isso vem com a fé salvadora em Cristo. Romanos 8:9 diz: 

"Vós, porém, não sois controlados pela natureza pecaminosa, mas pelo Espírito, se o Espírito de Deus vive em vós. E se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo".

Portanto, após aceitar Jesus como salvador, a nossa a responsabilidade como crente é ceder à liderança do Espírito Santo, deixar a arrogância e permitir que o Espírito transforme a nossa vida e mente humildemente.

 

fotos

tom caet