18/02/2024

Ageu 1:4-6 - Apocalipse é o futuro do autor, mas o presente do leitor.

 



Já dizia Santo Agostinho: “É impróprio afirmar que os tempos são três: pretérito, presente e futuro. No entanto, seria próprio dizer que os três tempos são: presente das coisas passadas, presente das coisas presentes, presente das coisas futuras.

Digo que estes três tempos estão como na lembrança presente das coisas passadas, visão presente das coisas presentes e esperança presente das coisas futuras.” Ou seja, o tempo só é pra quem está o vivenciando no momento.

Acaso é tempo de vocês morarem em casas de fino acabamento, enquanto a minha casa continua destruída?” Agora, assim diz o Senhor dos Exércitos: “Vejam aonde os seus caminhos os levaram.  Vocês têm plantado muito, e colhido pouco. Vocês comem, mas não se fartam. Bebem, mas não se satisfazem. Vestem-se, mas não se aquecem. Aquele que recebe salário, recebe-o para colocá-lo numa bolsa furada”.  

Anteriormente este versículo de Ageu 1:4-6 descreveu a ação dos filhos de Israel que retornaram para a terra depois do tempo que passaram em cativeiro na terra de Babilônia. Eles agiram bem no começo, e começaram a reconstruir o templo do Senhor em Jerusalém. Mas depois de umas oposições, se colocaram de lado a construção da casa de Deus e começaram a trabalhar em suas próprias casas. 

Ultimamente esse verso nos remete ao mesmo problema já que estamos tão condicionados por este mundo que estamos cegos para o que está acontecendo. Estamos tão acostumados a nos concentrar em nós mesmo, que não damos conta de que perdemos o nosso primeiro amor e o substituímos com algo acima de Deus em nossas vidas. 

Obs., a pessoa se torna egocêntrica quando a sua prioridade muda de Deus para si mesmo, daí as bênçãos param simplesmente porque não mais estão colocando o Senhor em primeiro lugar em suas vidas

Precisamos ser honestos e reconhecer que Deus ainda hoje está fazendo conosco o que Ele fez com os israelitas do passado que tinham prioridades extraviadas.  

Porque Deus merece e exige primeiro lugar em nossas vidas. vale lembrar que Depois que os israelitas se arrependeram e começar a trabalhar novamente no templo, Deus disse: “Eu estou com vocês.” 

A Bíblia ensina que “Deus suprirá todas as necessidades de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus” (Filipenses 4:19). Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” (Mateus 6:33) Mas devemos lembrar que essa promessa foi dada a um grupo de cristãos, cuja “grande alegria e a extrema pobreza deles transbordaram em rica generosidade”, porque “entregaram-se primeiramente a si mesmos ao Senhor.” (2 Coríntios 8:2, 5) 

Em suma, assim como as pessoas da geração de Ageu, O cristão que hoje está desperdiçando os presentes generosos de Deus em trivialidades e em egoísmo, amanhã terá muito a responder, quando o Senhor o convocar ao céu.

Lembre-se, o Apocalipse é o futuro do autor, mas o presente do leitor.

fotos

tom caet