09/02/2024

Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus” (Jo 9:2-3).

 

‘O homem


[…] teve seus pecados perdoados, mas quanto a como exatamente o homem seria purificado dos caracteres satânicos corruptos dentro dele, essa obra ainda estava por ser feita. O homem foi apenas salvo e teve seus pecados perdoados por sua fé, mas a natureza pecaminosa do homem não foi extirpada e ainda permaneceu dentro dele. Os pecados do homem foram perdoados por meio da agência do Deus encarnado, mas isso não significa que o homem não tenha mais pecado dentro de si. Os pecados do homem podiam ser perdoados através da oferta pelo pecado, mas quanto a como exatamente se pode fazer o homem não pecar mais, e como sua natureza pecaminosa pode ser extirpada completamente e transformada, ele não tem como resolver esse problema. Os pecados do homem foram perdoados, e isso foi por causa da obra da crucificação de Deus, mas o homem continuou a viver no caráter satânico corrupto antigo. Sendo assim, o homem deve ser completamente salvo de seu caráter satânico corrupto para que a natureza pecaminosa do homem seja completamente extirpada para nunca mais se desenvolver, permitindo, assim, que o caráter do homem seja transformado. Isso requer que o homem entenda a senda do crescimento na vida, entenda o caminho da vida e entenda o caminho para mudar seu caráter. Além disso, requer que o homem aja de acordo com essa senda, para que o caráter do homem possa ser mudado paulatinamente e que ele possa viver sob o brilho da luz, para que tudo o que ele faça esteja de acordo com a vontade de Deus, para que ele possa eliminar o seu caráter satânico corrupto e para que possa libertar-se da influência das trevas de Satanás, emergindo, assim, completamente do pecado. Só então o homem receberá a salvação completa.’

Desde cedo aprendemos que somos nós quem escolhemos qual identidade regerá nossa vida. Esse parecer não nos fala sobre nutrição em vários sentidos..., mas espiritual, mental, emocional e principalmente nas crenças... 

Na ciência vemos que toda doença vem quando você falta com saúde... Pois é impossível existir doença onde existe saúde, seja ela qual for. Assim também é nas coisas espirituais.

Seu médico pode até te passar a informação de certa doença, mas quem dita a regra da cura é você mesmo, decidindo pela fé se terá saúde ou não.

Com base na bíblia, digo isso porque temos que tomar decisão para vivermos nesse mundo de sofrimento e lamentações. Apesar do desenvolvimento da ciência médica, continuamos com mesmas doenças espirituais, e isso que gera muito sofrimento e dor. Muitos de nós sofremos e nos perguntamos:

“Por quê?” “Por que eu estou a sofrer tanto?

“Que mal eu fiz, qual é o pecado de minha alma, pelo qual padeço?”

Geralmente o sofrimento vem de muitas causas que não estão relacionadas com algum pecado particular, tipo, drogas, bebidas, sedentarismo, enfim.

Peguemos a história de Jó como um exemplo para esclarecer essa verdade. Jó após perder seus   filhos e propriedades, com a provação, ele sofria provavelmente de dores lancinantes e intensas, mas seus amigos - que o “consolavam” - diziam que ele era culpado por ter pecados.

Mas no final da história dessa grande provação, Deus provou que o seu sofrimento não era causado pelo pecado de que tanto o acusavam. E sim porque Deus através dele de seu sofrimento queria expor que apesar de tantos pecados e falhas, o homem se manteria íntegro e confiante Nele diante de tanto sofrimento.

 Está que escrito que Jesus, os discípulos viram um cego de nascença, e Lhe perguntaram:

- “Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”

- E Jesus, percebendo logo o erro e o engano em que estavam envolvidos os discípulos, respondeu prontamente:

- “Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus” (Jo 9:2-3).

Assim, diferente de Davi, como ele mesmo descreve no Salmo 38, onde lemos sobre os seus sofrimentos por causa de doença que foi claramente o resultado do seu pecado. Inclusive, este salmo pode ser dividido em 3 partes, e são 3 palavras que se destacam: doença, desamparo e decisão. Portanto, atente, pois nem sempre a doença é o resultado direto de algum pecado. Mas um mal comportamento alimentar, o uso excessivo de drogas e traumas físicos externos podem levar a falta de fé e desespero podem e causam muitas enfermidades.

Porém entendendo que pecamos em atitudes que de alguma forma nos trazem malefícios, seja físico e principalmente emocional, e daí que surgem enfermidades. A medicina reconhece como doenças psicossomáticas; Falta de amor, falta de perdão, inimizade, stress, pensamentos ruins, tudo isso somatizam no corpo, e são consideradas pecados, porque o ser humano não foi feito para viver com essas coisas, pecados podem ser considerados coisas que faz mal ao ser humano, não foi feito para nossa natureza. Porém, nossa natureza é pecaminosa, e vem de dentro para fora, então querendo ou não, tomamos decisões muitas vezes dessa natureza.

Lembrando que pecado não existe maior ou menor, mas o excesso dele e isso nos leva - Avalio eu - ao vício, e o vício é uma doença física ou psicológica:

O vício é um abaixamento da frequência do pensamento. O vício atrai demônios obsessores. Esses obsessores conseguem te perceber e são atraídos pela sua baixa fé. Daí tentam te enredar ainda mais na desmoralização como forma de terem uma fonte perene para sugar a sua vida tipo:

Comer sempre não é vício. Comer demais - gula, é vício.

Pensar em sexo não é vício. Pensar em sexo demasiadamente, é lascívia, portanto, vício.

Beber   socialmente não é vicio. Beber demais e sempre, te fará ser alcoólatra (doença), é vício.

Sentir-se feliz com autoestima elevada, não é vicio, mas sentir orgulho de si e de seus atributos e afagar o próprio ego é SOBERBA, é vício.

Em suma, o ser humano é um pecador contumaz em praticamente tudo e com certeza o pecado quando vira vício atrai muitas doenças.

Creio que cometemos o pior pecado quando nos deixamos somente ser o governante da própria vida, da própria mente e isso desencadeia várias prisões externas. Se assim nos mantermos, certamente seremos controlados e manipulados pelo que vemos, ouvimos, falamos, comemos descontroladamente. Tudo isso pela simples falta de um equilíbrio espiritual que nos auxilie mentalmente, e todas essas coisas somatizam em falta pecados que gera enfermidades, problemas emocionais e até morte.

Quando você se sentir doente, fraco, abatido, vacilante, busque a Deus. Não se desespere, mas confie que jesus o ajudará. Pede ao Espirito Santo que lhe conceda a Sua misericórdia, pede-Lhe a Sua gloriosa graça, apresente-se com os argumentos sinceros diante deles...

 

 

 

 

 

fotos

tom caet