26/03/2024

1 João 2:15-17 onde está seu coração (amor)?

 


José de Arimatéia era rico e Jesus não pediu para ele vender tudo e o seguir. Salomão era muito rico, Davi seu pai, também era muito rico, mas só um foi considerado amigo de Deus. Porém temos uma ressalva:

Porque Jesus mandou um rico vender tudo e segui-lo?

 Porque somente o senhor sabe o que se passa dentro de cada coração; do nosso apego e da nossa necessidade.

Sabemos mais que nunca de que é muito difícil não ser apegado ao dinheiro, porque ele não é um fim em si mesmo e sim um meio para conseguir outras coisas. Com ele, de fato, vem o alimento, a vestimenta, o salário, mas também com ele vem a corrupção, contenda, prostituição, separação...  e por isso, não devemos ter apego nenhum ao dinheiro.

Na vida, psicologicamente, é normal termos algum apego por coisas entre eles, o dinheiro tem sido o mais fácil que pode nos proporcionar certas “felicidades”, seja comprando ou pagando coisas que, ora nos dar prazer, ora pra nos garantir segurança financeira para velhice, por exemplo. E isso não é ruim porque também pode nos levar a experiências boas ou ruins e que guardaremos na memória efetivamente. Mas desde que esse apego não seja exagerado ou primordial, pois devemos ter sempre em mente que esta vida material é finita e o que céu é o nosso limite.

Agora, se uma pessoa tem apego pelo dinheiro em si e que faz da acumulação financeira um objetivo de vida seja cristã ou não, eu sugiro que procure um tratamento psicológico ou culto de libertação com urgência e faça a seguinte meditação: sendo uma pessoa rica ou pobre crente ou não, você...

  • consegue conviver entre si?
  • Consegue ajudar outras pessoas?
  • Consegue não ser apegado as extravagâncias?
  • consegue ter uma vida pura no espirito?
  • Consegue não ser apegado a vaidade?
  • Consegue se desvencilhar dos líderes que adquirem riquezas com os “seus” dízimos e ofertas?

É individual de cada um a resposta. Mas tente analisar a todas essas questões, para que de fato possa entender o que elas querem dizer ou seja, que ao cristão de verdade, não é recomendável buscar a obtenção de riqueza em um nível verdadeiramente ostentatório para os padrões do local em que vive. Tanto é que o pobre Jesus Cristo deixou claro que a riqueza e a concentração excessiva em meio a uma realidade de injustiça social não fazem parte do Seu evangelho.

Muito menos como cristãos podemos fazer parte da vida de quem se enriquece às custas dos fiéis (grande parte pobres e remediados) que acaba repassando boa parte desse dinheiro as “manutenções” do templo enquanto suas casas desmoronam.

Fato é que a verdadeira pregação de Cristo recomenda que todos sigam o seu exemplo. Que os ricos destinem parte da riqueza para aliviar o sofrimento e minimizar os problemas de pessoas ao seu redor, isto é, sem dilapidar seu patrimônio, apenas espera-se que ele não viva de acumular muitos bens sem que também ajude outrem.

Esse é o ideal cristão, embora raramente posto em prática, inclusive por grande parte dos lideres de igrejas.

Ah, mas sem dinheiro...! alguns deles dirão. Por mais que se tente torcer e retorcer as palavras de Jesus para justificar sua vida privada cheio de desejos nababescos, saibam que não é a igreja que é rica, e sim um CPF/CNPJ que acumula o patrimônio, que em alguns casos, será herdado por quem pouco se importa ou é totalmente desligado da missão cristã.

Ademais, afirmo acerca do dinheiro que nenhum radicalismo ascético seja recomendado. E o próprio Jesus Cristo foi claro quanto a essa questão, e Mas a regra é clara:

 ...que ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro. Mateus 6:24

Seja quem for, se vai falar do amor, da solidariedade e da compaixão em o nome de Jesus Cristo, ao menos viva do fruto do seu salário. E se for evangelizador - missionário, que não sejam ricos. Senão, como poderiam desfrutar dos seus luxos adquiridos e exagerados no meio de tanta pobreza, e dor?

Dinheiro pode ser uma benção ou pode ser uma maldição. O que define isso é o coração de cada um. E Deus sabe e conhece perfeitamente quem está ou não preparado para lidar com ele.

Nenhum ser humano “precisa” ser rico, ele precisa é sobreviver. Se a pessoa não consegue ser fiel com o pouco que tem, dificilmente será com muito. Sobretudo, a visão passada da realidade social dentro das denominações quase sempre contraria aos que vivem fora dela, pois muitos realmente sobrevivem com imensas e diversas carências.  

Como cristão temos essa missão que está sendo cada vez mais ignorada pelas igrejas/CNPJ. Essa missão não é só ir evangelizar, pregar a palavra e construir templos como eles pensam... não é só isso, mas é também dar um bom testemunho e fazer o que é correto: socorrer aos necessitados, orar por aqueles que precisam enxergar Cristo e se converter....

Dinheiro, riqueza sem proposito não é 'benção' que veio de Deus sobre alguém. Então, não acho que todos estão preparados para serem cristãos e ricos ao mesmo tempo. Se o rico Jesus se tornou pobre por nós, será que nós cristãos temos o direito de permanecer ricos dizendo que somos seguidores dele?

Se Jesus deu conselho ao jovem rico vender tudo e dar aos pobres, será que este conselho não nos abrange?

Ah, mas a questão envolvia as circunstâncias em que eles viviam...! se for pra seguir assim, também na mesma ocasião Deus retirou sua proteção e bênção deles. Pela “circunstância” - devido a atitude rebelde dos israelitas - culminou-se na irá do Império romano, que poucos anos depois foram totalmente destruídos junto com sua riqueza e autoridade.

O senhor Jesus sabe que de nada nos vale o apego as coisas materiais nesse mundo. O aviso dele por meio da pregação é que nenhum homem pode salvar muitas vidas se estes não obedecessem a Sua orientação…

Só ele tem a oportunidade da vida eterna. Seja em qualquer geração ou período, seremos todos julgados seriamente.

Pela graça Deus estendeu o privilégio de estarmos com seu filho eternamente (Apocalipse 5:9,10).

Atualmente estamos numa situação parecida aquele jovem rico que certamente ao recusar a oferta de jesus tenha perdido o privilégio imensurável de viver eternamente e que possivelmente, ficou também sem a sua riqueza e seu prestigio já que não mudou de atitude.

 O dinheiro é sim o problema. Nele está a cobiça que é pecado, nele depositamos a confiança e a necessidade material; através dele perdemos tempo na busca somente das coisas materiais…

Por causa dele deixamos de adorar ao Senhor tal como foi o jovem rico israelita que adorava (amava, desejava, cobiçava, necessitava) mais do dinheiro do que de Deus.

A bíblia nos aconselha assim:

Não amem este mundo, nem as coisas que ele oferece, pois, quando amam o mundo, o amor do Pai não está em vocês. Porque o mundo oferece apenas o desejo intenso por prazer físico, o desejo intenso por tudo que vemos e o orgulho de nossas realizações e bens. Isso não provém do Pai, mas do mundo. E este mundo passa, e com ele tudo que as pessoas tanto desejam. Mas quem faz o que agrada a Deus vive para sempre.

1 João 2:15-17

 

 

 

fotos

tom caet