03/03/2024

Evangelho de fariseus - e os lacradores NO MEIO DO POVO 2 Timóteo 3

 

   Evangelho de fariseus - 2 Timóteo 3 - e os lacradores NO MEIO DO POVO



Nenhuma vida piedosa existe sem uma ligação vital com nosso Senhor. Ele é o modelo e o sustentador da vida cristã.

Deus forneceu o Evangelho para mostrar às pessoas como podem ser salvas de seus pecados. Sim, há muitos chamados escritos sagrados do mundo, mas apenas a Bíblia aponta com segurança o caminho para redenção da humanidade. E Só a Bíblia revela como as pessoas podem romper os laços dos hábitos pecaminosos e encontrar o perdão de Deus. Por isso, o primeiro dever de cada ser humano deve ser o de entender a Bíblia por si mesmo buscando discernir e interpretar espiritualmente o que Deus fala a igreja (si mesmo). Ainda que alguém não consiga memorizar as Escrituras para dominar toda a doutrina, sem Jesus nenhuma teologia lhe asseguraria a salvação. Porque o seu conhecimento teológico da verdade não os torna santo, nem lhes garante a redenção futura. Lembrando que até os “demônios creem” (Tg 2:19)

Ressalto que a Bíblia não só repreende o pecador, também serve para refutar os ensinos pervertidos de homens, como aqueles que Timóteo tinha que enfrentar:

...homens sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amantes dos deleites do que amantes de Deus e Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. 2 Timóteo 3

Paulo já havia previsto um afastamento da fé genuína (1Tm 4:1-3). Aqui, ele exorta Timóteo a estar bem ciente dos perigos ardilosos que ameaçam a igreja em seus dias e que afetariam sua pureza e reputação até o retorno de Cristo. Ele fala também “deste modo perverso” em Gl 1:4 e João declara que “o mundo inteiro jaz no maligno” (1Jo 5:19).

Deste modo, a presença do mal não é uma característica única dos “últimos dias”. E os infiltrados tem mostrado de forma progressiva a degradação moral da humanidade atestando a total incapacidade humana de se salvar. Tudo isso em contradição às afirmações amenas de uma miríade de religiosos, teólogos e filósofos equivocados que ensinam que o ser humano está ficando cada vez melhor e que, finalmente, o mundo inteiro será convertido ou condenado de acordo com seus estudos. Mas as Escrituras declaram que declaram que os homens malignos “irá de mal a pior” (2Tm 3:13).

Mais precisamente, “em vez de [amigos de Deus”, ou seja, tais pessoas são controladas pelo amor ao prazer e não pelo amor a Deus. Essa descrição pode se aplicar tanto os que são membros dalgumas igrejas como aos que não o são. 

Assim como os pais ensinam a uma criança as responsabilidades básicas da vida adulta, o cristão encontra nas Escrituras esses princípios que o ajudam a crescer fé até a “perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo” (Ef 4:13). Esse processo de crescimento para ser semelhante a Cristo é conhecido como santificação, o qual continua ao longo da vida.

Infelizmente, o egoísmo tem sido a mola propulsora para todas as demais características medonhas que descrevem o atual momento.

Pregadores e estudiosos egoístas que podem até aparentar se importar com outros, mas as suas reais intenções são voltadas para a vaidade, o exibicionismo e a satisfação do próprio “eu”.  Quem em sã consciência, gostaria de estar incluso nessa lista?

Somente os infiltrados que: “tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder” (v.5). Paulo já havia orientado Timóteo a fugir “das paixões da mocidade” (2Tm.2:22), e agora orientou para que fugisse de todos os que se apresentassem ou aparentassem ser piedosos.

Hoje, lamentavelmente, ainda estamos limitados às aparências. Mas aquele, porém, que é guiado pelo Espírito Santo de Deus pelo mesmo Espírito também é orientado em suas agregações.

Para concluir, Paulo deixou claro a importância da educação do lar e do papel dos pais de Timoteo   desde a infância (v.15).  

Precisamos aprender a viver na contramão do mundo. Mas isso requer renúncia e muita fé. Como cristãos, sabemos que não é fácil lidar com as críticas e perseguições quando escolhemos viver os propósitos de Deus e ser taxados de fanáticos, retrógrados e demais nomes...

Ore pra que Deus te encontre e te livre de todas as perseguições. Uma coisa é certa: quão perto estamos Dele através de Jesus! Que pelo poder do Espírito Santo nossa vida e nosso tempo sejam investidos na obra de pregar as boas-novas do evangelho e alertar os incautos que o fim se   aproxima. Permita o Espírito Santo te envolver e te capacitar para incomodar os falsos piedosos, e assim aos olhos de Deus tu terás uma vida perfeitamente habilitada “para toda boa obra” (v.17). vigie, ore, mas leia sempre o Evangelho!

 Porque Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça”.

fotos

tom caet