05/03/2024

Jeremias 9:23–24 missionários não alcançam votos pros politicos

 



Recentemente a fé cristã tem sido invadida por nacionalistas sedentos de justiça. Inclusive vemos poucos pregadores se queixarem de estar cansado de recebe-los em suas denominações.

De certo modo, a política é abordada direta ou indiretamente em diversas partes da Bíblia. Romanos 13:1 e 1 Pedro 2:13-14 dizem que todos devem seguir a autoridade do governo, visto que a autoridade governamental é instituída pela autoridade de Deus.  Entretanto, as mídias no seu conteúdo majoritário, tem apresentado excessivas discussões contra a fé crista sobre questões sociais – pena capital, ética médica e educacional, ideologia de gênero, enfim.

Pessoalmente, acredito que o cristão deve, se quiser ser fiel à sua nacionalidade, mais em termos morais jamais desempenhar as suas crenças em concordância com o mundo secular em que vive; e sim contestando-o todo o tempo. Porque não existe um “cristianismo prático, ecumênico, sincretista e liberal, ou seja, praticar a fé em Jesus com base na caridade, filantropia ou ação social de modo político que, embora louváveis ​​em si, não são equivalentes à fé cristã.

Efésios 2:8-9 declara, porque pela graça vocês foram salvos e pela fé. E isto não vem de vocês mesmos, é o dom de DEUS e não é pelas obras, para que ninguém se glorie... e gloriar-se tem sido o mantra dos religiosos midiáticos, intelectuais da teologia e políticos corruptos.

Não discordamos que a fé produza obras e as obras provam a fé...  mas as tuas obras de mérito não apagam os teus pecados! Só é necessário acreditar que Jesus Cristo já pagou o preço completo da tua redenção. “Em (Cristo) temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça.” (Efésios 1:7) “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo” (Atos 16:31)

Não pretendo colocar a fé contra as obras e nem colocar Paulo contra Tiago como muitos fazem. Nada disso! Se Paulo olhou para a fé como causa instrumental da salvação e Tiago olhou para as obras como evidência da salvação está descartando qualquer contradição entre eles.  Porque o homem é justificado somente pela fé independente de obras; mas a fé que justifica nunca vem só, pois a fé sem as obras é morta. Portanto a respeito da salvação fala-se da fé como causa e das obras, resultado. Porque na matemática de Deus, Fé e obras não se excluem, somam-se e depois se multiplicam!

Voltando a política no meio dos crentes, faço-lhes lembrar que Barrabás era igual aos dias de hoje: um ideológico extremista da “esquerda” que LUTAVA pela democracia e liberdade de Israel.  E Jesus Cristo, que é o mesmo de ontem e de hoje, não tinha ideologia política alguma e apenas PREGAVA pelo reino e salvação, pois a nossa pátria é outra, dizia, mas cada um tem sua escolha.

Então eu tenho que ficar quieto diante de algo que no futuro acabará com a segurança do povo, com a educação dos nossos filhos, perseguindo a nossa fé em Cristo?

Não necessariamente quieto já que tua fala é expressada com o seu voto.  Devemos ser menos faladores e mais intercessores nesse reino já condenado. Infelizmente há muitos países mal governados por culpa dos seus eleitores que ao votar erroneamente estão acabando com a própria segurança. 

No mais, a Bíblia nos ordena a orar pelos governantes/autoridades e que a eles nos sujeitemos porque mesmo falhando, os tais cuidam de todos.

Como cristãos, somos membros da comunidade redimida que tem uma missão dupla:

Em primeiro lugar, procurar realizar mais plenamente o reino de Deus na sociedade como o nosso redentor; isso envolverá seu trabalho como na igreja de ensinar, pastorear, evangelizar e assim por diante.

O segundo aspecto, fazer da sua vida um IDE diário - sua missão será fazer com que o reinado de Deus como criador se reflita mais plenamente nas demais sociedades... É este segundo aspecto que tem recebido pouco destaque pros políticos religiosos já que eles não alcançam votos.

Alerto ao cristão que se a sua fé continuar a ser algo individualista, privatizada, poderá abrigar a mais condenável das éticas sociais cristãs: desabrigar um missionário. Afinal, quem gostaria de sustentar um indivíduo só porque ele é justificado pela fé?

Pela graça de Deus, muitos deles tem podido prosseguir a partir dessa pergunta e daí trabalha a sua própria justificação apresentando em termos práticos na sociedade secular, seus diplomas e certificados profissionais e tirar seus sustentos. E no campo sem focar nas desculpas das autodenominadas placas religiosas sai diariamente ensinando, tratando e pregando o Evangelho fora delas sem se gloriar.

O meu principal objetivo aqui é de apenas leva-lo a refletir que a fé verdadeira é importante na ação social. Em nenhum lugar tal tema aparece mais claramente do que nos profetas do Antigo Testamento; podemos começar nossa exploração bíblica citando Jeremias:

'Fazer justiça e retidão' é conhecer o Senhor. Não pode haver conhecimento do Senhor sem ação social. A justificativa teológica para isso é delineada em Jeremias 9:23–24:

'Assim diz o Senhor: “Não se glorie o sábio na sua sabedoria, não se glorie o poderoso na sua força, não se glorie o rico nas suas riquezas; mas aquele que se gloria, glorie-se nisto: que ele me entende e me conhece, que eu sou o Senhor que pratico o amor inabalável, a justiça e a retidão na terra; porque nestas coisas me agrado, diz o Senhor.” '

Ai daquele que edifica a sua casa pela injustiça e seus aposentos pela injustiça; que faz com que o seu próximo o sirva de graça e não lhe dá o seu salário; que diz: 'Construirei para mim uma grande casa com quartos superiores espaçosos,' e recorta janelas para ele, forrando-o com painéis de cedro e pintando-o com vermelhão. Você acha que é um rei porque compete no cedro? Seu pai não comeu e bebeu e praticou justiça e retidão? Então estava tudo bem com ele. Ele julgou a causa dos pobres e necessitados: então estava tudo bem. Isso não é me conhecer? diz o Senhor. ( Is 22.13-16 ).

 

 

fotos

tom caet