11/03/2024

Se como crente, muitos gostam do teu temperamento, então és um feiticeiro.

 


Vamos nos aprofundar um pouco no entendimento aos temperamentos ?

São 4 os temperamentos humanos: colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico, cada um com as suas particularidades e especificidades com base para entender a constituição psicofísica humana. Cada temperamento apresenta qualidades e vulnerabilidades intrínsecas. Esta taxonomia não é hierárquica; nenhum temperamento é superior a outro. Cada um oferece uma perspectiva única e contribuições valiosas em diferentes contextos.

Através do prisma das Escrituras Sagradas também é possível notar o temperamento no meio cristão. Entender esses temperamentos pode ser importante para o autoconhecimento, já que O pai do céu foi justo a dar a cada um de nós, um conjunto único de características e diferenças individuais.  

É importante que tenhamos o entendimento dos temperamentos para nos tornarmos mais parecidos com Cristo. Como Paulo nos lembra em Efésios 4:22-24, somos chamados a “despir-nos do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; e renovar-nos no espírito da nossa mente; e revestir-nos do novo homem, criado segundo Deus em justiça e santidade da verdade.”

Resumidamente o temperamento sanguíneo é vibrante e efervescente, personificado pela vivacidade e energia contagiante por onde passam. O sanguíneo também é extrovertido e entusiasmado, frequentemente descrito como uma pessoa com um sorriso contagiante que ilumina. São aventureiros e apaixonados pela vida e pelo amor às pessoas e pela busca incessante de aventura.

São calorosas e sociáveis, ansiosos para se conectar com os outros e com o mundo à sua volta. Eles são animados, alegres e geralmente otimistas, vendo o mundo através de uma lente de possibilidades ilimitadas. Possuem um talento inato para a comunicação, utilizando essa habilidade para inspirar e motivar os outros. São espontâneos e capazes de se adaptar facilmente às situações.

A exemplo bíblico do temperamento sanguíneo temos O apóstolo Pedro, um entusiasta, vibrante a ponto de impetuosamente, querer andar sobre as águas (Mateus 14:28), e impulsivamente, negar a Jesus por três vezes (Mateus 26:69-75).

Os sanguíneos são excelentes comunicadores e possuem um espírito contagiante, dotados para construir relacionamentos. Por outro lado, os sanguíneos geralmente são consumidos pelo espirito de aventura, impulsividade e irresponsabilidade. Falta-lhes disciplina e o foco para seguir   tarefas longas ou complicadas. Tende à inconstância e são atraídos por muitas coisas, mas raramente terminem o que começaram.

Já o temperamento colérico é um “líder Determinado” marcado pela força, ambição, determinação e certa dose de dinamismo. Os coléricos estão sempre prontos para enfrentar um desafio e conduzir os outros através dele. Eles possuem uma praticidade cuja energia interna imparável impulsiona a si mesmos e aos outros a alcançarem soluções, metas e objetivos.

Eles são confiantes, assertivos e capazes de tomar decisões difíceis. Sua comunicação é direta e sem rodeios, o que, embora possa parecer brusco para alguns, é eficaz para transmitir suas ideias e expectativas.

Na bíblia, vemos Paulo como um bom exemplo do colérico. Sem cristo era determinado e inflexível em perseguir os cristãos, já com Cristo e usou essa mesma energia para propagar o Evangelho, enfrentando adversidades e perseguições com resiliência e coragem (Atos 14:19-20).

Os coléricos são líderes natos, capazes de inspirar e motivar os outros a agir. Eles são excelentes em tomar iniciativas e possuem a resiliência necessária para superar obstáculos. Entretanto, são teimosos e arrogantes com quem discordam deles.   Sua natureza assertiva é percebida como agressiva ou dominadora.

Há também o melancólico – um pensador Profundo – cujo temperamento é introspectivo e de pensamento reflexivo. Porque está sempre analisando e ponderando o mundo ao seu redor. Eles são orientados para detalhes e têm uma inclinação natural para a perfeição. São empáticos e cientes das próprias emoções e daqueles ao seu redor. Além de uma compreensão profunda da complexidade humana. São pessoas muito fiéis e levam a sério seus compromissos e obrigações.

Tal qual Jeremias que sentia profundamente a dor e o sofrimento de seu povo, tanto que expressou suas emoções no livro de lamentações - onde lá exemplifica sua natureza sensível e compassiva do temperamento melancólico (Lamentações 3).

Basicamente os melancólicos são detalhistas, organizados, capazes de profundas conexões emocionais e demonstram uma empatia rara que permite um entendimento profundo dos outros. No entanto, se deixam levar por suas emoções, o que lhes causam ansiedade ou depressão. Eles podem ser perfeccionistas ao ponto de nunca estarem satisfeitos com seus próprios esforços, e sua tendência a analisar tudo pode levar a uma paralisia de análise.

Por fim, temos o Fleumático - um pacificador Equilibrado da calma e da paz. são de temperamento suave, introvertidos que preferem evitam estar no centro das atenções. Mas não se engane, eles têm habilidade para construir relacionamentos duradouros devido à sua natureza amigável, paciente, tranquilo e fácil de lidar. Eles evitam conflitos e valorizam a harmonia em suas interações. São pessoas consistentes, confiáveis e que raramente se agitam, mesmo nas circunstâncias estressantes.

Abraão na Bíblia era conhecido por sua paciência e fé, esperando anos pela promessa de Deus de um filho (Gênesis 21:5). Ele também demonstrou uma natureza pacificadora quando lidou com Lot para evitar conflitos (Gênesis 13:8-9).

Os fleumáticos são excelentes mediadores. Eles são pacificadores, confiáveis, estáveis e fáceis de conviver. Sua calma os torna ótimos ouvintes e conselheiros. No entanto, os fleumáticos podem ser excessivamente indiferentes, evitando conflitos ao ponto de não se defenderem. Eles podem ser vistos como preguiçosos ou insensíveis, e sua falta de entusiasmo pode ser interpretada como desinteresse.

Enfim, Como crentes, somos chamados a celebrar e aprender uns com os outros. Com a ajuda de Deus e o trabalho do Espírito Santo, podemos crescer e desenvolver os melhores aspectos de nosso temperamento para nos tornarmos mais semelhantes a Cristo.

 À luz da Bíblia, espero que todos tenham ganho uma compreensão mais clara do que são os temperamentos sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático.  

É importante lembrar que nenhum temperamento é “melhor” ou “pior” que o outro. Cada um tem sua própria beleza e valor, bem como seus próprios desafios e dificuldades. Todos eles têm o potencial de refletir a glória de Deus de maneiras únicas e especiais, dependendo de como são utilizados e desenvolvidos. Porém, é essencial que busquemos a orientação e o poder do Espírito Santo em nosso caminho para o crescimento e a transformação. Como Gálatas 5:22-23 nos lembra, “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.”  E ao buscar isso, não só traremos glória a Deus, mas também seremos uma bênção para aqueles ao nosso redor.

Em Jo.cap.17 verss.21,22 e 23 FALA. Para que todos sejam um, como tu, ó pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. E eu dei-lhes a glória que em mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.

Jeremias 9 também nos diz assim:

“Oh! Se os meus olhos fossem uma fonte de lágrimas, haveria de chorar sem cessar! Haveria de soluçar noite e dia por causa da matança que cai sobre o meu povo! 2 Se ao menos eu pudesse fugir, esquecê-los e viver numa cabana qualquer no deserto! Porque são todos gente adúltera e falsa! 3 “Dobram as línguas como se fossem arcos e atiram flechas de mentira; são indiferentes a tudo o que seja retidão; vão de mal a pior na malícia. Não querem saber de mim para nada, diz o Senhor. 4 Tenham cautela com os vizinhos! Desconfiem do vosso irmão! Andam todos à procura de se enganarem uns aos outros, caluniando-se mutuamente. 5 Com línguas argutas enganam e defraudam os seus próximos; até se cansam a agir perversamente. 6 Amontoam pecados sobre pecados e mentiras sobre mentiras, e recusam obstinadamente vir até mim”, diz o Senhor.”

Que Deus nos abençoe em nossa jornada de autodescoberta e crescimento espiritual! 

fotos

tom caet