28/08/2012

Ainda existe profetas?


Se não existiram profetas depois de João Batista, então como o apóstolo João escreveu o livro profético de apocalipse, após João Batista?

 A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele. Lucas 16:16. Profetas que revelaram coisas que vieram de Deus e que constam na Bíblia, estes sim terminaram, ou seja, o que acabou foi o ministério dos profetas, um ministério específico dos mesmos, onde os profetas ensinavam seus ajudantes à obra do ministério. acabou o ministério de profetas, mas o dom de profecia não acabou. pois hoje o Senhor Deus usa qualquer dos seus servos segundo sua vontade, e não somente às pessoas especificas.

A própria Bíblia diz que existiram outros profetas depois de Cristo:  Atos 13:1 (no qual acontece depois da morte/ressurreição) de Cristo: 13:1 E falem dois ou três profetas e os outros os julguem “.1 corintios 14:29. Ora, na igreja em Antioquia havia profetas e mestres, a saber: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes o tetrarca, e Saulo. "Naqueles dias desceram profetas de Jerusalém para Antioquia" Atos 11:27.
A raiz da palavra "profecia" quer dizer "falar por Deus", sendo assim essa palavra não se limita a "adivinhar", ou seja, "predizer o futuro". Portanto, profeta ensina, mostra as coisas, renovando o assunto (pelo Espírito de Deus)... Que vem verdadeiramente inspirado por Deus. 

Acredito na profecia como o sentido verdadeiro da Palavra de Deus. Confiram Hb 1:1:"Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho," Se profetizar é falar por Deus, constitui-se então que se falamos que jesus (a Palavra; o Evangelho)  curará, libertará e salvará a vida de alguém, estaremos profetizando.  Profeta é aquele que fala em nome de Deus, ou melhor, é o instrumento que Deus usa para falar. Para falar a língua dos homens, Deus usa o profeta.

É uma capacidade dada por Deus (I Jo 2:27). Isto está em conformidade como que se lê em Ëx 7.1: “Então disse o Senhor a Moisés: Vê que te constituí como deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será teu profeta.”

 Por isso é provável que o nome “profeta”, como é empregado na Bíblia, signifique aquele que fala como acreditado mensageiro do Altíssimo Deus.

Se um profeta predisser, ou não, o futuro segundo a mensagem isso dependerá de Deus. Não devemos adequar a bíblia a nós, mas devemos sim, nos adequar à bíblia!
 I Corintios 14 também fala sobre o dom de profecia. Ele existe. Agora, eu tenho que dizer que concordo que hoje, infelizmente, muitos irmãos têm deixado a própria emoção e seus sentimentos tomar o lugar da Palavra de Deus em suas bocas! A maioria dos nossos "profetas" dentro e fora da Igreja hoje em dia é falso profeta... Mais é um sinal do final dos tempos. A dádiva do Espírito, o profetizar (no sentido de falar por Deus) não é restrito a um número limitado de cristãos.

Segundo Paulo, todos podem profetizar ordeiramente:

I Coríntios 14.31 Porque todos poderão profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados. Uns dos objetivos do profeta (senão os únicos) são ensinar e consolar. Lembrando que a verdadeira profecia se limita ao Evangelho  para a assembleia inteira ser edificada. Os profetas hoje são usados por Deus para aconselhar, ensinar, corrigir, consolar...

 Eu não acredito é em teologia e em profetada! Fujo delas!

fotos

tom caet