21/10/2012

“Muitos se dizem amigos leais...


...mas um homem fiel, quem poderá achar?” (Provérbios 20.6)

 Querido jovem,
 Você está amadurecendo, e descobrindo quem você é. A sua juventude pode ser muito interessante. Ainda mais sabendo que Deus quer que você usufrua dela de uma forma agradável. Infelizmente vemos muitos de vocês fracassando por se acharem experientes demais. Sábios ao próprio entendimento vivendo de tropeços nas atitudes, caindo nas ciladas do mal.
Mas digo e ouço que lendo e praticando a palavra de Deus seremos transformados a sua existência, e ela é a única coisa que o capeta não pode negar. Isso se tiver Jesus como Salvador e como professor o Seu Espirito Santo. 
Jovem, a bíblia é eficaz para renovar o seu coração, a sua história; o nosso Deus é maravilhoso, o único capaz de fazer florescer o amor. Regar esse sentimento tão fiel e verdadeiro que está plantado dentro de você.
O que me chama atenção nesse momento, é que muitos têm preferido os conselhos humanos, o dinheiro, a fama e poucos valorizam a recomendação da Bíblia que diz: "Retirai-vos do meio deles, não toqueis em coisas impuras" (II Co. 6). Ainda que existam pessoas maravilhosas com conselhos que são verdadeiras joias.
Só que há certas amizades que podem ser fonte de maldição.  Que podem exercer uma influência negativa fazendo você deixar de congregar e meditar na Palavra. Nesse caso proteja a sua fé, pois tudo aquilo que vem fácil, com a mesma facilidade se é rejeitada. “Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão” (Provérbios 18.24), portanto, busquem em Jesus amigos e ambientes que tenha certeza que Deus está neles.
Saiba aonde quer chegar estabelecendo metas e alvos. Analise os convites para festas, badalação lembre-se sempre que Jesus estará presente contigo em todos os lugares só que não concordará com você indo a qualquer ambiente desagradável. Coloque os seus desejos diante de Deus, e peça a sua aprovação. Tudo tem sua hora, não se desespere até que a benção que quer aconteça.
Seja feliz de coração nos dias da sua mocidade! É bom te lembrar de que as tuas atitudes também serão julgadas por Ele um dia... “Siga por onde seu coração mandar, até onde a sua vista alcançar; mas saiba que por todas essas coisas Deus o trará a julgamento” (Eclesiaste 11.9).
E pra finalizar: Alegre-se! A bíblia o aconselhará em diversas áreas de suas vidas: A servir a Deus de modo perfeito (Ec 12:1). A obedecer aos mais velhos, tanto aos pais quanto aos outros (1Pe 5:5). Aconselhar a ter um testemunho de vida exemplar em vários aspectos (1Tm 4:12).  Ensinará a praticarem boas obras (Tt 2:7. A estudar e trabalhar. Praticando essas coisas com esforço seu progresso se tornará evidente a todos. Eu acredito em você! Salomão dizia: Lembra-se do teu criador enquanto você ainda é jovem (Eclesiastes 12:1). Que Deus te abençoe!

fotos

tom caet