03/11/2012

Relatos missionários/“Porque os outros estão botando a mão no fogo, você também vai colocar?”


Irmãos queridos,

    Sem discernimento espiritual, não há outro caminho de entendimento. Às vezes somos tão inteligentes e capazes, mas o nosso coração esta quase sempre vazio!    
  Não conheceremos verdadeiramente o poder de Deus até que sejamos transformados pelo poder de Sua Palavra! Jesus afirmou: “tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido.” (Jo 15.15). É certo que as Escrituras representam desafios à nossa compreensão, pois foram escritas em circunstâncias muito diferentes do que vivemos hoje. Ela nos ensina a confiar somente no Senhor.

Só que muitas vezes, por estudarmos a “teologia”, [necessariamente  não significa matricular-se numa escola de teologia como vemos],  nos envaidecemos como se soubéssemos de tudo. Mas precisamos dedicar tanto tempo à sua leitura sem estar dispostos a nos submeter?

Em missões, a nossa caminhada espiritual requer algumas questões fundamentais: uma delas é o conhecimento das Escrituras obviamente e a outra seria a nossa atitude [transformação] diante dela para usa-la. Deus tem manifestado o Seu poder em harmonia com Sua Palavra.  E nós homens desiguais e vaidosos, não estando satisfeitos com o conhecimento para a salvação pessoal, buscamos responder com o próprio entendimento aquilo que pra Deus basta.   Só Deus  conhece o desejo do nosso coração, assim sendo, onde você estiver e se estiver em Deus, você vai produzir para Deus, e não para o homem. Deus olha o nosso coração e não há nenhuma sabedoria humana que possa nos trazer paz de entendimento só o Senhor. Quer que desenhe?

Jesus afirmou aos líderes judeus: “Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!” (Mt 22.29).

Com o texto acima, alguns desses estudiosos alegariam a resposta à época, ao contexto ou a escrita e agora é diferente... Sei!

Quando não confiamos o nosso entendimento na tradição, na ciência, na intelectualidade, mas, no Senhor, todas estas coisas auxiliam no servir, mas a menção sempre deve estar no Senhor. Mas o povo que chora não quer somente isso! Eles não precisam de teólogos para dizer que Cristo é o Salvador; Que o amor é maior que a dor; Que a lei do Espírito de vida [graça], em Cristo Jesus, nos libertou da lei da carne, do pecado e da morte de graça; Que agora não há mais condenação para os que estão em Cristo Jesus; para que a justa exigência da Lei se cumprisse em nós, que não andemos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque os que andam segundo a carne, põem suas mentes nas coisas da carne, mas os que andam segundo o Espírito, nas coisas do Espírito. A mente que na carne é morte. E a mente no Espírito é vida e paz. Porque a mente carnal é hostil às coisas de Deus. E os que estão na carne não podem agradar a Deus.

Mas infelizmente há no nosso meio evangélico alguns que estão na carne e sempre falam segundo a carne. Né?  Se o Espírito de Deus realmente habitasse neles, não iram dizer, por exemplo, que quem não crê em teologia cospe no prato em que come... Que coisa horrorosa!

Nossos irmãos não veem que o estudo de teologia interfere no seu comportamento cristão porque vivem, agem frequentemente segundo a carne, julgando, confundindo ou enganando a si mesmo. Fatalmente morrerão se já não estão mortos! Se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse não é dEle. Verifica ai: quantos ao seu redor o reconhecem como homem de Deus ou teólogo? Não seja Carnudo!

Na igreja, na roça, no leito, em escola, sem conhecimento e com pouco conhecimento, sempre vejo quando as pessoas “dobram os joelhos” O Espírito Santo vindo e testificando ao nosso espírito que somos filhos de Deus com respostas espirituais e pessoais. Não saímos confusos, nem ricos e nem sempre curados das enfermidades, porém saímos conformados outros nem tanto, com o que Deus planejou para cada um de nós.

Não descarto de certo modo, com ou sem conhecimento teológico, todo homem está sujeito à vaidade, não por sua própria vontade, mas por ser imperfeito. Por isso que Jesus quer que o imitemos, exatamente para não cairmos nas conversas de tolos ricos de conhecimento e atrasados na graça e no espirito. Sabemos que toda a criatura geme com aguardando em Jesus a adoção como filhos: a redenção de nossos corpos, e a vindo do Senhor confirmando o que a bíblia ensinou. E desses tolos não precisamos ouvir mais nada do que vida já nos ensinou.

Poderia me perguntar: quem espera pelo que sabe sofrendo? Mas, afirmo que quem sofre e espera pelo que não vê, espera com paciência. Portanto senhores juízes da teologia, sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, e foram chamados segundo seu propósito. O que temos que aprender com tudo isso é que não temos obrigação de contender às coisas que vocês dizem ou fazem, senão estaríamos impondo também uma regra cuja forma ninguém deveria aceitar.

Espero que analisem se de fato o seu entendimento traz fruto de salvação ou de confusão. Particularmente eu não gosto de pregadores usando o púlpito para contar historia isso é tão secular. Estou dizendo que deveriam explicar sem confundir as mentes de quem dá a mínima pra teologia [como eu], e ajudassem sem atrapalhar a obra Daquele que nos justifica! Jesus. A Ele a honra e gloria!

Quem acusará os eleitos de Deus? Quem nos condenará? Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, a angústia, a perseguição, a fome, o perigo, a burrice, o vasto conhecimento cheio de leviandades intelectuais onde discutem entre si o que não discernem espiritualmente e educadamente?

Em todas estas coisas, nós “apedeutas” [sem instrução] somos mais que vencedores, e estamos certos que nem morte ou vida, nem anjos ou principados, nem o presente, ou o porvir, altura ou profundidade, ou qualquer outra coisa na criação incluindo a teologia, poderá nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.

Logo senhores não insistam no seu próprio caminho é irritante e deselegante. Compreendemos a boa vontade que tem pelo ensino, mas sem a humildade elaborada nas lutas diárias digo: que leiam de novo a bíblia quando diz: Buscai Seu Reino em primeiro lugar e a Sua justiça... Que acha de orarmos e lutarmos juntos contra os problemas humanos como a fome e a guerra? Embora todo dia tenhamos problemas suficientes por si só não custa nada fazer outras coisas além de “encher o saco” com esse negocio de teologia.

Por outro lado, continuem, estudem, ensinem, mas não tire do nosso povo o direito de ser livre para adorar a Deus. Aproveitem e mate a saudade do seu começo na fé e adorem juntos. Preguem nas igrejas mesmo que falem a língua de homens [erradas] ou de anjos, com amor, se não, não serão nada.

A nossa fé não depende do nosso conhecimento intelectual e sim do reconhecimento do sacrifício de Jesus. Se não lermos as Escrituras obviamente não teremos o conhecimento necessário para manter a fé, mas não quer dizer que somos infantis como muitos alegam. [sem contradição] Queremos ter as Escrituras como a nossa regra de fé, pois isso nos possibilita conhecer verdadeiramente o poder de Deus e purificação da alma.  Jesus falou aos seus discípulos sobre o poder purificador de Suas palavras: “Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.” (Jo 15.3)

Lucas - 24:45 Então lhes abriu o entendimento, para que pudessem compreender as Escrituras. Romanos - 15:4 Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança. II Pedro - 3:16 Ele escreve da mesma forma em todas as suas cartas, falando nelas destes assuntos. Suas cartas contêm algumas coisas difíceis de entender, as quais os ignorantes e instáveis torcem, como também o fazem com as demais Escrituras, para a própria destruição deles.

Provérbios 3: 5 e 6, a Palavra nos diz: Confia no Senhor de todo o teu coração e não te baseie no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará os teus caminhos.

fotos

tom caet