07/01/2013

... De agora em diante ninguém mais me venha perturbar; pois eu levo no meu corpo as marcas de Jesus;...


Carta aos Gálatas
Introdução: 1,1-10;
I. Origem divina do Evangelho: 1,11-2,21;
II. O Evangelho faz-nos filhos de Deus: 3,1-4,7;
III. O Evangelho faz-nos livres: 4,8-5,12;
IV. Vida cristã, caminho de liberdade: 5,13-6,10;
Conclusão: 6,11-18.
Andarei em verdadeira liberdade, pois tenho buscado os teus preceitos.Salmos 119:45
Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: "Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará".João 8:31,32
De Suma importância em nossas vidas criarmos o habito de ler, refletir e meditar nas Escrituras Sagradas, a Bíblia, pois encontramos ‘diretrizes de como viver em liberdade total neste mundo em que vivemos mesmo sendo ‘livres’ , ou seja, não estando em ‘uma prisão feitas de grades pelos homens para quem descumpre a suas leis locais, mesmo cumprindo estas leis e estando ‘livres’ de ‘prisões’, ainda assim somos ‘escravos’ não tendo liberdade, mesmo que não aja mais ‘escravidão’ como antigamente, mas se continua em ‘regime de escravidão’ mesmo que se achando que há liberdade. 
Isto ocorre por causa de ‘costumes’ e tradições’ que vem de antepassados, ou que criados por comunidades, comércio, lideranças quer seja em viver carnal ou espiritual, e tais ‘coisas’ fazem com que o homem nelas se prendam, acabando por delas serem ‘escravos’ destas, pois se sentem na ‘obrigação’ de ‘te-las’ ou ‘vive-las’ para poder se ‘encaixar’ na sociedade em que vivem, não se tratam das ‘leis locais’ quanto a ordem e disciplina do povo não, estas sim temos que estarmos adequados para não sermos ‘punidos’ ou até ‘condenados’ àquelas ‘prisões’ de grades que falamos antes,   tudo ‘coisas’ do próprio ‘mundo’ em que vivemos, as quais são ainda mais ‘impostas’ através da ‘mídia’, os meios de comunicações, que cada vez mais avançados em tecnologias humanas, onde se fazem conhecidos ‘os formadores de opinião’ , quer seja para divulgar seu ‘produto’ , comercio de bens , para seus lucros e interesses pessoais, onde se incute na população, de que quem não os consome ou os possuem são ‘inferiores’; ou ainda com relação a ‘formação de status’, ou com relação às lideranças politicas ou religiosas, ou ainda pior com ‘relação a uma inovação’ , ‘progresso’ no ‘modo de se viver’  que são incutidas como ‘os padrões atuais’, onde quem assim nãos os vive são ‘tachados de antiquados’…e cada vez mais destes ‘costumes’ e ‘tradições’ o homem  vem a ser ‘escravo’, e nesta ‘escravidão’ donde vem as questões de ‘cada um’ querer ser mais nelas apegados para serem ‘melhores’ que os outros, as ‘invejas’, de onde nascem as ‘rivalidades’, as ‘afrontas’, de onde são geradas as ‘violências’ do homem ao próprio homem, tanto no viver em seus trabalhos, quanto em suas comunidade tanto social quanto espiritual, não havendo mais liberdade, por mais que muitos afirmam  que ai sim se tem liberdade de ‘expressões’ , de ‘se realizarem’ , não é uma verdade, pois devido a ‘sua própria escravidão’ é que o afirmam, ou ainda pior se confunde entre muitos a ‘liberdade do ser’ com ‘libertinagem de ser’. Este é o ‘mundo’ ao qual o próprio homem nele entrou, pois quando criado, nada destes ‘tipos de prisões’ ou ‘escravidões’ havia, onde tinha o domínio sobre as demais coisas da criação, mas não ‘o domínio de um sobre o outro’ , e ali poderiam viver em total liberdade tanto ‘de ser homem’ quanto ‘ao viver livre como  homem’ , isto porque regado dos cuidados, mantença, provisões do bom e do melhor de seu próprio Criador, que lhes queria tão somente o bem, e os cercava tão somente de Amor, não lhe dando sequer o conhecer do mal donde nasce os sentimentos contrários ao amor, ou sentimentos que ‘mascaram o amor’, onde iriam se multiplicar e assim também seriam regidas suas gerações, no entanto o homem decidiu conhecer o mal, e desde então fora afastado daquele ‘jardim regado e cuidado pelo Deus Criador’, e vieram a se multiplicar ‘no mundo’, este que, sendo regido pelo ‘enganador satanás’,  cada vez mais escravizando o homem.
Mas Deus de Amor, o Criador do homem, não o abandonou neste ‘mundo’  pelo contrário sempre quis fazer com que o homem se voltasse à Ele para receber de seus ‘cuidados e proteção do mal’, mas devido de ser o que rege este mundo um mentiroso enganador, em vez de se mostrar com o ‘ódio’ que tem pelo homem e o ‘querer’ em destruí-lo, veio sempre com ofertas de ‘deleites’ ao carnal humano como ‘falsas luzes’ a faze-los se sentir seguros no caminhar pelo mundo, que mesmo que ‘ouvido a voz do Criador’, até que alguns tentavam sim se firmar com o Criador para ter a ‘verdadeira liberdade’ de ser e viver como o ‘homem que Deus criou’ , e somente os que conseguiam se firmar na ‘voz de Deus’ que puderam ‘buscar por esta volta à viver na Presença de Deus Criador’, mas como já tão envolvidos pelo ‘enganador’ , Deus teve que lhe mandar uma ‘lei’ a obedecer para poder assim se livrarem dos maus caminhos do mundo e se voltarem à Ele, e somente os que tentaram de coração seguir estas lei de Deus por amor que ainda preservavam em seu ser de homem, que encontraram mesmo ‘neste mundo’ ter ‘cuidados, provisões, vitórias’ em seu viver e puderam sentir a ‘liberdade de ser homem na Presença de Deus’, e tinham que se manter neste desejo de estar com Deus, mas os faziam por sentir o ‘prazer da liberdade que tinham de se sentirem amados por Deus’
 _ Andarei em verdadeira liberdade, pois tenho buscado os teus preceitos.Salmos 119:45 
_  e assim conseguiam ‘mesmo neste mundo’ viver com sabedoria de Deus para suportarem ‘as afrontas’, as ‘violências’ vindas dos demais que não davam ouvidos à Deus envoltos com o ‘mundo do enganador’ , e com amor que tinham por Deus conseguiam ainda obedecer seus preceitos, e desfrutavam de seus cuidados, e disto queriam que os demais soubessem, mesmo que sendo por estes ignorados e até mesmo perseguidos, mas o conhecimento da ‘verdadeira liberdade no amor de Deus’ lhes enchia de esperança em permanecerem com Deus;  mas por serem apenas ‘alguns dentre os povos’ , e mesmo Deus tendo tido o desejo de que por estes vivessem povos a estarem na Sua Santa Presença sem ‘influencias do mal’ , e para tanto ter-lhes provado este Amor que os tinha com sinais prodígios e maravilhas para lhes proteger do mal, mesmo assim o homem continuava a ter interesse nos ‘deleites’ ofertados pelo mundo, chegando a uma geração em que não era mais possível Deus encontrar um com quem pudesse manter esta ‘aliança de Amor’ .
Mesmo assim Deus Criador, Deus de Amor, não desistiu do homem, e de Si mesmo, tira Seu Filho Amado Jesus, o gerando Por Seu Espirito Santo, em uma mulher virgem aqui na terra, para que nascesse como homem como aos quais tinham criado, para que através dEle enviasse Sua Palavra, para que Ele mesmo falasse ao povo, e com a Luz do Próprio Deus na qual criará o homem, para que fosse novamente pelo homem visto ‘tal Luz da Verdade de Deus Criador, de Seu Amor no qual fora criado à imagem e semelhança do Criador, tendo recebido a Vida pelo sopro do próprio Espirito do Criador’ e fora cercado de cuidados no principio da criação;   cuja Luz desta Verdade  já totalmente encoberta no homem pelas trevas do maligno, para que o homem pudesse novamente se voltar à Deus que lhe queria em Amor em Sua Santa Presença. E assim veio JESUS sendo o CAMINHO de volta pra o homem com toda a VERDADE de Deus em total claridade, tanto que da mesma forma como fora enviado a este mundo, totalmente puro, com o Espirito de Deus, sem contaminação pelo homem já corrompido em suas gerações, assim permaneceu em sua vida como homem, não se deixou contaminar, passou por todas as ‘ofertas’ do ‘mundo’ , mas se manteve firme na Verdade de Deus  que era, e,  mesmo tendo sido sim tentado pelo próprio satanás , não se deixou vencer, mesmo que aquele infeliz o tenha tentado até mesmo com palavras do Próprio Deus mas distorcidas de acordo com seu operar no mundo, não venceu a JESUS mesmo sendo Ele  homem no mundo,  e assim permanece Jesus sempre ‘puro’ como o Pai lhe enviará, pára poder ensinar toda a VERDADE DE DEUS para com o homem, e nesta Verdade vivia, e dEla pregava e ensinava, e como para provar Amor ao homem, da mesma forma como Deus o fizera antes, o fazia agora com sinais, prodígios, maravilhas, ‘chamados então de milagres’, e o homem presenciando tal poder em Jesus como homem, o viram como já tinha sido antes anunciado por Deus através dos profetas, quer deixaram suas Escrituras para serem observadas, mas como estas já distorcidas por seu viver envolto no mundo, apenas viam a Jesus como aquele Messias que viria para resolver tão somente os problemas que eles mesmos tinham já se acumulados com o ‘viver no mundo separados da Presença de Deus’, as trevas que os envolviam eram tantas que não ‘enxergavam espiritualmente em si’ a Presença de Deus em Jesus, e o condenavam por Ele assim os anunciar, no entanto dentre eles haviam ainda um certo numero de pessoas que ainda permaneciam querendo os ensinamentos de Jesus para ter ‘soluções de Deus’ em seu viver, mas sem saberem de que JESUS tinha vindo para ser O SACRIFICIO PERFEITO PARA SALVAR DEFINITIVAMENTE suas vidas das trevas malignas, e muito menos podiam imaginar o que estava por vir depois a RESSUREIÇÃO de JESUS  para sim SALVAR A VIDA DO HOMEM para que vivem uma VIDA ETERNA na Santa Presença de Deus, e ainda mais maravilhoso que esta VIDA seria para ser vivida não mais neste ‘mundo’ mas sim no REINO DE DEUS, para tanto JESUS iria dar a MAIOR PROVA DE AMOR AO HOMEM ENTREGANDO SUA VIDA EM SACRIFÍCIO PARA QUE  O HOMEM TIVESSE VIDA, que cujo sangue que seria derramado ali na cruz de morte, seria para ‘LAVAR E PURIFICAR’ a vinda corrompida que o homem vivia no mundo,[ *e mesmo que ainda não fosse ali tudo ‘consumado a Maravilhosa Graça de Deus’ , pois Deus queria que ‘toda a humanidade’ fosse salva por tamanho sacrifício que viria ser Jesus, e como já refletimos estes dias apenas onze foram os que permaneceram com Jesus mesmo que não soubessem também a ‘toda esta Graça de Deus’ , mas tinham em si o amor à Deus e criam em Jesus com este amor], e sabendo Jesus que iria ser assim, ainda  em seus ensinamentos, que trazia toda esta VERDADE que lhes deixava bem CLARO A GRAÇA DE DEUS, lhes ensinavam ainda que deveriam permanecer na ‘Palavra’ que Ele anunciava, que deveriam ser ‘verdadeiros discípulos seus’ para que viessem a conhecer a VERDADE de SALVAÇÃO que anunciava, e somente que nesta VERDADE seriam libertos, teriam então a liberdade de viver mesmo ainda como homens neste mundo, mas já Presença de Deus e não mais seriam ‘enganados’ pelo mundo, ‘tudo já lhes anunciava em seus ensinamentos’
  _ Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: "Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará".João 8:31,32"
_  Agora voltemos aos nossos dias atuais, onde TUDO JÁ FORA FEITO POR DEUS , JESUS JÁ FORA SACRIFICADO RESSUSCITADO, bem como JÁ FORA ENVIADO O ESPIRITO SANTOS aos ‘verdadeiros discípulos de Jesus [* como a alguns dias já refletimos quando ficou com Jesus os onze discípulos] , se há esta ‘verdadeira liberdade’ no viver do homem neste mundo, não tem ocorrido  o que anotei em reflexão logo no começo deste post ? mas há solução, pois se ainda estamos aqui, Deus ainda quer a ‘salvação de toda a humanidade’, mas bem sabemos que Deus também já deixara anunciado que sim ‘haverá o dia’ em que será finalizado este ‘viver do homem neste mundo’ , o próprio Jesus depois de ter voltado à Glória do Pai, já Ressuscitado, Vivo e Glorificado, vem em ‘revelação à João confirmar o que já houvera anunciado em seu ministério quando homem’ e como determinado pelo Espirito Santo de Deus, registrou no livro do Apocalipse. Sim JESUS VOLTARÁ para a TODA A GRAÇA e JUSTIÇA  DE DEUS DEFINITIVAMENTE CONSUMAR. Assim da mesma forma como antes já dito por Jesus aos que estavam crendo nEle que naquela VERDADE que anunciava tinham que permanecer nEla para serem libertos, da mesma forma ainda nos diz hoje, isto para que possamos como o salmista dizer que “andarei em verdadeira liberdade,…”  , e  atentemos Jesus disse aos que haviam crido, assim temos que crer, Jesus diz que os que permanecerem na Palavra dEle seriam verdadeiramente seus discípulos, assim temos que permanecer  e como disse o salmista …pois tenho buscado os teus preceitos”, assim temos que buscar sempre a VERDADE de Jesus, que nos está registrada em quatro testemunhos daqueles discípulos que permaneceram com Ele, O Evangelho de Jesus, bem como nas cartas e livros escritos depois, sempre movidos pelo Espirito Santo de Deus, em testemunho também de que O receberam;  e assim ‘buscando teremos a liberdade relatada pelo salmista, mesmo que ainda na época da lei de Deus’, ainda mais hoje já com a Graça de Deus, pois Jesus mesmo nos garantiu :
 “ E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará” 
e assim que possamos ainda mais  dizer também o mesmo que o salmista em um trecho do Salmo do versículo hoje em referência,  e ainda mais aperfeiçoado pela Graça:   “ Como anseio pelos teus preceitos! Preserva a minha vida por tua justiça! Que o teu amor alcance-me, Senhor, e a tua salvação, segundo a tua promessa; então responderei aos que me afrontam, pois confio na tua palavra. Jamais tires da minha boca a palavra da verdade, pois nas tuas ordenanças coloquei a minha esperança. Obedecerei constantemente à tua lei, para todo o sempre. Andarei em verdadeira liberdade, pois tenho buscado os teus preceitos.Falarei dos teus testemunhos diante de reis, sem ser envergonhado. Tenho prazer nos teus mandamentos; eu os amo. A ti levanto minhas mãos e medito nos teus decretos. Lembra-te da tua palavra ao teu servo, pela qual me deste esperança. Este é o meu consolo no meu sofrimento: A tua promessa dá-me vida. Salmos 119:40-50, 
e a promessa de Deus já fora cumprida JESUS JÁ NOS DEU VIDA ETERNA, SENDO QUE SOMENTE ELE NOS PODE SALVAR, tenhamos então a firme esperança da posse na eternidade da Cidade Celestial, e vivamos em total liberdade ainda aqui neste mundo, pois para isto podemos ter o Espirito Santo de Deus conosco, através de Jesus temos total liberdade de já estarmos a todo instante na Santa Presença de Deus, que nos cuida, nos supre as necessidades  e nos protege do mal!
Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres” “ pois sim é esta liberdade que necessita o homem para que mesmo ainda vivendo neste ‘mundo’ viva totalmente livre as influencias do ‘mundo’, e venha assim permanecer livre _ Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado, mas se ‘libertos em Jesus’ por seu sangue ‘limpos e purificado’ , justificados são perante Deus  e permanecerem ‘na familia de Deus’, VIDA ETERNA JUNTO A GLÓRIA DE DEUS TERÃO! promessa de Deus que será cumprida!   Mas da forma como Jesus deu aquelas ‘duras palavras que me referi acima (João 8:44-47) estas ainda permanecem até os dias de hoje….e permanecerão até a VOLTA DE JESUS! então não esqueçamos do dito por JESUS : Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres

fotos

tom caet