19/01/2013

mansidão


Irmãos,

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra... -Mateus 5:4.
Jesus nos ensina que mansidão – é uma virtude que modera os efeitos da raiva desordenada que só tem quem em vê Nele o modelo: "Eu, o próprio Paulo, que implora pela mansidão e benignidade de Cristo" - II Coríntios 10:01 .

"Revesti-então, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, paciência”, Colossenses 3:12, portanto temos que "Vigiar e orar, para que não entremos em tentação: o espírito está pronto, mas a carne é fraca" Mateus 26:41.

Infelizmente temos visto menos mansidão e mais explosões afoitas de raiva que não repele o mal presente e nem evita ressentimento pelo comportamento do outro. "A mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei." -Gálatas 5:23. Porque as  obras da carne: imoralidade, impureza, libertinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, rivalidade, violência, ambição, discórdias, sectarismo, porfias, ciúmes, ebriedades, orgias e todos os excessos dessa natureza. (Gálatas 5: 19).

Vemos que alguns Irmãos incorrem nesse erro, ou seja, não tem tomado cuidado espiritual, e cuidado consigo mesmo, porque ignoram que todos podem ser tentados. “-Gálatas 6:1 mas, "Com toda a humildade, mansidão e paciência, suportando uns aos outros em amor" Efésios 4:02 . Lembraremos que  esse fruto abate as tendências da carne. Sendo assim o Espírito Santo opera livremente e nos ajuda a superar a fragilidade e nos conduzirá aos outros frutos.  

Esse ato virtuoso inspirado pelo Espírito Santo produz virtudes perfeitas e tão suaves, que eu chamaria “alegria”.  A alegria vem da posse de Deus, que é nada mais do que descanso e contentamento.

Quanto mais você praticar, sua alma será santificada e mais feliz. Será curado de sua corrupção e da semente do sofrimento e seus efeitos que ficam na memória atormentando e a imagem desse descontentamento, destruindo vidas. Santificado, sai todos os tipos de confusão e medo e entra os frutos do Espírito.

Porque a santidade e felicidade são inseparáveis, porque Deus vela pelas almas santas e não para aqueles que têm sede de poder, ciência e outros encantos da imaginação humana. 

Quem possui Deus não está preocupado com nada, porque Deus é tudo para ele. Deus preenche o interior. Assim, os santos se unem a Deus em oração.

Quando a paz está bem situada no coração, a mansidão reprime a raiva, a alma permanece na intacta, sem nunca perder a sua tranquilidade. Passamos a olhar para o bem dos outros; a cuidar dos outros de forma calorosa e acolhedora, com a essência da fé: que é Jesus.

A partir disso, concluo que devemos antes amá-Lo acima de todas as coisas, muitas vezes usar a Sagrada Escritura com modéstia, gestos e palavras simples naturalmente como um fruto do Espírito, a presença de Deus.  A presença de Deus é grande luz que causa na alma e na mente uma perfeita dependência do Seu amor e com obediência, a comunhão com o próximo.

fotos

tom caet