23/01/2013

Pastor ou pastores?



Irmãos,

Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. A Bíblia diz- Hb. 13.7 e 17. Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.  

Como devo tratar amar e honrar e imitar o pastor e a família dele se: Às vezes se comporta revoltados ou desobedientes ou como donos das ovelhas ou fazendo da casa de Deus um mercado gospel?

Essa prática é hipócrita e comum já que a igreja hoje é de um só pastor, e isso não tem nenhum fundamento bíblico. Mesmo que em todos os exemplos bíblicos apresente os templos tendo sempre mais de um presbítero [no plural], seja em Jerusalém, Éfeso, Filipos ou outro lugar, , eles ignorariam.

O trabalho dos pastores [presbíteros] incluíam várias funções importantes: pastorear (Atos 20:28; 1 Pedro 5:2); ensinar (Efésios 4:11-16; Tito 1:9); ser modelos (1 Pedro 5:3); presidir (1 Timóteo 5:17); vigiar (Atos 20:31); velar por almas (Hebreus 13:17); guiar (Hebreus 13:17); cuidar/governar (1 Timóteo 3:5); ser despenseiro de Deus (Tito 1:7); exortar (Tito 1:9); calar os enganadores (Tito 1:9-11); etc.

É notado também que essas passagens não falam nada sobre escolaridade, cursos superiores, cursos de teologia, diplomas, certificados de seminários, etc. embora o propósito de Deus não seja dar alguma posição de poder a algum homem, Deus tem colocado bons homens na posição de olhar por seu irmão independente do seu status intelectual.
Infelizmente muitas igrejas têm agido de forma contraria e colocado falso lideres com suas próprias concepções, deixando de lado as recomendações do evangelho: "Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo" (Gálatas 1:10).

 “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim”, disse o próprio Jesus em João 10.14. Portanto, eu creio em homens imperfeitos, intitulados pastor dependente do Espírito Santo, simplesmente "humano", chamado para uma missão especifica: que apascente o povo de Cristo. Que doa e se dá em favor das almas, ainda que ame mais, seja amado menos. Que não vive maquinando o pecado; nem abriga ressentimentos contenciosos; e nem vive falando da vida alheia no púlpito, muito menos murmura contra Deus e não se alegra com a vida social e riqueza do mundo.  

Creio neste missionário que abre mão de seu emprego, de sua carreira profissional e aceita viver a vida na dependência de Deus através da fé, contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, mas possuindo tudo, 2 Coríntios 6:10). 

Então descubro que nada sei e que estou aprendendo, e aqueles que estavam ao meu redor pensavam ou ainda pensam que sabem... 

A Palavra de Deus, ao mesmo tempo em que nos aconselha a busca dos dons, adverte-nos do cuidado que devemos ter, especialmente nos últimos dias, com relação aos falsos dons. O solene conselho bíblico é: I São João 4: 1 “Amados, não deis crédito a qualquer espírito: antes provai os espíritos, se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo afora.”

fotos

tom caet