25/01/2013

Ser ou estar.

Irmãos,

O que temos é o suficiente para estarmos felizes na terra já que é com Jesus que seremos felizes eternamente?

Alguém disse que ética fazemos quando está todo mundo olhando. O que você faz quando ninguém está olhando chama-se caráter... Qual caráter? De que adianta ser ético e moral disfarçando o sentimento... Sem perdoar, por exemplo, e conviver com constantes erros, culpa. Preocupação! Inimizade!

Isso significa ser feliz? Sabemos que não é possível crer em felicidade terrena originada em um caráter humano desconfiado ou infiel.

Devemos parar para perceber se o que temos tem sido o suficiente para estarmos felizes da vida. Vivemos filosofando todo o tempo e quando nos damos conta, esquecemo-nos do mais importante que é VIVER simplesmente. Afinal, ao menos, para estar Feliz é preciso querer e compartilhar o que se tem. E não é isso que temos visto.

Porque sozinhos podemos enganar a qualquer um ao lado, menos a própria consciência. Apesar dos hipócritas ainda acharem que Deus não está observando de perto as maldades e aflições que vivem e causam aos outros. Antes eu digo que o que tem faltado em muita gente é a compreensão de que nada funciona sem uma relação de reciprocidade, afinal, felicidade e paz de espirito se complementam e tanto um como outro precisam de mais de uma pessoa para estar presente, pois quem vai ver e viver e sentir a sua felicidade são os que estão em teu convívio, ao seu redor. Embora, quando se está feliz e em paz: conseguimos nos preocupar menos em disfarçar o caráter, ou a falta dele: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração" (Jo 14.27b).

Consequentemente, antes de cobrar de si próprio ou de alguém, tente o mais importante: parar e pensar e começar a entender que é preciso ter Jesus para estar feliz: Agrada-te do Senhor e Ele satisfará o desejo do teu coração.   Salmos 37.4. Portanto, atente no que pode se acabar e se perder com o tempo, e no que está dentro da gente [desejo], pode durar por muito tempo, basta querer... Ser feliz é o desejo mais profundo do coração humano.

Com isso descobrimos que teremos e de que seremos felizes se quisermos estar em Cristo, e que ter felicidade leva uma vida inteira para se conseguir, e é terrena. E vimos também que para ser feliz muitas vezes se consegue assim que se reconhece que precisamos de Cristo, obviamente, eterno. Então se algum dia alguém lhe disser o contrário, lembre-se: que a verdadeira felicidade está em Jesus. E não num profissional da fé, filosofia ou da ciência. Lemos em Judas 16a: Esses homens são exploradores constantes, eternos insatisfeitos... Salmo 1.1. Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda... Pense nisso: amadores construíram a Arca de Noé, e profissionais o Titanic!

Mateus 5.3-12

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disser todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. 

fotos

tom caet