02/02/2013

sair da Zona de Conforto

Irmãos,

Deus sempre nos dá coragem para pregar e ensinar toda a Escritura. Por isso está mais que na hora de sair da zona de conforto e da pregação parcial e adequada para ensinar e aprender toda a Palavra de Deus, que é útil para o ensino, repreensão, correção e instrução. O Senhor tem levantado pregadores e professores ordenados para "pregar a Palavra" (Escrituras). 

Mas Infelizmente vemos que eles estão fazendo ao contrário. Pregam frequentemente em nossas igrejas palavra que agradam os ouvidos das pessoas, mais do que arranham.  2 Timóteo 4:2-3. ...prega a palavra!  Na época  e fora de época.  Convença, repreenda, exorta, com toda a longanimidade e doutrina... Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina, mas de acordo com seus próprios desejos,  porque eles têm comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores...

Não precisamos de pregadores cheios de controvérsia, paparicar quem só quer ouvir o que quer ou apenas que gosta. Independentemente das razões, falta pregar a Palavra de Deus que causa impacto devastador sobre o povo pecador fazendo o deixar o desejo das coisas que mais lhe agrada.

Estou certo de que muitos têm a sua própria fé, mas o importante é reconhecer que estamos criando uma cultura cristã sem efeito espiritual, onde muitas centrais doutrinas bíblicas não estão sendo ensinados e pelo contrário, vem deixando alguns cristãos com apenas um conhecimento parcial da Palavra de Deus, confuso nos seus caminhos [riqueza x show] e propósitos [evangelismo x salvação]. 

As consequências já são vistas. Os cristãos não estão totalmente equipados para sua jornada espiritual para crescer em santidade, sem obediência, sem entendimento estão sendo preparados para defender o próprio ideal de fé na teologia, compartilham a fama, e vive uma vida de conhecedor, porém longe dos caminhos de Deus, sem garantia, confiança e esperança de salvação.

Que o Senhor convença os corações dos pregadores para abraçarem o evangelho completamente. Que possam ter coragem de ensinar a Palavra, a fim de informar, convencer, corrigir e exortar à santidade para que saiamos de falsa autoridade humana que escraviza a vivermos em obediência a seus comandos com o propósito de glorificar e agradar a si próprio. Hebreus 4:12-13 . Porque a palavra de Deus  é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.  E não há criatura alguma encoberta diante dele, mas todas as coisas  estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem temos  de dar conta. O resultado é que muitos púlpitos mostra um grande vazio de ensinamentos e doutrinas fundamentais que são cruciais para a realização das conclusões, cumprimento e propósitos de Deus para vivermos uma vida obediente.

Quem sabe aprendendo de novo a Palavra esses pregadores possam reconhecer os Seus erros e retomar os caminhos, e propósitos, e tornarem mais intimo com Jesus, e serem mais “utilizável” para a salvação e santidade. Mas que todos ouçam e apliquem o que ouvir em suas vidas e na vida do próximo. 2 Timóteo 3:15-17  e que desde a infância, sabes as sagradas letras, que são capazes de tornar-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.  

Toda a Escritura  é inspirada por Deus e  é útil para o ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça,  que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. Romanos 15:4. Por tudo o que foi escrito antes foi escrito para nossa instrução, para que pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança.

fotos

tom caet