20/07/2013

Respeite o que Ele deu aos outros.

 Dou a minha graça a quem quero, e uso de misericórdia com quem me apraz. (Êxodo 33, 19)"

Irmãos,

O ser humano é um projeto de Deus. Mas devido o livre arbítrio e sua insegurança, ninguém segura os seus pensamentos, ninguém amarra suas emoções, ninguém o aprisiona. Mesmo os escravos do mundo são livres nas emoções, rompe tudo já que sua essência está nessa liberdade.

Devemos lembrar que não somos perfeitos. Em provérbio 6 16-19 Há seis coisas que o Senhor odeia sete coisas que ele detesta: “olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que traça planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos”. Contudo, não nos desanimemos. Basta crescer no amadurecimento em Cristo, Rm.12:1-2; Fp.4:13; Rm.6:11-13. À proporção que forem sendo transformados pelo Espírito Santo, os defeitos do seu temperamento serão anulados e suas qualidades aperfeiçoadas.

Vemos muitas situações difíceis criadas por desconhecimento de nossas próprias fraquezas e falta de um critério espiritual para tomar nova direção. Isso ocorre porque o homem carnal e o cristão imaturo se deixam dominar ou influenciar pelos aspectos negativos dos seus temperamentos [os quais inconscientemente controlam seu procedimento] e intenções.

Deus é de todas as raças tribos e nações. Portanto não está restrito a uma pessoa somente... Só faço se Deus confirmar comigo... Covardemente muitos agem assim.

Deixa de crescer na fé por esperar Deus falar com ele primeiro. E esquecem que ele fala com outros também. É claro que Ele tem várias formas de falar, de confirmar, mas não podemos limitar a sua voz com os outros, uma coisa eu posso te garantir, Ele sabe, vê e testifica e só há presença Dele quando se está sensível a Sua voz. Deus nos usa como somos. Não como a gente quer, mas do que precisamos ser... “Vou fazer passar diante de ti todo o meu esplendor, e pronunciarei diante de ti o nome de Javé”. Dou a minha graça a quem quero, e uso de misericórdia com quem me apraz. (Êxodo 33, 19)

É importante notar que Deus não muda o temperamento de ninguém, mas canaliza-os, controla-os com Seu Espírito, fazendo deles bênçãos: Paulo que era colérico teve coragem de chegar diante das autoridades e dizer: “estou falando Daquele Jesus que vocês crucificaram, e que não ficou no túmulo, mas ressuscitou dos mortos”; João o fleumático, tratava a todos com palavras doces como: “filhinhos... amados”. É isso que Ele quer fazer com você também, usá-lo.

Para tanto, é fundamental conhecer o nosso próprio temperamento para que possamos canalizar positivamente nossas atitudes. Todas as pessoas se enquadram em um ou mais temperamentos: Sanguíneo, melancólico, colérico e fleumático. Devido essa diferença dos temperamentos, muitos tem tido reações e comportamentos diferentes perante alguma situação. Veja:

SANGUÍNEO

Qualidades – Comunicativo, destacado, entusiasta, afável, simpático, bom companheiro, compreensivo, crédulo.
Defeitos – Fraco de ânimo, volúvel, indisciplinado, impulsivo, inseguro, egocêntrico, barulhento, exagerado, medroso.

MELANCÓLICO

Qualidades – Habilidoso, minucioso, sensível, perfeccionista, esteta, idealista, leal, dedicado.
Defeitos – Egoísta, amuado, pessimista, teórico, confuso, antissocial, crítico, vingativo, inflexível.

COLÉRICO.

Qualidades – Enérgico, resoluto, independente, otimista, prático, eficiente, decidido, líder, audacioso.
Defeitos – Iracundo, sarcástico, impaciente, prepotente, intolerante, vaidoso, autossuficiente, insensível, astucioso.

FLEUMÁTICO

Qualidades – Calmo, tranquilo, cumpridor de deveres, eficiente, conservador, pratico, líder, diplomata, bem-humorado.
Defeitos – Calculista, temeroso, indeciso, contemplativo, desconfiado, pretensioso, introvertido, desmotivado.

Se você é sanguíneo, use sua habilidade de comunicação para falar do reino de Deus.
Se você é melancólico, use toda sua sensibilidade, habilidade e dedicação ao Reino de Deus.
Se você é colérico use toda sua audácia, coragem e eficiência, como Paulo, para falar em qualquer tempo e em qualquer lugar, sobre o Jesus crucificado, mas ressurreto.

Se você é Fleumático, use seu amor sua maneira carinhosa de ser, para mostrar ao mundo que vive no ódio e no desamor, o amor Daquele que deu o Seu único Filho por nós e que nos amou primeiro.

Queridos o nosso Deus nos fez como somos. Seja o que você for apenas canalize para Deus o seu temperamento não para ferir o próximo. Respeite o que Ele deu aos outros. Deus quer tão somente controlá-lo com Seu Espírito, de maneira tal que tudo em você seja para glória Dele.  Cantarei ao Senhor enquanto eu viver; cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu existir. Seja-lhe agradável a minha meditação; eu me regozijarei no Senhor. Sejam extirpados da terra os pecadores, e não subsistam mais os ímpios. Bendize, ó minha alma, ao Senhor. Louvai ao Senhor. Salmo 114:33-36.

'

fotos

tom caet